Hospedagem: qual a diferença entre cada tipo?

hospedagem-Hotel
Vejas as diferenças de cada tipo de hospedagem

Olá, Viajante!!!! Quando você vai viajar precisa escolher para onde vai, quanto tempo vai ficar e onde vai se hospedar. No caso da hospedagem, você pode escolher entre um resort all inclusive ou quem sabe um hostel, certo? Mas você sabe quais são os tipos de meios de hospedagem que existem e quais as suas diferenças? Afinal, são essas características que farão você decidir qual é a melhor opção para as suas férias, não é mesmo?

Em primeiro lugar, é bom que você saiba que são muitas opções, e cada uma delas tem o perfil ideal para cada tipo de viajante e estilo de viagem. Aliás, aqui no Brasil temos o Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), uma regulamentação que estabelece a diferença entre cada tipo de hospedagem, seus serviços e o que caracteriza cada uma delas. Vamos conhecer cada um deles, viajante?

HOTEL

O hotel é um estabelecimento que oferece alojamento temporário em unidades individuais e de uso exclusivo do hóspede, com ou sem alimentação. Precisa oferecer ainda acessível 24 horas por dia e, a cobrança deve ser diária ou de acordo com o tempo de estadia (pacotes). Neste caso é comum que o hospede tenha algum tipo de benefício, que podem ser descontos, por exemplo.

O hotel pode ter classificação de 1 até 5 estrelas. Cada estrela significa que o hotel atendeu uma determinada série de requisitos adicionais e subiu de categoria. Por exemplo, o hotel de categoria uma estrela deve atender a requisitos mínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade. Já um hotel 5 estrelas, por exemplo, deve oferecer uma lista de requisitos obrigatórios:

– Serviço de recepção aberto por 24 horas
– Serviço de mensageiro no período de 24 horas
– Café da manhã nas UH
– Secador de cabelo a disposição sob pedido
– Serviço de lavanderia
– Televisão em 100% das UH
– Canais de TV por assinatura em 100% das UH
– Acesso à internet nas áreas sociais e nas UH
– Serviço de facilidades de escritório virtual
– Restaurante
– Mínimo de seis serviços acessórios oferecidos em instalações no próprio hotel (por exemplo: salão de beleza, baby-sitter, venda de jornais e revistas, farmácia, loja de conveniência, locação de automóveis, reserva em espetáculos, agência de turismo, transporte especial, etc)
– Muitos outros…

RESORT

resort cana brava

O resort segue basicamente as mesmas características do hotel, porém sua classificação já começa em 4 estrelas, podendo chegar a 5. Isso porque oferece outros tipos de opções para lazer e entretenimento como serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento. Os resorts são conhecidos como destinos completos, com opções para toda família.

O resort de categoria quatro estrelas deve atender a requisitos mínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade. Para a categoria cinco estrelas, deve atender a uma série de requisitos adicionais que diferenciam as categorias entre si. Um resort 5 estrelas, por exemplo, deve oferecer uma lista de requisitos obrigatórios:

– Colchões das camas com dimensões superiores ao padrão nacional
– Facilidades para bebês
– Room service 24 horas
– Acesso à internet nas áreas sociais e nas UH
– Três tipos de piscina, no mínimo
– Serviço de guest relation/concierge
– Três Restaurantes, no mínimo, com cardápios diferentes
– Serviço à la carte no restaurante
– Cardápio com cozinha regional ou típica em um dos restaurantes
– Preparação de dietas especiais (vegetariana, hipocalórica, etc)
– Três Bares, no mínimo
– Muitos outros…

Resort All Inclusive

Dentro da categoria de resorts não podemos deixar de citar os que possuem sistema all inclusive. O conceito é o mesmo dos resorts acima, com toda infraestrutura. A diferença é que no sistema all inclusive temos pensão completa, ou seja, todas as refeições estão incluídas na estadia. Em alguns casos, até mesmo os restaurantes temáticos e de especialidades estão neste pacote. Na minha opinião é a melhor opção, tanto para quem viaja em família, quanto para quem não quer ter gastos extras ao longo da viagem.

POUSADA

A pousada deve ser uma construção horizontal com no máximo 30 quartos e 90 leitos. Entre os serviços básicos estão recepção e alimentação, além da hospedagem. O local pode contar com chalés ou bangalôs. No entanto, sua principal característica é oferecer um bom custo-benefício e sua classificação também vai de 1 a 5 estrelas. A pousada de categoria uma estrela deve atender a requisitos mínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade. Já uma pousada 5 estrelas, por exemplo, deve oferecer uma lista de requisitos obrigatórios:

– Quatro amenidades, no mínimo, em 100% das UH
– Berço para bebês, a pedido
– Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de – mamadeiras e comidas, etc)
– Café da manhã no quarto
– Sala de estar com televisão
– Espaço para leitura
– Piscina
– Salão de jogos
– Instalações para recreação de crianças
– Bar
– Restaurante
– Serviço à la carte no restaurante
– Área de estacionamento
– Muitos outros…

CAMA E CAFÉ

Esta classificação é bem recente e surgiu com o crescimento de hospedagens compartilhadas e oferecidas por aplicativos, como Airbnb, por exemplo. Neste caso, entram os mais variados tipos de estabelecimentos, como casas, apartamentos e chalés. No entanto, podem ter no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o possuidor do estabelecimento resida. Sua classificação é de 1 a 4 estrelas (máximo). Uma hospedagem cama e café 4 estrelas, por exemplo, deve oferecer uma lista de requisitos obrigatórios:

