5 capitais do Nordeste para passar o Ano Novo

Depois de um ano conturbado como foi 2020, nada melhor do que comemorar o Ano Novo com muita esperança e renovação para ver se 2021 chega com mais sorte! No entanto, como bem sabemos, não será possível grandes comemorações, daquelas cheias de aglomeração em plena Avenida Paulista ou na praia de Copacabana.

O Ano Novo 2020/2021 terá que ser diferente. Além disso, devido ao crescimento da pandemia de Covid-19 no país, muitos destinos brasileiros cancelaram as tradicionais festas de Réveillon. Infelizmente, alguns destes destinos que cancelaram as suas festas são destinos extremamente turísticos e que recebem milhares de visitantes neste período de final de ano.

Entre os destinos que já confirmaram o cancelamento de suas festas estão São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Florianópolis, Balneário Camboriú, entre tantas outras. No entanto, isso não significa que você não pode viajar ou comemorar em grande estilo.

Neste momento é importante não aglomerar e lembrar de manter os cuidados para não se contaminar e nem disseminar o coronavírus. As principais medidas incluem o uso de máscara, lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou usar álcool em gel.

Pensando nas pessoas que estão loucas para viajar no ano novo, listamos as 5 capitais nordestinas mais procuradas neste período. Encabeçando o ranking está Recife (PE), seguido por Fortaleza (CE), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Natal (RN) e Maceió (AL). Esta lista foi resultado de uma pesquisa realizada pela MaxMilhas.

Recife (PE)

ano-novo-Recife

Pontos para visitar em Recife:

– Centro Histórico
– Praia de Boa Viagem
– Forte das Cinco Pontas
– Oficina Brennand e Instituo Ricardo Brennand
– Capela Dourada
– Mosteiro de São Bento
– Rua do Bom Jesus
– Convento São Francisco
– Igreja do Carmo
– Bate e volta até Olinda

Diferente de outras cidades do Nordeste, a prefeitura ainda não informou se pretende cancelar ou alterar a programação de final de ano. Por isso, a dica é continuar seguindo todas as recomendações e protocolos de segurança em saúde. E, em caso de viagem para o Recife, se informar sobre os procedimentos da cidade, que pode variar de acordo com o estado e de cidade para cidade.

Fortaleza (CE)

Praia do Cumbuco Fortaleza

Pontos para visitar em Fortaleza:

– Orla de Fortaleza (praias de Iracema, Mucuripe e Meireles)
– Calçadão da Avenida Beira Mar e sua feirinha de artesanato
– Jardim Japonês
– Ponte dos Ingleses
– Praia do Futuro
– Mercado Central
– Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
– Passeio Público (Praça dos Mártires)
– Beach Park (Aquiraz)
– Visitar Canoa Quebrada ou Cumbuco

De acordo com um decreto estadual, os hotéis do Ceará só podem funcionar com ocupação de apenas 60% do seu limite. A cidade não terá grande festas. No entanto, as pessoas vão poder aproveitar o dia nos bares, nas pousadas, e fazendo passeios pela cidade. Não haverá comemoração de Ano Novo 2021 em Fortaleza, com festa na praia e aglomeração. Por isso, a Prefeitura avalia possibilidade de comemorar virada do ano de forma online, em uma live, mas ainda não há nada confirmado.

Salvador (BA)

ano-novo-salvador
Crédito foto: Márcio Filho – MTUR

Pontos para visitar em Salvador:

– Farol da Barra
– Forte de Santa Maria
– Praia do Porto da Barra
– Igreja do Bonfim
– Palacete das Artes
– Casa de Jorge Amado
– Mercado Modelo
– Elevador Lacerda
– Pelourinho
– Igreja de São Francisco
– Forte de Monte Serrat

A prefeitura de Salvador anunciou que a festa de Réveillon deste ano na cidade será online. O tema da festa será “Tudo On 2021” e contará com shows de Ivete Sangalo e Gustavo Lima, que serão apresentados nos canais digitais da prefeitura, em dois canais de TV aberta (Globo e Bandeirantes) e em um canal de TV por assinatura (Multishow), a partir das 22h do dia 31 de dezembro. O evento também terá o um show pirotécnico, realizado no quebra-mar próximo ao Forte São Marcelo e que será transmitido durante os shows.

