Brasil 60: o que ver e fazer em Florianópolis (SC)

Fala, viajante! Tudo bem com vocês? Dando seguimento aos nossos passeios pela região Sul do país, o projeto Brasil 60 agora desembarca em Florianópolis, em Santa Catarina. Foi uma viagem incrível e eu vou contar tudo pra vocês neste post.

Lembrando que o Brasil 60 é o meu novo projeto, onde eu vou visitar 60 destinos brasileiros e registrar tudo em vídeo e em posts aqui no blog para vocês acompanharem tudinho. A New Trip está comigo nesta aventura, claro!!

Aliás, quero agradecer muito o pessoal da NewTrip que me recebeu com todo o carinho em sua sede, que fica pertinho de Floripa, em Criciúma. Se não fosse empresas como a NewTrip acreditarem no meu trabalho, não seria possível fazer este blog e este projeto lindo que é o Brasil 60.

A NewTrip é responsável pela emissão de todos os bilhetes deste projeto, que vai passar por 60 destinos brasileiros. Por isso, muito obrigada a equipe NewTrip por toda a parceria e por proporcionarem viagens maravilhosas para mim e para todos os seus clientes.

Você pode ver minha viagem pela capital de Santa Catarina neste vídeo aqui:

Dica para quem visita Florianópolis

Uma dica para quem vai passar uns dias em Floripa é se planejar. A ilha é muito grande e as coisas espalhadas, por isso, escolher um local estratégico para ficar é essencial. Eu gosto muito de ficar no centro da ilha, onde ficam 90% de tudo o que tem pra ver na cidade. A parte continental de Florianópolis não tem quase nada. Por isso, sempre fico na área central da Ilha da Magia.

FLORIANÓPOLIS É O DESTINO NACIONAL MAIS DESEJADO PELOS BRASILEIROS

Você sabe por que Florianópolis tem esse nome?

Você sabia que antes de ser Florianópolis a ilha, fundada em 1726, se chamava Nossa Senhora do Desterro? Foi somente em 1894 que a ilha mudou o nome de Desterro para Florianópolis, que significa “cidade de Floriano”, em homenagem ao então presidente da República, marechal Floriano Peixoto. E hoje, ela é conhecida carinhosamente de Floripa.

O que visitar:

Ponte Hercílio Luz

Florianópolis-Brasil-60

A Ponte Hercílio Luz é o cartão postal mais famoso da cidade. É um patrimônio histórico, artístico e arquitetônico de Florianópolis, com tombamento em três níveis: municipal, estadual e federal. Depois de 29 anos fechada e uma revitalização completa, foi reaberta no final de 2019. No Mirante da Ponte temos a melhor vista da estrutura metálica e a vista mais bonita da cidade.

Catedral Metropolitana

Construída em 1773, em estilo neoclássico, a catedral foi tombada em 1908 como patrimônio histórico. De dentro do alpendre central ainda se vê a bela portada de cantaria da primeira construção, que remonta aos anos de 1673.

Praça XV de Novembro

Esta praça ficou famosa por conta de uma figueira enorme que está plantada ali. Esta figueira centenária é um marco desta praça. Diz a lenda local que quem der sete voltas em torno da árvore, achará o amor da sua vida. Funciona mesmo, sou prova viva disso!

Palácio Cruz e Sousa

Bem ao lado da praça fica o Palácio Cruz e Sousa, que por décadas serviu de sede do governo do estado, e foi tombado como patrimônio histórico. Atualmente, abriga o Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), que guarda a história do palácio, além de peças e mobílias originais da época.

Comércio Central

Passear pelos calçadões e ruas do comércio local é uma excelente oportunidade de fazer compras que valem a pena. Tem de tudo e para todos os gostos e bolsos. As maiores e mais populares são a Rua Felipe Schmidt e Rua Conselheiro Mafra.

Largo da Alfândega

Neste momento, a alfândega está sendo restaurada e há tapumes em seu entono. Mas vale comentar que no Largo da Alfândega acontecem diversas feiras, tanto de frutas quanto de artesanato, além de muitos encontros culturais. Aliás, as “rendas de bilro”, vendidas nestas feirinhas, são consideradas uma tradição do artesanato local e fazem parte da história da cidade.

Mercado Público

Ao lado do Largo da Alfândega fica o Mercado Público, construído em 1898 após a construção anterior – que perdurou por 45 anos – ter sido demolida em 1896. O prédio do mercado está super preservado e por lá, há dezenas de lojas, bares e restaurantes. O local está sempre movimentado e é um ponto de encontro famoso da cidade.

Florianópolis-Brasil-60

Rua Vidal Ramos

Uma das ruas mais icônica e histórica da cidade. Hoje ela possui várias lojas e comércio, mas antigamente esta rua foi muito importante para ligar Floripa ao litoral.

