Em Portugal não se come só bacalhau!

O que comer em Portugal? É impossível não pensar no bacalhau, mas a gastronomia portuguesa vai além disso e conta com algumas comidas exóticas.

Sou Juliana Molinari, criadora do @quevoceviaje, e vou por meio deste post te mostrar que Portugal pode surpreender seu paladar!

QUEM SOU EU?

As bochechas de porco, os caracóis, as enguias, o arroz de cabidela e a morcela fazem parte de uma lista de pratos diferenciados da culinária de Portugal. Mas, hoje quero falar, especificamente, da iguaria da foto aí embaixo!

Gastronomia de Portugal
Percebes, é uma iguaria de Portugal tão famosa quanto o bacalhau

Viajantes, o percebes é um crustáceo também conhecido como “dedos de Lúcifer”, nome dado em razão da sua aparência bizarra que lembra dedos de uma figura monstruosa.

Como beleza não é tudo na vida, o percebes é caro e raro, em razão da dificuldade de sua colheita. Ele cresce em rochedos a beira mar e só pode ser alcançado por meio da descida das falésias ou do mergulho.

Um antigo ditado disciplina os mergulhadores: “nunca dê as costas para Deus quando mergulha em busca dos dedos de Lúcifer!” Deus aqui é representado pelo poder do mar, isso porque há muitos casos de mergulhadores que se chocam com as rochas e morrem afogados.

Ah! E, há quem diga que o percebes é afrodisíaco. Aposto que após ler essa informação, muitos viajantes passarão a ver com outros olhos esse quitute português…

COMO COMER?

De acordo com a tradição portuguesa, basta cozinhá-los em água e sal, sendo o tempo da fervura equivalente ao tempo necessário para orar o Pai Nosso. É a chance de você alimentar o corpo e alma! 🙂

E, há apenas uma maneira de comer os “dedos do diabo” – com os próprios dedos!

ONDE COMER?

O percebes pode ser degustado na maioria das marisqueiras de Lisboa, que nada mais são do que as amadas cervejarias lisboetas que oferecem sem frescura, além de cervejas, as especialidades locais, com destaque para frutos do mar!

Eu experimentei o percebes numa dessas marisqueiras, a Cais ao Mar, pertinho do Cais do Sodré. Ele fazia parte de um combinado de frutos do mar, o que me permitiu ter contato com diversos sabores.

Frutos do Mar em Portugal
Prato de frutos do mar, sem bacalhau mas com muito percebes

Confesso que tive que me esforçar para que a aparência incomum do bichinho e a dificuldade de retirar sua carne da casca não me impedissem de degustá-lo. Superei esses obstáculos e provei a iguaria que tem um gosto suave, ao contrário do seu aspecto externo. Mas confesso que já provei outros frutos do mar mais saborosos.

Litoral português

Uma outra opção de local para comer percebes é o litoral português. A apenas 30 km de Lisboa está Azenhas do Mar, uma aldeia da cidade de Sintra, com casinhas brancas que se equilibram em cima de falésias a beira do mar azul.

Um bate-volta até esse pedacinho da Grécia perdido em Portugal é bem possível de fazer, tendo em vista que a capital portuguesa é bem próxima.

A vila conta com um miradouro que pode render belas fotos instagramáveis ou, na pior das hipóteses, um belo registro no estilo “perrengue chique” como no meu caso, pois não contava que estaria em obras.

portugal
Azenhas do Mar na versão “perrengue chique”

Lá também você vai encontrar uma piscina natural alimentada pelas águas do mar e, de frente para ela, o restaurante Azenhas do Mar, onde você pode experimentar o percebes e, de brinde, se encantar com um estonteante pôr do sol.

bacalhau
Restaurante Azenhas do Mar

Se interessou por Portugal e não sabe muito bem o que esse país oferece para os viajantes? Então, não deixe de assistir esse vídeo do Estevito:

E, aí?! Quando viajar para Portugal, vai querer experimentar o percebes ou vai ficar no tradicional bacalhau? Qual foi a comida mais exótica que você já comeu? Como foi a sua experiência? Conta pra gente aqui na caixinha de comentários!

Por fim, ara mais informações sobre Portugal, clique AQUI no EPM.

Continue acompanhando aqui pelo Blog EPM outras avaliações como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!

Até o próximo post!

bacalhau

Por: Juliana Molinari

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Posts Relacionados