Brasil 60: Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Olá, viajante! Tudo bem com vocês? Eu estou feliz da vida porque depois de meses trancado dentro de casa eu fiz a minha primeira viagem!!!! Uhuu!!!! E não foi uma viagem qualquer, não. Foi a primeira de uma série de 60 viagens que eu vou fazer pelo país. É o Brasil 60, minha gente!!

Para quem ainda não sabe (ai, ai, gente!) este é o meu novo projeto, chamado Brasil 60 – onde eu vou visitar 60 destinos brasileiros e registrar tudo em vídeo e em posts aqui no blog para vocês acompanharem tudinho. A New Trip está comigo nesta aventura, claro!!

A minha jornada começou em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Aliás, você sabe por que a capital tem este nome?

Aliás, aproveita e já vê meu primeiro vídeo aqui:

Porto Alegre

A cidade foi fundada em 1772, primeiramente com o nome de São Francisco do Porto dos Casais. Aliás, este nome se deve porque 60 casais dos Açores (Portugal) vieram para a cidade e aqui se estabeleceram. Em 1773 a cidade se tornou capital do Rio Grande do Sul e somente anos depois, dizem que por conta da alegria dos gaúchos, São Francisco do Porto dos Casais se transformou em Porto Alegre. Mas esta é apenas uma das histórias que os gaúchos contam sobre o nome da capital. No meu vídeo eu contou outras histórias também muito interessante. Confere, lá!

Lugares para conhecer em POA:

Parque Moinhos de Vento

É um dos parques mais conhecidos da cidade e é carinhosamente chamado de Parcão. O lugar é muito verde e tem até um lago que confere um sossego gostoso de curtir. O parque é bem legal porque tem brinquedo para as crianças, além de quadras e aparelhos de ginastica. É diversão para todas as idades.

Rua 24 de Outubro

Uma das principais ruas residenciais e comerciais de POA e fica bem ao lado fica a Rua Padre Chagas, onde a galera ferve à noite nos bares e restaurantes. Mas lembre-se da pandemia, gente. Não pode aglomerar. Vamos ferver, mas com todo cuidado, certo?

Rua Gonçalo de Carvalho

Foi eleita a rua mais bonita do mundo. Mas será que é mesmo? Bom, eu conto melhor essa história lá no meu vídeo, que você pode ver neste post. Mas eu confesso que a rua é mesmo muito bonita, isso porque ela é toda de paralelepípedo e as árvores das calçadas formam um corredor verde lindo e muito agradável.

O problema é que essas arvores estavam sendo ameaçadas de serem retiradas do local. Aí, uma campanha na internet mobilizou a população da cidade para sua conservação e deu tudo tão certo que a prefeitura tombou a rua como Patrimônio Ambiental. Legal, né, viajante! Preservação é importantíssimo e uma rua linda dessas não podia perder o seu principal charme.

Casa de Cultura Mário Quintana

Brasil-60

Apesar de ser natural de alegrete, o famoso escritor Mário Quintana adotou Porto Alegre como sua cidade do coração. A Casa de Cultura fica no prédio do antigo hotel Majestic, onde o escritor morou por 12 anos.  Local era o que tinha de mais chique em hospedagem da cidade na época e recebeu personalidades em seus aposentos. Só mais tarde o hotel veio a se tornar um dos centros culturais mais completos do país. Não deixe de visitar o café que fica no último andar do prédio, além de coisas deliciosas tem uma vista linda. Informações sobre o espaço cultural e o café: www.ccmq.com.br.

Orla do Gasômetro
Brasil-60
Alô Brasil 60, a orla tem um pôr do sol lindo!!!

São 5 km de orla totalmente revitalizada que vai desde o Centro Cultural Usina do Gasômetro até o estádio Beira Rio. O Gasômetro já foi uma usina de gás de Porto Alegre, mas em 1991 se tronou um centro cultural com diversas opções de lazer e entretenimento. O estádio fica às margens da orla do Guaíba, a praia dos gaúchos. A orla é linda e tem um pôr do sol incrível, muita gente se junta ali para ver o espetáculo.

Escadaria 24 de Maio

Localizada bem no centro histórico da cidade, esta escada é toda decorada com ladrilhos coloridos e cheios de mensagens. É um belo local para visitar e fotografar, considerado um dos cartões postais de POA.

