PALMAS: CONHECENDO A CAPITAL DO TOCANTINS

Fala viajantes! Dando sequência a série de posts da minha viagem ao Jalapão, no estado do Tocantins, hoje vamos conversar um pouco sobre sua capital, Palmas.

Para acompanhar os demais posts desta série, basta dar uma conferida abaixo:

VOLTANDO UM POUCO NA HISTÓRIA DE PALMAS E DO TOCANTINS

Pois bem, primeiramente vamos voltar ao ano de 1989. Precisamente a 1º de janeiro de 1989. Esta data marca a criação oficial do Estado do Tocantins. Área até então parte integrante de Goiás.

Goiás possuía uma vasta região geográfica ao norte. O estilo de vida dos habitantes desta região destoava bastante das regiões central e sul do estado.

Com a construção de Brasília, a região sul de Goiás – onde fica a capital Goiânia – se desenvolveu muito rapidamente. Logo, tornou-se uma região próspera e rica. Sua base econômica se consolidou na indústria e no agronegócio. Assim, Goiás se viu um estado promissor a novos investimentos e o desenvolvimento ali chegou do dia para a noite.

Pois bem, dada a grande distância e terras com praticamente zero cultura, devido a falta de tecnologia para os cultivos, o norte do estado terminou por cair no atraso em relação ao resto do estado. Desta forma, a população local e autoridades políticas do norte optaram por não mais brigar para que o governo de Goiás investisse no norte. Foram mais além: iniciaram uma grande campanha de emancipação (ideia vaga que já passara antes na mente dos locais antes disto). E conseguiram, em 1988, por ocasião da aprovação da nova constituição do Brasil.

Ficou determinado sua emancipação em 05 de outubro de 1988 e a criação oficial do Estado do Tocantins ficou para 1º de janeiro do ano seguinte. O então deputado federal, Siqueira Campos, político do recém-criado estado, foi o primeiro governador. A capital Palmas foi oficialmente inaugurada em 20 de maio do mesmo ano.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES DE PALMAS

Bom, como vocês puderam ver logo acima, o Tocantins é um estado novo. Completou recentemente 32 anos de existência. Palmas, sua capital, foi construída para ser a capital do então mais novo estado da federação. Trata-se de uma cidade planejada, com ruas e avenidas largas. Não há esquinas. Assim como Brasília, igualmente cidade planejada, Palmas é repleta de rotatórias. Norte e Sul são divididos pela Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck (principal eixo comercial da cidade).  Por sua vez, Leste e Oeste são divididos pela Avenida Joaquim Teotônio Segurado.

Igualmente, apesar do calor que é de rachar (e a umidade ser bastante baixa), é uma cidade bastante arborizada.

Vale lembrar que Palmas foi construída às margens do Rio Tocantins.

Pois bem, por tais motivos, Palmas é hoje – dentre as capitais da região norte do Brasil – a que tem oficialmente a melhor qualidade de vida.

Palmas, apesar de pequena, causa uma boa impressão aos visitantes. Igualmente, palmenses costumam ser bem simpáticos e receptivos.

Pois bem, deixando de lado a história e as impressões da cidade, vamos adiante ao que interessa: pontos turísticos e principais atrativos da capital do Tocantins. Quem vem comigo levanta a mão!

PRAÇA DOS GIRASSÓIS

Segunda maior praça do mundo, nela encontra-se o Marco do Centro Geodésico do Brasil (falaremos dele já já). É sede do Palácio do Governo, bem como da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça. Lá foi rezada a primeira missa de Palmas. Em determinada parte da praça, em seu piso, há indicações que remetem as etnias indígenas do Tocantins. São representadas alí os povos Apinajé, Khahô, Xerente, Karajá, Javaé e Xambioá.

Confira logo abaixo os principais pontos da Praça dos Girassóis.

Em tempo: a praça leva este nome devido ao Girassol ser símbolo da cidade de Palmas.

MEMORIAL CARLOS PRESTES

Em homenagem naturalmente a Carlos Prestes. Ostenta o traço característico de Oscar Niemeyer. vejam:

PALÁCIO ARAGUAIA

Sede do Governo do Estado do Tocantins, o Palácio fica ao norte da praça. É um prédio imponente e serve apenas como sede administrativa. É lá onde despacha o governador do estado. Dentro do palácio há, no piso térreo, dois belos mosaicos de cerâmica. Confira algumas fotos abaixo:

Em tempo: por conta da pandemia, as visitas ao palácio estão suspensas. Entretanto, me foi aberta uma exceção pela chefia do Gabinete Militar do governador. Externo aqui, o meu agradecimento ao Gabinete Militar.

CENTRO GEODÉSICO DO BRASIL

Bem, primeiramente, você sabe o que é o Centro Geodésico do Brasil? Explico: é literalmente o centro do país… Está localizado no hall de entrada do Palácio Araguaia e é marcado pela Rosa dos Ventos. É o ponto central entre os extremos do nosso país (Norte-Sul, Leste-Oeste). Entretanto, para dar maior destaque ao monumento, foi criada uma Roda dos Ventos em tamanho maior, do lado de fora do palácio. O Centro Geodésico para visitação é desenhado em pedras portuguesas e fica na ala norte da praça.

