Saiba onde fazer teste PCR para Covid-19 no exterior

Desde o dia  30/12 todos os brasileiros e estrangeiros que retornarem ao Brasil, por via aérea, deverão apresentar o exame PCR com resultado negativo.

As novas regras para entrada, por via aérea, de brasileiros em território nacional pegou de surpresa muita gente com viagem internacional programada para os próximos dias. Sou Juliana Molinari, criadora do @quevoceviaje, e neste post vamos falar sobre essa novidade!

A Portaria 648, publicada em 23/12/2020, substituiu a Portaria 630 (que lançou as novas exigências para ingresso em território nacional, por via aérea, de viajantes com procedência internacional). Os principais pontos de atenção desse novo regulamento são os seguintes:

O viajante de procedência internacional, brasileiro ou estrangeiro, deverá apresentar à companhia aérea responsável pelo voo, antes do embarque:

I – documento comprobatório de realização de teste laboratorial RT-PCR, para rastreio da infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, com resultado negativo ou não reagente, realizado nas setenta e duas horas anteriores ao momento do embarque, observando os seguintes critérios:

a) o documento deverá ser apresentado no idioma português, espanhol ou inglês;

b) o teste deverá ser realizado em laboratório reconhecido pela autoridade de saúde do país do embarque;

c) na hipótese de voo com conexões ou escalas em que o viajante permaneça em área restrita do aeroporto, o prazo de setenta e duas horas será considerado em relação ao embarque no primeiro trecho da viagem;

d) o viajante que realizar migração que ultrapasse setenta e duas horas desde a realização do teste RT-PCR deverá apresentar documento comprobatório da realização de novo teste com resultado negativo ou não reagente para o coronavírus SARS-CoV-2 no check-in para o embarque à República Federativa do Brasil;

e) a criança com idade inferior a doze anos que esteja viajando acompanhada está isenta de apresentar documento comprobatório de realização de teste laboratorial RT-PCR desde que todos os acompanhantes apresentem documentos comprobatórios de realização de teste laboratorial com resultado do teste RT-PCR negativo ou não reagente para o coronavírus SARS-CoV-2 realizado nas setenta e duas horas anteriores ao momento do embarque;

f) crianças com idade igual ou superior a dois e inferior a doze anos que estejam viajando desacompanhadas deverão apresentar documento comprobatório de realização de teste laboratorial RT-PCR com resultado negativo ou não reagente para o coronavírusSARS-CoV-2, realizado nas setenta e duas horas anteriores ao momento do embarque; e

g) crianças com idade inferior a dois anos estão isentas de apresentar documento comprobatório de realização de teste laboratorial RT-PCR para viagem à República Federativa do Brasil; e

II – comprovante, impresso ou por meio digital, do preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante – DSV nas setenta e duas horas que antecederem o embarque para a República Federativa do Brasil com a concordância sobre as medidas sanitárias que deverão ser cumpridas durante o período que estiver no País.

Atenção: as exigências informadas acima entram em vigor em 30/12/2020!

Leia na íntegra a Portaria, clicando AQUI.

Para ajudar os Viajantes que retornarão do exterior, clique AQUI para ver uma lista de laboratórios nos principais destinos internacionais, onde poderão consultar a disponibilidade para realização do PCR. É altamente aconselhável agendar previamente o exame, se possível, antes mesmo de embarcar para fora do país!

 

E você, o que achou da Portaria? Ficou com alguma dúvida? Conte pra gente na caixinha de comentários logo abaixo desse post. E, não deixe de dar uma olhada no @quevoceviaje e, se curtir, é só seguir e acompanhar os meus posts feitos para que você viaje!

Por fim, para mais informações sobre destinos, clique AQUI no EPM.

Um beijo e até o próximo post!

POR: JULIANA MOLINARI

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens e reviews de companhias aéreas!

Posts Relacionados