4 praias do norte da Bahia para conhecer no verão

Bahia

No Nordeste brasileiro dá para aproveitar praias praticamente o ano inteiro, mas a experiência ideal é visitar os espetáculos naturais dessa região durante o verão. Com garantia de temperaturas altas e céu sem nuvens, colocar a Bahia na lista de destinos para visitar vale a pena!

Com a facilidade de estarem localizadas perto de Salvador, trago neste texto quatro praias ao norte da capital baiana que são possíveis de visitar em uma mesma viagem. Além de serem garantias de boas opções para aproveitar os períodos mais quentes no Brasil.

Barra do Jacuípe

Rio Jacuípe-Bahia
Encontro do Rio Jacuípe com o mar

Localizada a 50 km ao norte de Salvador, Barra do Jacuípe pertence ao município de Camaçari e oferece um pouco mais de água salgada e ondas. Isso porque o Rio Jacuípe desemboca justamente nesse local, formando uma foz muito frequentada por moradores e visitantes.

Nesse local, é possível aproveitar tanto a área do rio, que é próprio para banho, quanto a praia poucos metros depois. Ou ainda, desfrutar das piscinas naturais onde as duas águas se encontram, além de aproveitar a paisagem dos coqueirais.

Em Barra do Jacuípe há algumas pequenas barracas que oferecem cadeiras e sombreiros, inclusive nas beiradas da água, para quem quiser sombra e água fresca ao mesmo tempo durante o verão.

Entretanto, apesar do lugar valer a visita, as estruturas não são ideias para quem gosta de passar o dia. Mas, tudo bem! Por que próximo desse lugar tem outra praia que vale o passeio e oferece mais comodidade para quem quiser se hospedar e passar a noite.

Arembepe

Arembepe-Bahia
Arembepe tem praias acessíveis para todos os gostos

Esta vila também pertencente a Camaçari, que fica pouco mais de 10 km de distância de Barra do Jacuípe. Ela possui um centro movimentado, maior número de hospedagens e com boas estruturas para quem quer passar mais tempo no litoral da Bahia.

Para aproveitar Arembepe, você pode ficar nas praias dentro da própria vila, que costumam ser mais cheias ou ir para as imediações. Para quem não se incomoda de fazer caminhadas na areia e busca mais tranquilidade, vale se distanciar um pouco e encontrar faixas de areia mais calmas.

Guarajuba

Guarajuba tem uma ótima estrutura para alimentação e hospedagem

A 60 km de Salvador, Guarajuba também é uma excelente opção para o litoral do Nordeste e definitivamente um lugar que é a cara das férias de verão. Assim como Arembepe, ela é perfeita para quem também pretende passar mais tempo e procurar hospedagem para algumas noites.

Nos últimos anos, esta região ganhou muita valorização não só do turismo, mas também das pessoas que moram em Salvador e na região metropolitana e passaram a utilizar Guarajuba como destino de férias e casas de praias.

Consequentemente, dos locais já citados, esse é também o que tem mais movimento e fluxo de pessoas.

Entretanto, Guarajuba é um dos lugares mais bonitos e onde estão as melhores estruturas de barracas de praia para quem gosta de passar o dia e, comer no próprio local em que aproveita o mar.

Itacimirim

Itacimirim é praia para quem busca total tranquilidade

6 km mais adiante de Guarajuba está localizada Itacimirim. O lugar é ideal para quem gosta de um pedacinho de areia para curtir a praia com tranquilidade e sem muitas pessoas por perto.

A paz de Itacimirim é por ela ser majoritariamente uma praia em área residencial e, mesmo no verão, não possui tanto movimento quanto as outras. Para quem está apenas visitando e conhecendo o litoral baiano, ela acaba não tendo muita diversidade para alimentação e acomodação, apesar de valer a visita.

A recomendação é que quem tem interesse de adicionar um ponto a mais no roteiro de praias da Bahia, dívida o dia entre Arembepe e acrescente uma parada em Itacimirim na lista.

É claro que, a depender de quantos dias e qual o objetivo da sua viagem, você pode escolher quais valem a mais a pena visitar. Ou quem sabe, pode acrescentar todas na lista e um pouco mais! Bem perto delas também está Praia do Forte, que possui além das praias, várias opções do que fazer para os visitantes.

Independente dos seus planos para o verão, o litoral do Nordeste sempre tem opções para aproveitar o calor. E se tiver planejando ir para Bahia, tenha certeza que encontrará uma praia coladinha na outra para você conhecer quantas quiser durante a viagem.

 

Por Milena Lopes

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

 

Posts Relacionados