Viagem na pandemia: existem destinos seguros?

destino-seguro-pandemia
Existem destinos seguros para viajar?

Depois de quase um ano de enfrentamento da pandemia do coronavírus, algumas viagens voltaram a ser possíveis graças à flexibilização de empresas, governos e entidades que cuidam e monitoram a saúde pública. Após tantos meses em casa, os planos de visitar o Brasil e o mundo estão retornando, mas afinal: já existem destinos seguros para viajar?

Como saber se um destino é seguro?

Quando pensamos na segurança de ir a um local durante a pandemia, temos que levar em consideração como está o enfrentamento da disseminação do vírus nesse local. Logo, o primeiro passo antes de comprar as passagens e reservar hospedagem, é preciso pesquisar como estão os números em relação à Covid-19 no destino.

Alguns aspectos a serem avaliados são: como estão os índices de contaminação nas últimas semanas e uma comparação de aumento ou diminuição próximo ao período que você pretende viajar.

O mais seguro é optar por lugares em que os números relacionados à disseminação do coronavírus já tenham uma boa redução e onde as políticas públicas continuam atentas para evitar que os casos voltem a subir.

Além disso, se os planos são fazer uma viagem internacional, é importante saber se as fronteiras estão abertas e se a entrada de brasileiros é permitida!

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), por exemplo, está com um mapa que detalha como estão as restrições de viagem ao redor do mundo, e que pode ser uma ótima ferramenta para ajudar a decidir e se preparar para a viagem. Confere esse texto aqui no blog para entender melhor!

Depois de avaliar o destino, é importante também atentar sobre como será o seu roteiro e o deslocamento da viagem.

destino-seguro-pandemia
Lugares muito famosos provavelmente estarão bem lotados de turistas, mesmo na pandemia

Como escolher um destino durante a pandemia?

Um bom destino durante a pandemia é o que dará mais segurança para você e as pessoas locais.

Um exemplo de destinos onde você poderá ter uma melhor prevenção são aqueles que você poderá evitar aglomerações.

Praias menos movimentadas, lugares com ampla área verde e países com protocolos bem definidos para recepção e circulação de pessoas são exemplos que ajudam com que a contaminação seja menor.

destino-seguro-pandemia
Uma opção é optar por lugares mais tranquilos ou baixas temporadas

Além disso, é importante avaliar também a hospedagem onde você ficará acomodado durante a viagem. Se for ficar em hotéis, pousadas e hostels confira antes quais os protocolos de segurança foram adotados pelo local para proteger a saúde dos hóspedes.

Uma outra solução, que permitirá mais isolamento e menos contato com outras pessoas, é o aluguel de acomodações privadas, a depender do estilo de viagem que você estiver planejando.

Qual a melhor forma de viajar na pandemia?

É importante lembrar que o roteiro e o deslocamento para a viagem também precisam de atenção, afinal, é quando, provavelmente, você terá maior contato com outras pessoas.

Por isso, se puder escolher meios de transporte mais seguros, além de passeios e visitações mais tranquilas, que permitam boa circulação do ar e garantia de higienização, melhor!

Inclusive, o Estevam já fez um post aqui no blog sobre as vantagens e desvantagens de viajar de carro, ônibus e avião durante a pandemia! Confere aqui para você ficar por dentro da melhor opção para sua próxima viagem.

Aproveite também para ver como estão as restrições e novas regras de viagem durante a pandemia no vídeo lá no canal do YouTube!

Em resumo, a atenção sobre a situação atual na hora de pesquisar um destino ajuda a determinar se ele é um local seguro ou não para viajar nos próximos meses. Mas, lembre-se que quem também faz a segurança é você, tomando as devidas medidas de cuidado e precaução!

Por isso, além de escolher destinos seguros para viajar, sempre carregue com você máscara de proteção, álcool em gel para as mãos, evite contatos desnecessários e mantenha distanciamento das pessoas sempre que possível!

Por Milena Lopes

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

 

Posts Relacionados