Goiânia: conheça a história e o que fazer no destino

Fala, viajante! Tudo bem com vocês? O destino do projeto Brasil 60 que estive recentemente foi Goiânia, capital de Goiás. Depois de conhecer o Pantanal e Bonito, agora começo a minha saga pelo Planalto Central do Brasil.

Lembrando que o Brasil 60 é o meu novo projeto, onde eu vou visitar 60 destinos brasileiros e registrar tudo em vídeo e em posts aqui no blog para vocês acompanharem tudinho. A New Trip está comigo nesta aventura, claro!!

Aliás, aproveita e já dá uma olhada no meu vídeo em Goiânia:

História de Goiânia

Goiânia, capital do estado de Goiás, foi criada em 1933 e totalmente projetada pelo então presidente Getúlio Vargas, que tinha a ambição de trazer a população do Sul e do Sudeste para a região Centro-Oeste do país. Este projeto ficou conhecido como “Marcha para o Oeste”. Foi a partir deste movimento que a região começou a crescer e as cidades e municípios foram sendo criados. Hoje, Goiânia tem mais de um milhão de habitantes e é uma cidade que não para de crescer.

Aliás, você sabia que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi criado por conta de todo esse movimento de criação de uma nova capital para o estado de Goiás? Lá no vídeo eu explico direitinho!!!

Tocantins também tem sua histórica ligada ao estado de Goiás, porque um dia já foi parte dele. Também expliquei lá no vídeo. Dá um clique no vídeo acima! 

Capital Verde

Goiânia é também conhecida como a Capital Verde do Brasil e figura entre as cidades com melhores índices de qualidade de vida do país. Goiânia é o município brasileiro com a maior área verde por habitante. É o segundo lugar mais arborizado do mundo, atrás apenas de Edmonton, no Canadá. Além disso, possui o maior número de árvores em vias públicas do Brasil, são 32 parques e bosques só na capital. Ainda tem o maior parque de diversões público da América Latina e, em breve, terá o maior parque linear do mundo (parques construídos ao longo de cursos d’água: rios, canais e córregos).

O que visitar em Goiânia

Praça Cívica

É o marco zero da cidade e onde fica o Palácio das Esmeraldas, onde o primeiro governador do estado residia e tinha seu escritório. No local também é possível visitar o Museu Pedro Ludovico, onde ele morou. Além disso, a praça tem 22 monumentos muito importantes para a cidade e que contam um pouco de sua criação e da mistura de povos que até hoje constituem o local.

Goiânia-estevam-pelo-mundo
Palácio das Esmeraldas
Goiânia-estevam-pelo-mundo
Praça Cívica
Bosque dos Buritis

O bosque é muito verde e cheio de árvores de buriti, um fruto avermelhado. Caminhando pelo bosque nos deparamos com o Monumento à Paz, que tem fragmento dos cinco continentes do mundo em sua construção, feito em prol de um mundo sem barreiras e sem preconceito. Ainda dentro do bosque fica o Museu de Arte de Goiânia, com exposições gratuitas, e o Centro Livre de Artes, com aulas a um preço baixo para a população.

Beco do Codorna

Lugar que lembra muito o Beco do Batman, na Vila Madalena – São Paulo, onde os artistas colocam nas paredes a suas pinturas e obras. O Beco do Codorna era antigamente um local abandonado, mas desde 2014 acontecem intervenções artísticas e hoje, mais de cem artistas já grafitaram por ali.

Goiânia-estevam-pelo-mundo

Goiânia-estevam-pelo-mundo

Praça do Sol

Praça famosa da cidade e que tem uma feira que bomba aos domingos!! Além disso, a praça é um dos cartões postais mais bonitos da cidade depois que passou por uma revitalização e ganhou um letreiro Eu Amo Goiânia.

Vila Cultural Cora Coralina 

Esta praça não tem árvores, mas ela é toda iluminada com pilares luminosos. Esta área de convivência fica ao lado do Teatro Goiânia. 

Goiânia-estevam-pelo-mundo

Goiânia-estevam-pelo-mundo

Parque Flamboyant

Se fosse fazer uma comparação, eu diria que ele é como o Ibirapuera dos paulistanos, mas em bem menor escala. É um parque bem arborizado e com pista de corrida, ideal para exercícios ao ar livre. Ah, tem um lago bem bonito no local.

Parque Vaca Brava

Esse parque tem uma história bem engraçada. O nome do parque foi dado em “homenagem” as vacas não domesticadas que atolavam no terreno de brejo onde hoje é o parque. O local conta com um lago, parque infantil, estação de ginástica e pista de cooper. Poucas pessoas sabem, mas o nome oficial deste parque é Parque Municipal Sulivan Silvestre. Gosto mais de Vaca Brava!

Catedral Metropolitana

Esta catedral demorou 19 anos para ser construída e foi inaugurada em 1966. Seu estilo é o moderno-eclético, mistura um pouco dos estilos europeus da arte sacra moderna e alguma coisa do estilo art déco.

Mercado Central

O espaço tradicional da cidade tem mais de 50 anos e 100 lojas que vendem de tudo um pouco, de comida a artesanato. É um excelente lugar para visitar com a família, degustar a culinária local, conhecer a cultura dos goianos e ainda comprar uma lembrancinha. Tem uma praça de alimentação bem legal e as empadas mais famosas de Goiânia: a Empada do Alberto.

Onde comer

Restaurante Chão – com comida bem tradicional e que foi indicação dos meus seguidores do Instagram.

Richesse – doceria deliciosa e outra indicação feita pelos meus seguidores viajantes.

Xodog Burguer – um dos muitos lugares para se comer um Pit Dog (mistura de pit stop com hot dog). Um verdadeiro patrimônio cultural da cidade.

Velho Texas – bar com música ao vivo e que serve um belíssimo hambúrguer.

Onde ficar

Mercure Goiânia – fiquei hospedado na suíte presidencial, um luxo total, onde fui muito bem recebido, com direito a kit boas-vindas com bilhete e um delicioso tira gosto. O quarto é enorme e cheio de comodidade. O banheiro é um luxo a parte, muito grande e com uma banheira com vista panorâmica. Amei!

Veja fotos do hotel:

É isso, viajante! Este já foi o oitavo destino do nosso Brasil 60. Eu gostei demais desta cidade e quero muito poder voltar. Agora eu sigo viagem meu próximo destino aqui pela região central do país. Você sabe qual é? Vai lá no YouTube e segue meu canal para ficar por dentro do projeto Brasil 60!

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Posts Relacionados