Pantanal: conheça a beleza e a importância do destino

Fala, viajante! Tudo bem com vocês? O projeto Brasil 60 está a todo vapor e depois de passar por Campo Grande (MS), seguimos viagem para o Pantanal. Eu nem preciso dizer que esta foi uma viagem incrível e que o Pantanal é um lugar lindo? Mas, mesmo assim eu vou dizer. Aliás, eu vou contar tudo o que vi e fiz no destino.

Lembrando que o Brasil 60 é o meu novo projeto, onde eu vou visitar 60 destinos brasileiros e registrar tudo em vídeo e em posts aqui no blog para vocês acompanharem tudinho. A New Trip está comigo nesta aventura, claro!!

Aliás, antes de ler este post, dá uma olhada no vídeo que eu fiz no Pantanal:

Não deixem de ver este vídeo, viajante! Nossa amiga, @thaistowersey estava linda nadando no rio e foi mordida por uma piranha. Não foi nada grave e ela deu azar em acontecer. Mas, viu a importância de viajar protegido? Ela teve todo o atendimento necessário e não precisou de preocupar com nada. Fica a dica!

Aproveite e veja esta matéria AQUI e saiba mais sobre seguro viagem.

O Pantanal e a sua importância

Você sabia que o Pantanal é a maior planície alagado do mundo? E a sua biodiversidade é riquíssima? É isso mesmo, viajante! O Pantanal tem 250 km de extensão e ocupa a área de três países: Brasil (nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), Bolívia e Paraguai.

O Pantanal é um lugar lindo e que, infelizmente, está em risco de ser destruído. As queimadas ilegais bateram recordes no ano passado e se nada for feito, será difícil a sua recuperação. Por lá, vivem espécies ameaçadas de extinção e além disso, as áreas alagadas são importantes para o combate às mudanças climáticas.

Em 2020, o Pantanal teve 14% do seu bioma queimado, um triste recorde. A área total queimada já passa de 2 hectares. A área queimada do Pantanal consumida pelo fogo é de 12% do seu território, que equivale a dois estados brasileiros. E a tendência é pior, viajante! (Dados consolidados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe)

Ou seja, viajante, o Pantanal precisa ser preservado. A boa notícia é que ainda dá tempo de se conscientizar e salvar o que resta do Pantanal! Nós turistas temos que fazer a nossa parte e praticar o turismo responsável!

Pantanal-estevam-pelo-mundo
Pantanal é a maior planície alagada do mundo e de extrema importância para o planeta

Como chegar

Depois de visitar Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, aluguei um carro e fui direto para o Pantanal. De carro a viagem leva em torno de 4 horas, a partir do Aeroporto da cidade, em uma estrada no meio do nada. A dica para quem aluga um carro para esta viagem é fazer um seguro, pois a estrada tem várias partes de terra. Vale a pena seguir viagem sempre segurado, seja para segurar o carro ou a sua saúde e bem-estar!

Além de carro, há possibilidade de chegar ao Pantanal de ônibus, saindo tanto de Campo Grande (MS) quanto de Cuiabá (MT) pela MT-060 até Poconé. O percurso pode durar de 3 até 5 horas.

O que fazer no Pantanal?

Passeio de barco e focagem noturna

Uma atividade muito comum no Pantanal são os passeios de barco para ver o pôr do sol e a focagem de animais da fauna local. Assim que o sol se põe, esses animais começam a sair de suas tocas para caçar. É neste momento que conseguimos vê-los melhor. O que mais vemos é jacaré. São muitos e seus olhinhos brilham com a luz da lanterna.

Mas, além de jacaré podemos avistar também capivaras, cervos, pássaros e corujas e muito mais. O objetivo é ver a onça pintada, mas esta é a mais difícil de se ver, embora não impossível. Basta um pouco de sorte! É uma experiência bem diferente e vale muito a pena!

Esses passeios devem sempre ser feitos com profissionais para garantir a sua segurança! Eu fechei o meu pacote de passeios com o pessoal da BigTour. Vai lá dar uma olhadinha no Instagram deles!

Canoagem

Passear de canoa pelo rio Paraguai é uma excelente oportunidade de contemplar a natureza e curtir esse visual lindo do Pantanal. É um bom momento para ouvir a natureza e se reconectar com o meio ambiente, coisa impossível para quem mora nas grandes cidades como São Paulo, por exemplo.

Uma dica muito importante é estar sempre bem protegido com protetor solar, roupas adequadas, boné e óculos de sol. Porque, viajante, o calor é demais e o sol não tem dó de ninguém. Ah, levem repelente!! Se cuidem e bebam água!

Cavalgada

Apesar de eu não ter conseguido fazer esta atividade, me contaram que ela é imperdível. É um excelente passeio para fazer com toda a família e uma oportunidade mais uma vez de se conectar com a natureza e ver alguns dos animais que vivem no Pantanal. Como tatus, tamanduás, emas e muitos outros.

Os animais para ver no Pantanal

Viajante, eu já falei que o Pantanal é um dos maiores ecossistemas naturais do Brasil e quem sabe do mundo, certo? E por aqui, vivem centenas de espécies de animais, são mais de 700 espécies de aves na região, mais de 150 espécies de mamíferos e mais de 200 de peixes.

Mas de todos esses animais, tem alguns que merecem destaque. Acho que a onça-pintada pode até ser chamada de rainha do Pantanal. Extremamente difícil de se ver, este animal vive se espreitando pela mata. É o maior felino das Américas, um ótimo nadador e um animal emblemático do Pantanal brasileiro. Pena que como muitos outros animais, está em risco de extinção.

A ariranha é uma espécie de hábitos semiaquáticos e um excelente predador. No Pantanal, existem hoje apenas 5 mil ariranhas e elas correm risco de extinção. Já o tuiuiú é a maior ave da planície alagada, com 1,60 metros de altura e com envergadura que chega a a3 metros, além disso esta ave é símbolo do Pantanal.

Onde comer

Querência Pantaneira – restaurante mega estruturado no meio da estrada que liga Campo Grande ao Pantanal

Onde ficar

Passo do Lontra Parque Hotel – esta pousada é bem rústica, mas tem tudo que o viajante precisa como um belo restaurante e ar condicionado para aguentar o calor do Pantanal.

Pantanal-estevam-pelo-mundo
Passo do Lontra Parque Hotel
Pantanal-estevam-pelo-mundo
Passo do Lontra Parque Hotel

É isso, viajante! Este foi o sexto destino do nosso Brasil 60. O Pantanal me surpreendeu muito e eu confesso que não imaginava encontrar esse paraíso por aqui. Acordar com os pássaros cantando esses dias foi maravilhoso! Mas, agora eu vou arrumar minhas malas e seguir para meu próximo destino, Bonito. Vai lá no YouTube e segue meu canal para ficar por dentro do projeto Brasil 60!

 

Veja mais fotos do Pantanal:

Pôr do sol a bordo de um barco no rio Paraguai

Image 1 of 12

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Posts Relacionados