Brasil 60: Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha (RS)

Brasil-60-vale-dos-vinhedos
O segundo destino do projeto Brasil 60 é o Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha (RS)

Fala, viajante! Tudo bem com vocês? Dando seguimento ao nosso projeto Brasil 60, agora é a vez de conhecermos um pouco mais da região Sul do Brasil. Depois de Porto Alegre, eu estive na Serra Gaúcha, passeando pelo Vale dos Vinhedos. Foi uma viagem deliciosa e eu vou contar tudo pra vocês neste post.

Lembrando que o Brasil 60 é o meu novo projeto, onde eu vou visitar 60 destinos brasileiros e registrar tudo em vídeo e em posts aqui no blog para vocês acompanharem tudinho. A New Trip está comigo nesta aventura, claro!!

Minha viagem pela Serra Gaúcha começou em Bento Gonçalves. Aliás, aproveita e já dá uma olhada no meu vídeo desta aventura aqui:

Vale dos Vinhedos

O Vale dos Vinhedos é um importante roteiro turístico da Serra Gaúcha que reúne o melhor do enoturismo brasileiro. O roteiro engloba as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul e é famoso pelas vinícolas locais e a hospitalidade desses descentes de italianos que lá vivem.

A região é uma grande produtora de uva e, por isso, ficou famosa pelas suas vinícolas – que hoje são as principais atrações da Serra Gaúcha. A maioria delas oferece visitas guiadas, degustações e refeições harmonizadas. E nesta viagem, eu conheci várias delas.

Vinícolas para visitar:

Vinícola Miolo

A família Miolo faz vinhos na região desde 1897, mas só nos anos 1990 é que os seus vinhos ganharam notoriedade e a vinícola se tornou líder no mercado e conhecida em todo Brasil e exterior. Hoje, a vinícola produz 13 milhões de garrafas por ano, provenientes de 5 regiões do Brasil. Em Bento Gonçalves, os turistas podem passear pelas parreiras e fazer degustações. Além, claro, de comprar vinhos premiados para levar pra casa. Eu fiz uma degustação no local e falo, viajante, os vinhos da Miolo são ótimos!!

Casa Valduga

Brasil-60-vale-dos-vinhedos

É a maior e mais tradicional vinícola da Serra Gaúcha, que produz vinhos desde 1875 – arte que foi passada de geração para geração desde então. Uma coisa bem bacana é que, além de fazer um tour pelo local com degustação, o visitante pode se hospedar na vinícola, que também tem um restaurante. Além de vinhos, a Casa Valduga também faz cervejas e espumantes, que podem ser degustadas na Domno – um braço da Casa Valduga, em Garibaldi.

Vinícola Cristofoli

Situada na belíssima Rota das Cantinas Históricas e é o lugar ideal para fazer uma refeição harmonizada ou quem sabe um piquenique nos parreirais. A história desta vinícola familiar começou há muitos anos quando dois irmãos resolveram fazer vinho no porão de casa para aumentar a renda. Somente em 1998 foi formalizada a criação da empresa e há cerca de 4 anos expandiram o negócio com a abertura de um espaço onde hoje tem um restaurante.

Veja fotos das minhas degustações nas vinícolas:

Vale dos VInhedos

Vale dos VInhedos

Brasil-60-vale-dos-vinhedos

Brasil-60-vale-dos-vinhedos

Bento Gonçalves

Apesar do turismo não ser a principal atividade da cidade (é a indústria moveleira), a região de Bento Gonçalves tem muitas plantações de uva e vinícolas e, com isso, o enoturismo cresceu. Isso fez com que o turismo tivesse um boom, especialmente no segmento enogastronômico.

Mas além das vinícolas, é possível fazer outras atividades na cidade, como um passeio de balão que foi incrível e vale muito a pena. Se você vai passar por Bento Gonçalves, não deixe de falar com o pessoal da Torrontés Enoturismo que eles são ótimos e vão te oferecer os melhores passeios na região. Ah, e seguidores do nosso canal tem descontos. Vai lá conferir!!