João Pessoa (PB)

JoãoPessoa_PB
Crédito foto: Cacio Murilo – MTUR

Pontos para visitar em João Pessoa:

– Picãozinho
– Piscinas naturais do Seixas
– Praia de Tambaú e sua feirinha de artesanato
– Mercado de Artesanato Paraibano
– Paço Municipal
– Casarão dos Azulejos
– Farol do Cabo Branco
– Igreja da Misericórdia
– Basílica Nossa Senhora das Neves
– Jardim Botânico Benjamim Maranhão

A Prefeitura de João Pessoa cancelou a queima de fogos e a festa de Ano Novo, que tradicionalmente ocorrem na divisa das praias de Tambaú e Cabo Branco, por causa da pandemia.

Natal (RN)

Natal_RN
Crédito foto: Ney Douglas – MTUR

Pontos para visitar em Natal:

– Forte dos Reis Magos
– Praia da Ponta Negra
– Dunas de Genipabu
– Centro de Turismo
– Bate e volta em praia de Pipa
– Lagoas de Jacumã e Pitangui
– Passeio em Maracajaú nos Parrachos de Perobas
– Barreira do Inferno
– Igreja de Nossa Senhora do Rosário

A Prefeitura de Natal cancelou a festa de Ano Novo na praia, com a tradicional queima de fogos na orla urbana, e proibiu eventos com mais de 50 pessoas. Bares, restaurantes e lanchonetes também precisam cumprir as medidas de segurança editadas em decretos anteriores para garantir a segurança dos clientes.

Maceió (AL)

ano-novo-maceió

Pontos para visitar em Maceió:

– Catedral Metropolitana de Maceió
– Palácio Floriano Peixoto
– Piscinas Naturais da Pajuçara
– Feirinha de artesanato da Pajuçara
– Praias da Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas
– Pontal da Barra
– Mercado Central
– Mirante de São Gonçalo
– Pavilhão do Artesanato
– Bate e volta na Praia do Francês e Barra de São Miguel
– Visitar Maragogi e São Miguel dos Milagres

O Governo do Estado de Alagoas proibiu grandes festas de Réveillon. Entretanto, manteve autorização para eventos com limite de até 300 pessoas. A tradicional queima de fogos na orla de Maceió e também no Benedito Bentes foram canceladas. No entanto, os estabelecimentos da cidade continuam funcionando de acordo com regras locais de segurança.

Dicas para viajar com segurança no Ano Novo

Se você for viajar no período de festas de final de ano, lembre-se de tomar todos os cuidados de higiene e segurança. A pandemia ainda não acabou, por isso, é necessário cumprir com regras estabelecidas para combater o avanço da doença. Cada estado do Brasil adotou uma política própria de segurança sanitária, por esse motivo, é preciso estar atento as normas do lugar para onde irá viajar.

1 – Prefira viajar para locais que já estejam recebendo turistas e que adotem medidas de segurança sanitária. Como, por exemplo, teste negativo para Covid-19 e uso obrigatório de máscara em locais públicos.

2 – Fique atento à existência de algum selo de segurança que ateste que os destinos e os estabelecimentos seguem padrões e certificações de higiene e sanitização.

3 – Antes de viajar, se informar sobre as exigências para entrada e permanência no destino escolhido.

4 – Fique atento às regras para cancelamento e remarcação de voos das companhias aéreas e prefira aquelas que oferecem condições flexíveis.

5 – Verifique as exigências da companhia aérea no dia do voo, como antecedência para chegada ao aeroporto, regras de check-in, etc.

6 – Prefira viajar sozinho ou em pequenos grupos com os quais já convive e evite aglomerações.

Rio de Janeiro terá Réveillon online

ano-novo-rio-de-janeiro

A Prefeitura do Rio também cancelou sua famosa e tradicional festa de Réveillon na cidade. No entanto, realizará o Réveillon Rio 2021 de forma online. Serão 6 palcos espalhados em pontos turísticos do Rio de Janeiro, sem a presença de público. A previsão é de que sejam cerca de 15 artistas distribuídos por esses espaços, todos eles em local privado de acesso restrito.

A festa será transmitida pela televisão, por um canal aberto, e pelas plataformas digitais, por meio do canal oficial da Empresa de Turismo do Município do Rio (Riotur) no YouTube. Além dos shows, o público poderá conferir – também de forma virtual – um show de luzes e projeções, com iluminação em diferentes pontos da cidade do Rio e de outras cidades do estado do Rio.

 

E se você for viajar no Ano Novo, não deixe de consultar as condições super especiais que a New Trip Viagens tem para os leitores do EPM. Basta clicar aqui.

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Posts Relacionados