Salamanca: roteiro de 2 dias na cidade dourada da Espanha

Salamanca-Espanha
Salamanca, a cidade dourada da Espanha

Antes de tudo, Salamanca é uma cidade localizada a 200 km a oeste de Madrid, que vale a pena conhecer em uma viagem para a Espanha. Ela tem fama pela arquitetura antiga em pedras de arenito. Por conta disso, a iluminação do sol ou luz artificial à noite, fazem parecer que a cidade está folheada em ouro.

Pertencente a região de Castilla y León e guardando algumas das riquezas fascinantes da Espanha, Salamanca e seus cerca de 3.000 anos de história tiveram influência dos povos váceos, vetões, romanos, visigodos e muçulmanos. E, com isso, a riqueza é tanta que o centro da cidade foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1988.

Principalmente por não ser uma cidade grande, dois dias é suficiente para visitar os principais pontos da cidade dourada da Espanha. E, se surpreender com o que ela reserva para os viajantes. Vou te mostrar um roteiro básico do que é indispensável de conhecer em Salamanca!

Dia 1 – Conheça o centro de Salamanca

Catedral de Salamanca

Salamanca-Espanha
Complexo das Catedrais de Salamanca

A principal construção da cidade é, sem dúvidas, os complexos das Catedrais Nova e Velha de Salamanca. As igrejas hoje fazem parte do que aparenta ser uma obra arquitetônica só. Entretanto, cada uma delas teve seu projeto e construção em um momento, conforme a cidade crescia no passado.

Com parte da construção tendo influências românticas e parte com influência gótica, a Catedral exige uma visita única para contornar e admirar seu exterior e uma outra para visitá-la internamente.

Só para ilustrar, ela é tão grande e bem centralizada, que ao longo dos dias que você estiver na cidade, você vai acabar passando por ela ou pelo menos vendo suas torres várias vezes.

Para quem tiver tempo e interesse, existe um passeio especial pelas Catedrais chamada Exposição IERONIMUS, que é uma visita guiada pelas torres e parte do telhado das igrejas.

Casa das Conchas 

Salamanca-Espanha
Casa das Conchas, em Salamanca

Sem dúvida o Palácio mais famoso da cidade. É aberto para visitação do público e fica bem próximo da Catedral de Salamanca. A Casa das Conchas foi construída entre os séculos 9 e início do 16, por ordem de Dom Rodrigo Arias Maldonado, amigo de Reis Católicos e integrante da Ordem de Santiago no período.

O lugar de arquitetura gótica tem várias histórias e lendas sobre suas fachadas completamente decoradas com conchas. Uma das hipóteses é de que os relevos nos muros do palácio serviram para esconder tesouros dos seus proprietários. Outra é que as conchas e sua quantidade distribuída são uma prova de amor de Dom Rodrigo para sua esposa.

Plaza Mayor

Salamanca-Espanha
Plaza Mayor

A Plaza Mayor é como uma grande “sala de estar” para moradores e visitantes e é uma das mais bonitas da Espanha. Como Salamanca também é uma cidade universitária, seja nos períodos de muita visitação turística ou não, esse lugar sempre está movimentado.

As marquises da praça quadrada abrigam uma diversidade enorme de estabelecimentos e restaurantes onde vale a pena fazer pelo menos uma das refeições, enquanto aproveita a vista a e movimentação. Durante a noite, principalmente, a Plaza é um ponto fantástico de se visitar!

Dia 2 – Passeios que exploram a história local

Arquivo Geral da Guerra Civil Espanhola

O Arquivo Geral da Guerra Civil Espanhola é uma exposição fixa integrada ao Centro Documental da Memória Histórica. O local tem um acervo de documentos, utensílios, fotos e pôsteres que marcaram o período histórico e o regime do general Franco no país.

Apesar de pequeno, os registros contam de forma interessante sobre o que a Espanha viveu entre os anos de 1936 a 1939 e o envolvimento da maçonaria da Guerra Civil.

Além dele, outra opção de museu para quem quer conhecer de perto aspectos culturais e históricos é visitando em Salamanca o Museu Taurino. Ele relembra as antigas práticas das touradas no país e homenageia a Festa de Touros e antigos toureiros tanto da cidade, quanto da Espanha.

Universidade de Salamanca

Pátio da Universidade de Salamanca

Com mais de 800 anos de idade, a Universidade de Salamanca é uma das mais antigas da Europa.

Além disso, ela é a única Universidade da Espanha com tamanha história, que ainda se mantém ativa.

Não só as fachadas dos prédios chamam a atenção, por também serem das típicas pedras de arenito, como pela sua arquitetura interna, preservada ao longo dos séculos.

Os edifícios das Escuelas Mayores e Escuelas Menores podem ser visitadas pelos turistas e, neste segundo prédio, é possível conhecer o afresco Céu de Salamanca. Escondido por vários anos, a pintura astrológica datada do século 15 teria sido usada nos ensinos de astronomia e astrologia na Universidade.

Ponte Romana

Ponte Romana

Assim como a própria cidade e parte de seus muros, a ponte romana é uma construção que data dos séculos em que os romanos conquistaram Salamanca.

A saber, conhecida antigamente como Ponte Maior, ela une o centro histórico a área mais nova da cidade e tem o Rio Tormes, afluente do Rio Douro, correndo sob ela.

Além da vista belíssima para as muralhas e para as torres da Catedral, uma caminhada ao longo do rio e uma pausa para um piquenique, por exemplo, vale a pena. Tanto turistas, quanto moradores usam o espaço nas proximidades da ponte para descansar, fazer passeios com bichos de estimação e se exercitar.

No site oficial de turismo da cidade de Salamanca há várias informações sobre o que visitar na cidade. Um pouquinho da história de cada local, além de horários de funcionamento e valores para visitação. Vale a pena montar o roteiro usando esse link!

Por fim, para quem visita Madrid ou quer explorar o interior da Espanha, Salamanca vale uma visita rápida! A arquitetura da cidade é encantadora e quem conhece não se arrepende de vislumbrar a cidade dourada.

Por: Milena Lopes

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Posts Relacionados