Curitiba: o que conhecer na capital do Paraná

Ópera de Arame-Curitiba

Curitiba, assim como todos os cantos do Brasil, tem marcas muito presentes da riqueza cultural do país. Passear pela capital do Paraná é uma experiência completa de enxergar a influência dos costumes, tradições e construções com influência de diversos povos.

Alguns dos principais pontos da cidade são imprescindíveis para ter uma viagem que aproxime você da Região Sul. Mas, para além de indicar eles, vou contar o que alguns desses locais turísticos de Curitiba reservam de histórico para quem vai visitar este destino!

Bosque Alemão

O Bosque Alemão tem uma trilha bem interessante que vale colocar no roteiro na sua visita a Curitiba. Iniciando o trajeto no Oratório de Bach, a estrutura de ponte e escada em madeira oferece uma vista incrível para a capital paranaense.

Curitiba-Paraná
Escadaria no Oratório de Bach que leva ao início da trilha

Quando a trilha se inicia, a experiência não é apenas de caminhar entre uma área verde belíssima. Também é possível durante o passeio ir lendo sobre a original história de João e Maria, escrita pelos Irmãos Grimm. Ao longo do percurso, há pequenas estruturas com pequenos textos que vão narrando o conto, o que atrai muitas famílias a fazerem a caminhada com crianças.

Para o público infantil, o Bosque Alemão tem durante a trilha a Casa da Bruxa, que na verdade é uma mini biblioteca para leitura e narração de histórias.

O trajeto se encerra em um dos cartões postais de Curitiba, a fachada da Casa Milla. A obra faz referência às fachadas de típicas casas alemãs, que, inclusive, são comuns de vermos na cidade.

Parque Tanguá

Curitiba-Paraná
Entrada do Parque Tanguá

Não só a entrada do Parque Tanguá é um cartão postal de Curitiba, como também visitar o lugar – seja durante o dia ou no fim da tarde – que acrescenta paisagens incríveis ao passeio.

Admirar a vista da cidade, a partir do monumento principal, nos horários de pôr do sol, é um espetáculo. Mas para quem visita o lugar durante o dia, também não perde a chance de ficar admirando os jardins e a cachoeira do local.

Vale a pena uma tarde no Parque Tanguá para aproveitar um pouco de tudo com tranquilidade, até porque, o local possui um estabelecimento onde você pode admirar a paisagem enquanto come ou bebe.

Ópera de Arame

Curitiba-Paraná
Espaço de eventos culturais e artísticos de Curitiba

A Ópera de Arame é um teatro quase todo em material metálico e vidro, que fica no Parque das Pedreiras, junto da Pedreira Paulo Leminski. A construção é suspensa sobre um lago artificial e funciona normalmente recebendo eventos de cultura e arte.

Apesar da possibilidade de fazer a visita durante o dia, a experiência na Ópera de Arame é ainda melhor a noite. Isso porque sendo um espaço para eventos, para além de conhecer a obra arquitetônica, vale aproveitar a ida para assistir um show, drive-in ou outra apresentação que estiver acontecendo.

Memorial Ucraniano

Curitiba-Paraná
Entrada do Memorial Ucraniano em Curitiba

Localizado no Parque Tingui, que é uma enorme reserva área verde às margens do Rio Barigui, o Memorial Ucraniano é uma de suas principais atrações para os visitantes.

Construído no formato de uma igreja ortodoxa, o local é uma homenagem aos imigrantes que chegaram do país no século 19 e se estabeleceram no Brasil.

Além da história sobre a vinda dos ucranianos, o Memorial também possui um belo jardim na sua entrada e uma coleção de pêssankas – os ovos pintados artesanalmente, seguindo a tradição dos povos eslavos.

O que visitar no centro de Curitiba

Não menos importante, reservar um dia para o centro de Curitiba também é imprescindível na viagem, já que, por exemplo, não se pode visitar a cidade e não conhecer o Jardim Botânico. A experiência de caminhar 200 metros pelos jardins inspirados nos franceses e conhecer a estufa de vidro é tão maravilhosa quanto nas fotos!

Curitiba-Paraná
O Jardim Botânico é o principal cartão postal de Curitiba

Principal cartão postal da cidade, a estufa de vidro tem referências do Palácio de Cristal de Londres e abriga uma diversidade de espécies da fauna nacional.

Próximo ao centro de Curitiba há também dois famosos museus que podem entrar no roteiro de visitas. Um deles é o Museu do Holocausto, que preserva itens, fotografias e vídeos de pessoas que sofreram perseguição durante a Segunda Guerra Mundial. O outro é o Museu Oscar Niemeyer, um museu de arte que expõe obras nacionais e internacionais. O local leva o nome do artista brasileiro que foi responsável pelo projeto do local.

Ir a Curitiba e voltar para casa sem conhecer um pouco mais sobre história e a influência de diversas culturas do mundo é impossível! A cidade oferece, de um jeito ou de outro, algum local que chama o interesse de qualquer viajante e merece bastante tempo para apreciar tudo com tempo.

Mas vale ressaltar que não só Curitiba, como outras regiões do Paraná são espetaculares para colocar nos planos de viagens. Fazer um passeio de trem da capital paranaense até a cidade de Morretes é uma experiência fantástica, que você pode conferir no vídeo do Estevam! Outra opção é conhecer Foz do Iguaçu e você pode conferir um roteiro do que fazer por lá aqui no blog!

Por: Milena Lopes

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Posts Relacionados