Viajar para Turquia: onde, quando e quanto?

Turquia
Viajar para a Turquia é o desejo de muitos brasileiros

A Turquia é um país que desperta a curiosidade dos brasileiros. Muito por conta da novela Salve Jorge, de Rede Globo, que mostrou um pouco dos cenários exuberantes e da rica cultura deste país. Depois disso, viajar para a Turquia entrou na lista de desejos de muitos brasileiros e o turismo no destino viu os seus números crescerem.

Além disso, a Turquia é um país cheio de encantos, música e dança típicas, mesquitas grandiosas e uma das gastronomias mais apreciadas do mundo. Só isso já seria mais do que motivos para se viajar para a Turquia. Mas neste post, vamos apresentar ainda mais motivos para que você coloque de vez o país na sua lista de desejos de viagem.

Turquia é o 6º país mais visitado do mundo

De acordo com o barômetro da Organização Mundial de Turismo (OMT), a Turquia é o sexto país mais visitado do mundo. A pesquisa foi publicada em maio de 2020 e compila os dados do turismo mundial de 2019. A Turquia obteve US$ 34,5 bilhões em receita de turismo e subiu da 15ª para a 13ª posição no ranking dos países da Europa com maior receita de turismo em 2019.

Curiosidade sobre a Turquia

Muitas pessoas acham que a Turquia é um país do Oriente, mas se enganam. Entretanto, a Turquia tem um pé no Oriente e outro no Ocidente. Isso porque Istambul é a única cidade do mundo localizada em dois continentes: Ásia e Europa.

Aliás, Istambul não é a capital da Turquia. Sua capital é Ancara (ou Ankara), mas muita gente confunde já que Istambul é a maior metrópole turca e a cidade mais conhecida do país. Outra curiosidade do país que vale mencionar é que a famosa figura do Papai Noel foi inspirada no arcebispo turco Nicolau, no século 4. Por essa, nem eu esperava!!

Istambul na Turquia

Ancara, a capital desconhecida

Apesar da confusão, Ancara é sim a capital da Turquia, bem como a segunda maior cidade do país. O destino não tem muito o que fazer, mas o turista pode encontrar boas opções entre os museus e parques da cidade. Entre as opções eu cito o Museu das Antigas Civilizações da Anatólia e o Mausoléu de Atatürk – líder da guerra de independência do país e fundador da República da Turquia.

Istambul, a maior metrópole do mundo

Istambul é uma das quatro maiores cidades da Europa. Além disso, já foi uma das cidades mais importantes da história da humanidade, mas na antiguidade ela tinha dois outros famosos nomes: Bizâncio e Constantinopla. Dessa forma, algumas zonas históricas da parte europeia de Istambul foram declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 1985.

Principais atrações:

– Mesquita Azul
– Mesquita Süleymaniye
– Basílica de Santa Sofia
– Mesquita Ortaöy
– Palácio de Topkapi
– Palácio Dolmabahçe
– Cisterna da Basílica
– Torre de Gálata

Capadócia, um dos principais destinos turísticos da Turquia

Depois de Istambul, a Capadócia é provavelmente o segundo destino mais famoso e conhecido da Turquia. Em especial pelos seus coloridos passeios de balão, que enfeitam o céu, e pelas cidades subterrâneas. A região da Capadócia fica na parte asiática do país e chama a atenção pela rica história da cultura bizantina e arqueologia. Pequenas cidades e vilarejos compõem da região que é muito procurada pelos turistas.

Turquia

Principais atrações:

– Parque Nacional de Goreme
– Cidade subterrânea de Kaymakli, a maior delas
– Cidade subterrânea de Derinkuyu
– Vale dos Monges
– Três Belas
– Catedral Selime

É seguro viajar para a Turquia?

Apesar de ser o sexto país mais visitado do mundo, com mais de 42 milhões de visitantes estrangeiros por ano, muitos turistas ainda se perguntam se é seguro viajar para a Turquia? Isso porque o país é a entrada do Ocidente para o mundo árabe.

Muitos pensam que vão chegar em um país violento, devido aos conflitos que realmente existem no país. Mas a verdade é que essa preocupação não tem muito fundamento. A população turca é muito simpática e receptiva, e adora receber turistas. Os índices de criminalidade em Istambul, por exemplo, são baixíssimos.

Além disso, nas zonas consideradas turísticas, o policiamento é reforçado o que faz com que os locais sejam ainda mais seguros. A única orientação é que os turistas permaneçam nas zonas turísticas e não se aproximem da fronteira com a Síria e Iraque. Além disso, o turista pode ficar tranquilo e curtir uma viagem divertida e segura.

E para as mulheres?

Apesar da maioria da população da Turquia ser muçulmana, o país é laico e muito mais moderno do que se possa imaginar. As mulheres são mais vulneráveis a sofrer algum tipo de violência e importunação do que os homens, mas isso é em todo o mundo. Infelizmente!!

Até o uso do lenço por mulheres não é obrigatório no país. Apenas nas mesquitas como sinal de respeito a cultura deles. Contudo, recomenda-se cuidado, sempre! Evite roupas curtas, decotes profundos, preste atenção ao redor, e não dê mole por aí, meninas.

Quando ir?

A melhor época para visitar a Turquia é entre a primavera e o outono (maio a setembro). Neste período o clima é mais agradável, nem muito quente nem muito frio, ideal para atividades ao ar livre. O verão na Turquia tem temperaturas altíssimas e o inverno é rigoroso, chegando até a nevar em algumas regiões.

Quanto custa?

A Turquia é considerada razoavelmente barata, mas depende do tipo de viagem que você deseja e do tempo que pretende ficar no destino. Portanto, o custo é muito variado.

Só para se ter uma ideia, uma passagem na classe econômica varia em R$ 3.600. Isso para você que nunca fez uma aula de como viajar mais barato com milhas do Estevam. Fique de olho nas redes sociais dele, ele sempre tem uma boa dica para te dar!!

A Turkish Airlines voa de e para o Brasil, ou seja, temos voos direto entre os países. O que facilita muito, mas não posso garantir que isso se reflita em voos mais baratos. Além da Turkish temos outras companhias aéreas que voam para a Europa e que oferecem voos para a Turquia.

Fiz uma simulação de voo entre São Paulo/Guarulhos e Instambul/Turquia para viagem entre os dias 01/12 e 15/12/2020. Veja:

Passagens-Aéreas-São-Paulo-GRU-para-Istambul
Simulação feita em 13/11/2020 no site Passagens Promo

Inclusive, você pode buscar passagens com preços imbatíveis aqui no nosso parceiro Passagens Promo.

Outros gastos:

Alimentação: média de 30 euros
Transporte: média de 5 euros
Hospedagem: média de 15 euros para baixa temporada em hostels e albergues
Gasto diário: média de 50 euros

Veja que não inclui passeios e atrações pagas. Portanto, não se esqueça de também incluir este item nos seus custos.

Documentação

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Turquia para viagem de até 90 dias. Passaporte válido é suficiente. Apesar do país não exigir seguro viagem, recomendamos viajar sempre segurado. Leitores do EPM têm condições especiais na Real Seguro Viagem, confira!

Por fim, veja algumas fotos do destino para te inspirar!!

 

Turquia

Turquia

Turquia

Turquia

Turquia

Turquia

Turquia

Turquia

Turquia

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

 

Posts Relacionados