Praias

Florianópolis-Brasil-60

Por ser uma ilha, Florianópolis tem muitas praias. Dizem que são mais de cem!!! Impossível falar de todas elas, mas vou citar as mais conhecidas:

Praia da Joaquina – famosa pelas suas dunas, onde pessoas fazem sandboard e esquibunda. Praia Mole – do ladinho da Joaquina é uma bala praia e que recebe muitos turistas LGBT.
Praia da Barra da Lagoa – com bela paisagem, é perfeita para quem procura tranquilidade.
Praia da Galheta – semideserta é ideal para quem gosta de nudismo.
Praia do Moçambique – para relaxar e curtir a natureza.
Praia do Santinho – muito frequentada por surfistas.
Praia Brava – tem diversos hotéis e restaurantes.
Praia dos Ingleses – no verão a praia fica lotada de turistas estrangeiros.
Praia da Lagoinha – ideal para família porque tem águas mornas e tranquilas.
Praia de Jurerê – lugar sofisticado que atrai muitos turistas.
Praia do Forte – a principal atração é a fortaleza construída em 1740.
Ilha do Campeche – a ilha fica na praia de mesmo nome e é protegida por ter inscrições rupestres no local.

Lagoa da Conceição

Nem só de praia vive Floripa, minha gente. Bem no meio da ilha tem a Lagoa da Conceição, que é muito frequentada por quem curte esportes aquáticos. Além disso, a lagoa é cercada de bares e restaurantes.

Santo Antônio de Lisboa

Florianópolis-Brasil-60

Povoado pequenininho e super charmoso, bem histórico e pitoresco, que tem sua formação com imigrantes dos Açores – por isso, as casinhas tem um estilo português único. Ah, dizem também que deste povoado podemos ver pôr do sol mais bonito da cidade. Eu não vi, porque no dia que fui estava nublado!

Costa da Lagoa

Se não rolar o pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa, você pode tentar outro dia ver o pôr do sol na costa da lagoa. Basta pegar um barquinho – que antes custava baratinho, mas agora tem que alugar um particular por R$ 50 – e ir para esta comunidade de pescadores que vive na beira da lagoa. Vale muito a pena passar uma tarde no local. Mas eu dei azar de novo e não vi pôr do sol nenhum!

Aliás, dei azar duas vezes! Isso porque o barqueiro que nos levou neste passeio resolveu fazer uma sacanagem com a gente. Olha lá no vídeo essa história direitinho. Minha dica é: fique atento aos serviços contratados para passeios em lugares de difícil acesso. Tenha sempre o telefone de alguém ou uma empresa séria que possa te tirar de uma enrascada!!!!

Onde comer

Layback Park – várias barraquinhas que servem diferentes tipos de comidinhas e, no fundo, tem até uma pista de skate.
Restaurante Seu Antônio – a vibe do local é uma delícia, assim como as comidas. Eu pedi um macarrão negro com frutos do mar divino!
Restaurante Rosso – tem frutos do mar deliciosos e vale a pena conferir.
Restaurante Pargus – estilo beach pub e bem famoso em Floripa.
Fairyland Cupcakes – a decoração é linda e os doces são maravilhosos.
Bar Books & Beers – para quem gosta de cerveja, tem vários tipos.

Florianópolis-Brasil-60

Florianópolis-Brasil-60

Florianópolis-Brasil-60

Onde ficar

Hotel Intercity – além de ser bem central, que facilita a locomoção, tem tudo o que você precisa por perto como bares e restaurantes, lojas, farmácias e muito mais.

Um dos motivos pelo qual escolhi este Intercity Hotel é a vista, que é uma das mais lindas da cidade de Florianópolis, bem em frente a Ponte Hercílio Luz. Além disso, o meu quarto era enorme, com sala e todas as comodidades que todo viajante precisa. Sem falar nas boas-vindas que eu recebi, foi show! Obrigada, Intercity!

Intercity-Brasil-60

Intercity-Brasil-60

Intercity-Brasil-60

Intercity-Brasil-60

 

Veja mais fotos de Floripa:

É isso, viajante! O terceiro destino do nosso Brasil 60 já foi. Passear por Florianópolis foi muito divertido. Quero agradecer os viajantes de Floripa, que deixaram cartinhas e presentinhos na recepção do meu hotel. Vocês são ótimos! E se não fosse vocês, nada disso seria possível!

Agora preciso me preparar para meu próximo destino. Vocês já sabem qual é? Comenta aqui embaixo deste post. E pra não perder nenhuma novidade, entra agora no YouTube e siga meu canal para ficar por dentro do projeto Brasil 60! Lá tem todas as minhas viagens e milhares de dicas pra você viajar mais e melhor!

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

 

 

 

Posts Relacionados