OZIRES SILVA 90 ANOS: NOSSA HOMENAGEM A UM DOS MAIORES ÍCONES DA AVIAÇÃO BRASILEIRA

Fala, viajantes! Pois bem, hoje seguiremos com as curiosidades da aviação. Fizemos o mesmo semana passada abordando os filtros HEPA. Se não leu a matéria recomendo a leitura! Entretanto, neste post vamos abordar algo mais leve e nobre. Nossa homenagem a Ozires Silva, um dos maiores ícones da aviação civil brasileira e exemplo de empreendedorismo e realização de sonhos e ideais. 

Hoje é domingo, portanto, nada melhor do que um post deste tipo para turbinarmos nosso conhecimento. Aliás, conhecimento acerca de um grande homem 😉

Ozires Silva - Embraer

POSTS PASSADOS RELACIONADOS A AVIAÇÃO

Como todos nós gostamos muito de avião, esta não é a primeira vez que o assunto aviação vem à tona. Logo, confira abaixo nossos posts passados sobre este belo universo que é a aviação civil:

QUEM FOI OZIRES SILVA – UMA BREVE HISTÓRIA

Nascido na cidade de Bauru, interior do estado de São Paulo, em dia 8 de janeiro de 1931, Ozires Silva foi desde jovem apaixonado por aviação. Ao final da década de 40 foi apresentado à Força Aérea Brasileira – FAB. Em 1948, ingressou na carreira militar e, em 1951, tornou-se oficial aviador.

No ano de 1950, foi criado o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e, em 1958, Silva entrou para o instituto. Formou-se em engenharia aeronáutica em 1962. Após o término da faculdade, foi convidado a participar do Centro Técnico Aeroespacial (CTA).

Já no final da década de 60, fruto de um acaso, deparou-se com a oportunidade de ser o oficial responsável em receber o então presidente do Brasil, Costa e Silva.

Neste encontro, Ozires argumentou como investir na criação de uma empresa de capital misto que produziria todo o tipo de avião. Uma empresa que seria rentável ao país. Pasmem: convenceu o presidente e, nascia ali, o embrião da Embraer. Empresa que transformou-se em motivo de orgulho nacional. 

OZIRES SILVA E A EMBRAER

Oficialmente lançada em 1969, Ozires foi seu primeiro presidente.

Nascia uma empresa com olhar voltado à exportação. Sua primeira venda ao exterior se deu em 1975. Vendeu cinco aviões EMB 110 Bandeirante à Força Aérea Uruguaia e o avião agrícola EMB 200 Ipanema ao ministério da agricultura do Uruguai.

Embraer - Ozires
Primeiro protótipo do EMB Bandeirante 110

Em 1978, a empresa brasileira entrou no mercado americano. Fato este considerado um marco na história da companhia. Nos anos seguintes, começou a atuar na Europa e em outros países.

No ano de 1986, Ozires deixou a liderança da Embraer para assumir a presidência da Petrobras. Ozires Silva foi, igualmente, o primeiro ministro de Infraestrutura do Brasil. Pasta criada no início da década de 90, durante o governo do então presidente Fernando Collor.

Em 1991, volta à empresa que fez nascer.  Quando deixou o Ministério da Infraestrutura, comandou o processo de privatização da Embraer. Este, teve fim em 1994.

Entre os anos de 2000 a 2002 foi o presidente da Varig. Nossa eterna estrela brasileira.

Mesmo não estando mais presente no dia a dia da Embraer, Ozires Silva é um dos principais defensores da parceria entre a multinacional brasileira e a gigante Boeing. 

Ozires Silva em 2018. Crédito de imagem Jornal o Estado de São Paulo

OZIRES SILVA – 90 ANOS E O VOO DO IMPOSSÍVEL

Pois bem, antes de ontem, 8 de janeiro de 2021, Ozires Silva completou 90 anos. Sua história confunde-se com a história da Embraer. Mais do que justo, a empresa lançou em comemoração ao seu patrono um curta-metragem intitulado de O voo do Impossível.

A produção conta, em 14 minutos, a trajetória do garoto que desde menino sonhava fabricar aviões no Brasil.

É um curta, naturalmente, baseado em fatos reais. Conta detalhes da vida de Ozires, o oficial da aeronáutica que dedicou sua vida a um ideal de infância e liderou a criação da Embraer.

De acordo com a Embraer, a escolha pela animação 3D tem o intuito de que a história real tenha um tom divertido e atraente. Por sua vez, a direção do filme aplicou conceitos do cinema clássico na estética visual.

Pois bem, confira o que disse o presidente da Embraer:

“Repleto de mensagens sobre ousadia, perseverança e entusiasmo, a produção em computação gráfica 3D envolve o público de todas as idades pela narrativa lúdica de que sempre vale a pena perseguir os nossos sonhos”,

O VOO DO IMPOSSÍVEL

Confiram abaixo a animação:

CONSIDERAÇÕES

Pois bem, Ozires Silva dispensa apresentações. É um dos maiores nomes da nossa aviação. É graças a sua força empreendedora que naquele encontro, em 1969, com o presidente da República, nasceu a Embraer. Terceira maior fabricante de aeronaves do mundo. Empresa motivo de orgulho para todos nós brasileiros.

Igualmente, Ozires Silva é fonte de inspiração. O garoto que sonhava em construir aviões atravessou as barreiras de um sonho e transformou-o em realidade. É para mim, um exemplo de homem. Integro, pés no chão, empreendedor e de valores morais imensuráveis. Em nome da Equipe EPM rendemos aqui nossas homenagens.

FINALIZANDO

Pois bem, o que você achou deste post? Espero que tenha gostado. De verdade! Já conhecia/ouvido falar acerca de Ozires Silva, grande brasileiro que enche de orgulho nossa pátria verde e amarela? Se sim ou se não, compartilha conosco sua opinião! Ela é sempre bem-vinda!

Igualmente, se ficou alguma dúvida joga sua pergunta lá. Teremos o maior prazer em respondê-lo. E nada de acanhamento, hein? Lembrando que seu feedback é sempre muito importante pra nós!

Pois bem, e agora, para não perder o hábito dos posts que expresso minha opinião particular, vamos deixar uma coisa bem clara: estas são opiniões estritamente minhas. Não reflete a opinião do Estevam, de nenhum outro colunista do portal EPM ou tampouco do Estevam Pelo Mundo como fonte de informação e pesquisa sobre viagens, companhias aéreas, personalidades públicas, hotéis e demais assuntos da mesma natureza. Vamos deixar isso bem claro.

Vamos deixar também uma outra coisa bem clara: todo e qualquer produto ou informação que eu traga além do tópico que eu revise, seja ele um voo em cabine premium, um programa de fidelidade, um lounge ou um hotel, sigo minha própria independência, bem como as diretrizes de imparcialidade do Estevam Pelo Mundo. Em assim sendo, tenho total liberdade e obrigação para com nossos leitores para pontuar, sob a minha ótica, o que acho/acredito.

QUEM SOU EU?

Lucas Cabral, editor-chefe aqui do EPM para programas de fidelidade, cartões de crédito, pontos, milhas aéreas e afins. Estou aqui precisamente desde meados de maio. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉

Por fim, um grande abraço e até o próximo post!

LUCAS CABRAL

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

 

Posts Relacionados