– O anfitrião deve ser acessível por telefone durante 24 horas
– Serviço de cofre em 100% das UH para guarda dos valores dos hóspedes
– Banheiro privativo com 2 m²
– Serviço de lavanderia
– Sala de estar com televisão
– Acesso à internet nas áreas sociais
– Disponibilização de computador portátil com acesso à internet, a pedido
– Café da manhã básico + 01 suco + 5 itens opcionais
– Outros…

HOTEL FAZENDA

Este tipo de hospedagem precisa estar localizado em ambiente rural, que ofereça entretenimento e vivência do campo. Além disso, deve ser dotado de valorização ambiental. O hotel fazendo não é apenas um local com um espaço verde, preciso de outros itens para que um hotel seja caraterizado desta forma. Como por exemplo, conter estruturas antigas e originais, exploração e atividades tipicamente rurais, como a agropecuária e a agricultura. Sua classificação vai de 1 a 5 estrelas. Uma pousada 5 estrelas, por exemplo, deve oferecer uma lista de requisitos obrigatórios:

– Culturas diversas (pomar, horta, flores, etc)
– Instalações para criação de animais (piscicultura, caprinocultura, bovinocultura, avicultura, etc)
– Instalações para beneficiamento de produtos agropecuários
– Trilhas demarcadas (para caminhada, observação de pássaros, etc)
– Oferecer serviços típicos (cavalgada, focagem, observação de pássaros, passeios de carroça, ciclismo, observação da fauna e flora, participação em colheitas, ordenhas e trato de animais, etc)
– Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
– Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade e para geração de trabalho e renda para a comunidade local
– Outros…

HOTEL HISTÓRICO

Copacabana Palace

Este tipo de hotel deve estar instalado em edificação preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de importância reconhecida. Entende-se como fatos histórico-culturais aqueles tidos como relevantes pela memória popular, independentemente de quando ocorreram, podendo o reconhecimento ser formal por parte do Estado brasileiro, ou informal, com base no conhecimento popular ou em estudos acadêmicos. Um Hotel Histórico começa na categoria de 3 estrelas e pode chegar a 5. Um Hotel Histórico 5 estrelas, por exemplo, deve oferecer uma lista de requisitos obrigatórios:

– Serviço de recepção aberto por 24 horas
– Serviço de guest relation/concierge
– Área útil da UH, exceto banheiro, com no mínimo 17 m²
– Banheiros com 4 m²
– Oito amenidades, no mínimo, em 100% das UH
– Café da manhã no quarto
– Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 24 horas
– Cama com colchões com dimensões superiores ao padrão nacional
– Acesso à internet em 100% das UH
– Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar
– Preparação de dietas especiais (por exemplo: vegetariana, hipocalórica, etc.)
– Restaurante
– Serviço à la carte no restaurante
– Área de estacionamento
– Serviço de manobrista 24 horas
– Outros…

FLAT/APART-HOTEL

Este tipo de hospedagem deve ser constituído por unidades habitacionais que disponham de dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada. Além disso, devem estar em edifício com administração e comercialização integradas, que possua serviço de recepção, limpeza e arrumação. Sua categorização começa em 3 estrelas e pode chegar a 5.

– Área útil das UH com no mínimo 39 m²
– Quartos com no mínimo 15 m²
– Banheiro nas UH com no mínimo 4 m²
– Room service 24 horas
– Serviço de lavanderia
– Televisão em 100% das UH
– Canais de TV por assinatura em 100% das UH
– Acesso à internet nas áreas sociais e em 100% das UH
– Mesa de trabalho, com cadeira, iluminação própria, ponto de energia e telefone, possibilitando o uso de aparelhos eletrônicos pessoais
– Eletrodomésticos básicos para a cozinha
– Restaurante
– Bar
– Área de estacionamento com serviço de manobrista
– Mínimo de três serviços acessórios oferecidos em instalações no próprio hotel (por exemplo: salão de beleza, baby-sitter, venda de jornais e revistas, farmácia, loja de conveniência, locação de automóveis, reserva em espetáculos, agência de turismo, transporte especial, etc)
– Outros…

HOSTEL

hospedagem-hostel

Apesar de não estar classificado dentro da regulamentação do SBClass, este é um tipo de hospedagem bastante popular. Principalmente entre os jovens. São opções mais acessíveis financeiramente. Possuem quartos e banheiros coletivos, podendo ter ou não divisão por sexo. Além disso, muitos estabelecimentos oferecem dependências privativas. Com excelente custo-benefício podem ser uma ótima opção para quem quer economizar bastante. O HostelWorld e o Hostelling International são uma das principais plataformas deste tipo de hospedagem, com centenas de estabelecimentos credenciados no Brasil e no mundo.  Como não há uma classificação oficial, não podemos dizer o que é preciso que eles tenham. Por isso, o ideal é buscar em cada estabelecimento o que eles oferecem e ver se atendem as suas necessidades.

Conheça 5 hostels no Rio de Janeiro

Então, viajante, agora que você já sabe as diferenças, basta escolher o destino e a hospedagem e se divertir muito na sua viagem! Conta aqui nos comentários quais os seus planos?

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

 

Posts Relacionados