TAQUARUÇU: NATUREZA EXUBERANTE A MEIA-HORA DE PALMAS

Fala viajantes! Dando sequência a série de posts da minha viagem ao Jalapão, no estado do Tocantins, hoje vamos conversar um pouco Taquaruçu, um distrito de Palmas e bastante conhecido por seus atrativos de natureza.

Taquaruçu - Estevam Pelo Mundo

Para acompanhar os demais posts desta série, basta dar uma conferida abaixo:

DISTRITO DE TAQUARUÇU

Localizado a aproximadamente meia-hora (38Km) de carro da região central de Palmas, fica na Serra do Lajeado. É bastante procurado pelos amantes da natureza. Tem uma atmosfera pitoresca e acolhedora. O cheirinho da vida pacata do interior reina por lá.

IMPRESSÕES DE TAQUARUÇU

Pois bem, Taquaruçu é um distrito bastante pacato e simpático. Como disse acima, é bastante procurado por aqueles que buscam natureza. Infelizmente, não tive muito tempo por lá. Entretanto, o principal consegui realizar.

Logo na entrada há um portal dando as boas-vindas. Chegando ao centro, propriamente dito, uma praça onde os moradores costumam se reunir para o tradicional bate-papo vespertino. Esta mesma praça é a que vocês podem ver logo acima. No início da matéria.

Para mim, Taquaruçu é sinônimo de tranquilidade.

CACHOEIRAS DA RONCADEIRA E DO ESCORREGA MACACO

São os principais atrativos de Taquaruçu. Ficam a aproximadamente cinco minutos de carro da praça central. Na entrada, há um espaço com uma pequena lanchonete e venda de artesanato. Rustico, porém tudo muito bem organizado.

Taquaruçu - Tocantins

Pois bem, a entrada custa R$15 por pessoa. A trilha que leva a ambas as cachoeiras é a mesma. A trilha é fácil, podem ficar despreocupados. Por outro lado, logo no começo tem uma enorme escadaria. Enorme mesmo. Bem, pra descer todo santo ajuda… Entretanto, para subir no percurso de volta, é digamos… um pouco cansativo. Mas nada que inviabilize o passeio!

Esta foto não é metade da escadaria…

Seguindo: passada a escadaria, seguimos pela trilha propriamente em si. Até as cachoeiras (que ficam uma praticamente uma do lado da outra), são 1.500m de percurso. Totalizando, então, 3Km para ir e voltar.

Taquaruçu - Estevam Pelo Mundo

Concluída a trilha, a primeira cachoeira que encontramos é a Cachoeira do Escorrega Macaco. Não é permitido banho. Apesar da queda de água ser relativamente pequena, a vista é deslumbrante. Vejam:

Estevam Pelo Mundo

Depois de se apreciar a bela queda d’água, segue-se pela trilha por não mais que cinco minutos e chega-se a imponente Cachoeira da Roncadeira. Nesta, banho é permitido. A temperatura da água, naturalmente fria, não deve ser empecilho para finalizar o passeio com chave de ouro. Abaixo, foto da Roncadeira com seus 70m de altura.

Estevam Pelo Mundo

MIRANTE DE TAQUARUÇU

Localizado no alto de Taquaruçu, o mirante oferece aos visitantes uma bela vista. O acesso se dá por uma estrada de terra batida e bastante escorregadia. Um off road  que vale a pena. Posso garantir. Desconheço como chegar lá sem ser de carro ou em tours planejados. Optei pela primeira opção, uma vez que já havia locado o veículo em Palmas.

O Jeep Renegade da Localiza não negou fogo na subida off road até o mirante!
Vista do Mirante de Taquaruçu

CIRCULANDO EM TAQUARUÇU

Pois bem, o distrito é bem pequeno. No centrinho, naturalmente, a melhor forma de circular é a pé. Entretanto, para se chegar as cachoeiras ou ao mirante é essencial ter um veículo consigo.

ONDE COMER EM TAQUARUÇU

Como já havia almoçado em Palmas, não comi em Taquaruçu. Entretanto, o pessoal do Girassol Plaza me indicou esses dois lugares abaixo:

  • Restaurante Vila dos Sabores
  • Restaurante Sabor da Terra

FINALIZANDO

Pois bem, e você? Já esteve em Taquaruçu? Se sim, conta pra gente o que achou e como foi sua experiência?

Igualmente, se ficou alguma dúvida joga sua pergunta lá. Teremos o maior prazer em respondê-lo. E nada de acanhamento, hein? Lembrando que seu feedback é sempre muito importante pra nós!

Pois bem, e agora, para não perder o hábito dos posts que expresso minha opinião particular, vamos deixar uma coisa bem clara: estas são opiniões estritamente minhas. Não reflete a opinião do Estevam, de nenhum outro colunista do portal EPM ou tampouco do Estevam Pelo Mundo como fonte de informação e pesquisa sobre viagens, companhias aéreas, hotéis e demais assuntos da mesma natureza. Vamos deixar isso bem claro.

Vamos deixar também uma outra coisa bem clara: todo e qualquer produto que além da notícias eu revise, seja ele um voo em cabine premium, um programa de fidelidade, um destino, um lounge ou um hotel, sigo minha própria independência, bem como as diretrizes de imparcialidade do Estevam Pelo Mundo. Em assim sendo, tenho total liberdade e obrigação para com nossos leitores para pontuar, sob a minha ótica, o que acho. Seja para possíveis pontos positivos ou negativos.

QUEM SOU EU?

Lucas Cabral, editor-chefe aqui do EPM para programas de fidelidade, cartões de crédito, pontos, milhas aéreas e afins. Estou aqui precisamente desde meados de maio. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉

Por fim, um grande abraço e até o próximo post!

LUCAS CABRAL

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Posts Relacionados