Veja as fotos:

Palmas - Estevam Pelo Mundo
Centro Geodésico do Brasil, situado no hall de entrada do Palácio Araguaia
Palmas
Roda dos ventos, em frente ao Palácio Araguaia
MONUMENTO AOS 18 DO FORTE DE COPACABANA

Este monumento fica logo ao lado do Memorial Carlos Prestas. Trata-se de uma homenagem aos dezessete militares e um civil que se rebelaram, em 1922, contra a República Velha. Pediam o fim das oligarquias no poder. A escultura que carrega a bandeira à frente do grupo é uma homenagem ao tenente Siqueira Campos, líder do levante do Forte de Copacabana. A ele é creditada a frase “À Pátria, tudo se deve dar, nada se deve pedir, nem mesmo compreensão”. Esta frase pode ser lida na frente do monumento.

CRUZEIRO DE PALMAS

Local onde foi celebrada a primeira missa. Há um altar de pedra e uma cruz de madeira.

Palmas

PRAIA DA GRACIOSA

Praia de rio que fica às margens do Rio Tocantins. Local ideal para assistir ao belo pôr do sol. No meio do rio fica a ilha da Canela, famosa por suas águas calmas. Infelizmente, não consegui ir até lá. Ficará para a próxima visita a Palmas.

Estevam Pelo Mundo - Palmas
Pôr do sol na Graciosa

PARQUE CESAMAR

Imensa área verde na capital do Tocantins. Está para Palmas, guardadas as devidas proporções, como o Ibirapuera para São Paulo… É lá onde é ostentado o símbolo “Eu Amo Palmas” visto no início da matéria.

Palmas
Reparem nas amigáveis capivaras que circulam pelo parque. Não fazem mal a ninguém. Garanto.

PALACINHO

Foi a primeira residência do governador. Fica um pouco afastado da zona central de Palmas. A cerca de uns 10 a 15 minutos de carro da Praça dos Girassóis. Infelizmente, quando fui visitá-lo (e tentei dois dias seguidos) estava fechado.

Palmas

CIRCULANDO EM PALMAS

Pois bem, infelizmente, Palmas não é uma cidade para se circular a pé. Igualmente, Uber é um pouco lento para chegar (comparado a cidades grandes), entretanto, funcionam relativamente bem em horários comerciais.

Recomendo, se possível, alugar um carro. Igualmente, Palmas é uma cidade fácil de dirigir e praticamente não há trânsito.

ONDE COMER EM PALMAS

É bem verdade que há diversas opções em Palmas. Entretanto, não se pode visitar todos os restaurantes ao mesmo tempo. Pois bem, separei uma pequena lista abaixo do que recomendo. Confiram:

  • Restaurante Palazzo: localizado dentro do Hotel Girassol Plaza, oferece o melhor da gastronomia local e internacional;
  • Mercato Emporio Gourmet: ambiente informal com um que de sofisticação;
  • Dona Maria Beach: perfeito para o sunset. Fica às margens da Graciosa;
  • Soho Food Park: Espaço inspirado na atmosfera nova-iorquina. É um local de food trucks a poucos passos da Praça dos Girassóis. Há diversas opções de lanche. Bastante animado a noite.

CONSIDERAÇÕES ACERCA DE PALMAS

Bem, trata-se de uma cidade pequena. Sua população gira em torno de 200.000 habitantes. É uma capital com ares de interior. Igualmente, conforme disse, palmenses são  receptivos. Não há grandes opções de entretenimento. Por outro lado, tirando o calor, é uma cidade bastante agradável.

Ah! Vale destacar a limpeza. Ruas, avenidas e calçadas são bem mais limpas que a média das demais capitais brasileiras.

Pois, é! Voltaria a Palmas? Creio que sim. E lembre-se: a capital do Tocantins é ponto de partida para vários destinos de natureza. A começar pelo Jalapão, principal destino da minha viagem. A partir de Palmas, consegue-se facilmente atingir as Serras Gerais e a Chapada das Mesas, ao Sul do Maranhão.

Em suma, valeu a visita!

FINALIZANDO

Pois bem, e você? Já esteve na Capital do Tocantins? Pretende um dia visitá-la? Se sim ou se não conta pra gente!

Igualmente, se ficou alguma dúvida joga sua pergunta lá. Teremos o maior prazer em respondê-lo. E nada de acanhamento, hein? Lembrando que seu feedback é sempre muito importante pra nós!

Pois bem, e agora, para não perder o hábito dos posts que expresso minha opinião particular, vamos deixar uma coisa bem clara: estas são opiniões estritamente minhas. Não reflete a opinião do Estevam, de nenhum outro colunista do portal EPM ou tampouco do Estevam Pelo Mundo como fonte de informação e pesquisa sobre viagens, companhias aéreas, hotéis e demais assuntos da mesma natureza. Vamos deixar isso bem claro.

Vamos deixar também uma outra coisa bem clara: todo e qualquer produto que além da notícias eu revise, seja ele um voo em cabine premium, um programa de fidelidade, um lounge ou um hotel, sigo minha própria independência, bem como as diretrizes de imparcialidade do Estevam Pelo Mundo. Em assim sendo, tenho total liberdade e obrigação para com nossos leitores para pontuar, sob a minha ótica, o que acho. Seja para possíveis pontos positivos ou negativos.

QUEM SOU EU?

Lucas Cabral, editor-chefe aqui do EPM para programas de fidelidade, cartões de crédito, pontos, milhas aéreas e afins. Estou aqui precisamente desde meados de maio. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉

Por fim, um grande abraço e até o próximo post!

Lucas Cabral

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Posts Relacionados