Mercadão de Porto Alegre

Brasil-60

Fica super perto da Casa de Cultura Mário Quintana, cerca de 600 metros e dá pra ir a pé. Eu adoro visitar os mercadões das cidades, porque ele guarda muito da história e dos costumes de quem vive nesta cidade. No caso de Porto Alegre, você pode experimentar muitas coisas típicas e da região, além de coisas diferentes e até mesmo de outros estados e países.

Infelizmente, em 2013, o segundo andar do mercadão pegou fogo e, apesar do teto ter sido restaurado, ele ainda não está totalmente finalizado – o que diminuiu a capacidade do local. Aliás, a sacado do segundo andar tem uma vista muito legal para um pátio que antes ficava muitas mesas ao ar livre. Hoje, por conta da pandemia, as mesas estão recolhidas. Ainda assim, o lugar é lindo e vale muito a pena uma visita para conhecer mais dos hábitos e costumes do gaúcho.

Parque da Redenção ou Parque Farroupilha

O parque é um símbolo da luta dos gaúchos. Isso porque em 1884, o estado foi o primeiro a abolir a escravidão no Brasil. Anos mais tarde o estado lutou mais uma vez por liberdade, desta vez na Guerra dos Farrapos contra a Coroa Portuguesa. Por isso, o parque é conhecido pelos dois nomes, foi batizado de Parque da Redenção e mais tarde foi rebatizado de Parque Farroupilha.

Porto Alegre possui 9 parques urbanos, este é o segundo maior e o mais querido da cidade. Com certeza por sua história de luta, que emociona gaúchos e visitantes. Vale a visita! Vale mencionar que aqui também é palco de manifestações e protestos. Tudo a ver a com sua história, não é mesmo?

Catedral Metropolitana

Brasil-60

Símbolo da cidade, esta catedral de estilo renascentista demorou muitos anos para ser construída (de 1920 a 1986). Sua cúpula de bronze tem 65 metros de altura é o um dos principais destaques da sua fachada, que ainda conta com murais religiosos belíssimos.

Onde comer:

Restaurante Naval – fica dentro do Mercadão é serve comida boa e farta, um verdadeiro banquete.

Restaurante 360 – uma verdadeira obra de arte e que serve sobremesas deliciosas, além de ter um cardápio bem diversificado.

Urban Farmacy – restaurante vegano que serve várias comidinhas gostosas e saudáveis.

Agridoce Café – local ideal para um café no final da tarde e um belo pedaço de bolo, uma delícia!

Fold Pizza – conceito de pizzaria nova iorquina, onde se come um belo pedaço de pizza com as mãos e ainda leva um drink take away para a balada.

Brasil-60
Neste Brasil 60 eu vou comer muita coisa boa, escuta o que eu tô dizendo!

Onde se divertir a noite:

Avenida Nova York

Esta avenida é o point de Porto Alegre a noite. É por ali que o agito acontece. Tem muitos bares e restaurantes, com mesinhas ao ar livre e muita gente bonita.

Onde se hospedar:

Eu fiquei no Sheraton Porto Alegre Hotel, que é um super hotel e muito bem localizado. Aliás, esta dica vale para todos os destinos do mundo, estar em um hotel bem localizado é pura exaltação, viajante! Afinal, é tudo de bom ficar pertinho de tudo e com fácil locomoção.

Brasil-60

No meu caso, aqui em Porto Alegre, fiquei no Sheraton que está em uma das principais ruas da cidade, bem de frente para o Parcão. A vista é maravilhosa e a localização me permitiu conhecer um monte de coisas a pé mesmo.

Nem preciso dizer que meu quarto era excelente e o café da manhã deles é maravilhoso e vale dizer que o restaurante do Sheraton está tomando todas as medidas preventivas de higiene para garantir a segurança de seus hóspedes.

Aliás, beijo para a equipe do Sheraton que foi ótima durante a minha estadia em POA e em todos os lugares do mundo por onde já me hospedei com eles!

Veja mais algumas fotos de POA:

Brasil-60-POA Brasil-60-POA

Brasil-60-POA

Brasil-60-POA

Brasil-60-POA

Viajante, espero que vocês tenham gostado de todas as dicas que eu dei desta belíssima capital gaúcha, nossa primeira cidade do novo projeto Brasil 60. Mas Porto Alegre tem muito mais coisas para se ver e conhecer. Por isso, não deixa esta cidade fora da sua lista de viagens.

Vale lembra que Porto Alegre é a porta de entrada da Serra Gaúcha, meu próximo destino no Brasil 60. Fique ligado e não deixe conferir os meus novos vídeos no canal do Youtube.

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

 

Posts Relacionados