Brasil-60-vale-dos-vinhedos

Outro passeio que é clássico é o de Maria Fumaça. Este trem vai de Bento Gonçalves até Carlos Barbosa, parando em Garibaldi. Passear na Maria Fumaça é como voltar no tempo. A ferrovia por onde ela passa é a mesma que fez com que a Serra Gaúcha se desenvolvesse no início do século 20 e hoje faz parte da história da região. O percurso conta com paisagens bonitas e para quem nunca andou de trem turístico na vida, vale a pena conferir!

Brasil-60-vale-dos-vinhedos

E para não fugir a regra, temos degustação de vinho a bordo, sim! E com direito a música ao vivo e tudo!! Ah, esta Maria Fumaça tem até primeira classe. Pura exaltação, viajante! Até no trem!!

Garibaldi

Você sabia que Garibaldi é conhecida como a “Capital do espumante” no Brasil? Pois é, viajante! A cidade é ponto de partida da Rota dos Espumantes, que inclui 17 vinícolas que produzem a bebida. Junto Com Bento Gonçalves, Garibaldi é responsável por 80% da produção nacional do espumante.

A cidade tem um charmoso centro histórico que pode ser visitado andando de Tim Tim é imperdível. Este caminhão com uma carroceria com bancos, é usado para passeios no centro histórico da cidade desde de 1980. No percurso passamos pela Igreja Matriz, Mansão Mazini, Museu do Acervo Histórico e diversos prédios com arquitetura de época que foram importantes para a história da cidade.

garibaldi

garibaldi

garibaldi

Outro lugar que vale a pena conhecer em Garibaldi é a Vila Orgânica. O lugar é lindo e ideal para passear de trator pelas plantações da família Mariano, que produz vinhos e outros produtos orgânicos. E ainda podemos fazer uma degustação desses produtos deliciosos.

Monte Belo do Sul

Cidade de apenas 2.500 habitantes, fica a menos de meia hora de Garilbadi (25 km), cidade que serviu de base e hospedagem desta minha viagem. Apesar de ser uma cidade bem pequena e nova (emancipada como município somente em 1992), ela é a maior produtora de uva per capita da América Latina.

Por ser uma cidade bem pequenininha, não tem muito o que se ver. Tem um mirante lindo que dá pra ver quilômetros de plantações de uva e na divisa com Bento Gonçalves tem o que???? Uma vinícola.

Na Dom Eliziario eu fiz uma degustação e participei de uma experiência olfativa, que foi muito interessante. Esta experiência serviu para me ensinar a aprender a reconhecer pelo olfato os ingredientes de um vinho ou de um queijo, por exemplo. Foi bem legal, viajante!!

Onde comer

Tabacaria Benvenuto – é um dos melhore restaurantes da cidade.
Devorata Trufas Artesanais – uma fábrica de chocolates artesanais e de dar água na boca.
Hostaria Casacurta – restaurante do hotel Casacurta que serve pratos incríveis e deliciosos.
Porão da Parrilla – fica no Jardim Gastronômico e serve carnes muito boas.
Tenuta Foppa & Ambrosi – para conferir o verdadeiro churrasco gaúcho.

Onde ir à noite

Rua Planalto – tem vários bares, restaurantes e atrações para curtir a noite de Bento Gonçalves

Onde ficar

Hotel Casacurta – hospedagem tradicional da Serra Gaúcha, localizada em Garibaldi. Está em operação desde 1953 e, em 2013, foi totalmente revitalizado.

hotel-casacurta

 

É isso, viajante! O segundo destino do nosso Brasil 60 já foi. Passear pela Serra Gaúcha, pelo Vale dos Vinhedos, foi inesquecível e eu adorei todos os passeios e degustações que fiz nesta viagem. Agora, me preparo para meu próximo destino. Vocês já sabem qual é? Não? Então vai lá no YouTube e segue meu canal para ficar por dentro do projeto Brasil 60!

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

 

Posts Relacionados