Polônia: a Europa por um preço mais acessível

A Polônia é um país da Europa que vale a pena conhecer! É um país dinâmico com muita história, cultura, natureza, paisagens e construções únicas. Um lugar onde o antigo e o moderno convivem em harmonia.

Na Polônia se encontra de tudo um pouco, do mar as montanhas, dos lagos as cidades. Aliás, as cidades são históricas com muitos monumentos, mais de 900 castelos e palácios e 15 locais reconhecidos pela UNESCO. É uma pequena Europa dentro da Europa.

Polônia

O turismo no país

A Polônia não está entre os países mais visitados da Europa e recebe cerca de 20 milhões de turistas ao ano, segundo dados da edição de 2019 do relatório “International Tourism Highlights”, da Organização Mundial do Turismo (OMT).

O turismo religioso é bem forte no país. Isso porque o papa João Paulo II era polonês. O catolicismo é a religião predominante na Polônia e há diversos santuários com séculos de história. A arquitetura e belos jardins destes locais atraem muitos turistas. O Santuário da Virgem Maria, em Czestochowa, e a Basílica de Santa Maria, na Cracóvia, são alguns dos exemplos mais famosos do turismo religioso do país.

É seguro viajar para a Polônia?

A Polônia é um país seguro, tanto para quem viaja com família e amigos ou sozinho(a). Os riscos são os mesmos que os turistas enfrentam em qualquer outra cidade do mundo. Em todos os lugares estamos sujeitos a termos a carteira roubada em um local turístico, por exemplo.

Portanto, estar atento é sempre muito importante em qualquer lugar. Em especial, nos lugares mais cheios. Vale ficar atento também a pequenos golpes como ingressos e bilhetes falsos e a abordagem de pessoas querendo vender algo em locais turísticos.

Curiosidade sobre a Polônia

Você sabia que foram os poloneses que inventaram a vodka? Aliás, a bebida é tão famosa e importante no país que em 1987 ganhou um museu pra chamar de seu. O Polish Vodka Museum é um dos mais visitados da cidade de Varsóvia. Inclusive, os visitantes fazem um tour sobre a história de mais de 600 anos da vokda e ao final podem degustar a bebida. No entanto, para visitar o Museu da vodka é obrigatório ter mais de 18 anos. Quem quiser conhecer um pouco do museu, dá pra fazer uma visita online aqui no site: Polish Vodka Museum.

Entre as personalidades famosas da Polônia de destacam o papa João Paulo II (1920-2005), como já citamos acima e o astrônomo e matemático Nicolau Copérnico (1473-1543). Ele desenvolveu a Teoria Heliocêntrica do Sistema Solar e afirmou que o sol era o centro do Universo, contrariando a teoria vigente da época.

Varsóvia, a capital

Varsóvia é capital da Polônia. A imensa cidade tem uma arquitetura diversificada que reflete sua longa e turbulenta história. Entre as construções estão igrejas góticas, passando por palácios neoclássicos, resquícios da era soviética e arranha-céus modernos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a maior parte da cidade foi destruída por bombardeios. No entanto, ao final da guerra a Cidade Antiga foi restaurada. O coração da cidade é a Praça do Mercado e o Monumento da Sereia de Varsóvia, localizado no centro da praça, é o símbolo da cidade.

Varsóvia- Polônia

Principais atrações:

– Castelo Real de Varsóvia
– Polish Vodka Museum
– Praça do Mercado
– Campo de concentração de Auschwitz-Birkenau
– Basílica de São João Batista
– Santuário de Nossa Senhora das Graças
– Museu da História de Varsóvia
– Muralhas de Barbakan
– Parque de Fontes Multimídia
– Palácio Wilanów

Cracóvia

A Cracóvia é uma cidade no sul da Polônia, perto da fronteira com a República Tcheca, e uma das mais lindas da Polônia. Além de famosa pelo seu centro medieval e pelo bairro judeu bem preservados. A parte antiga da cidade é cercada por Parque Planty e por resquícios de muralhas medievais. E o Centro Histórico da Cracóvia foi o Primeiro Patrimônio Mundial da Humanidade em 1978.

Cracóvia- Polônia

Principais atrações:

– Basílica de Santa Maria
– Rynek Glówny (Praça do Mercado)
– Castelo Wawel
– Rota Real até Portão St. Florian e Barbacã
– Igreja de São Pedro e São Paulo
– Bairro Kazimierz
– Praça Heróis do Gueto
– Fábrica de Oscar Schindler (o empresário que serviu de personagem para o filme A Lista de Schindler)

Quando ir?

Eu sempre acho que qualquer época é boa para viajar! Não é mesmo, viajante? Mas o verão europeu é sempre muito procurado. Contudo, é também o período de alta temporada e que recebe a maioria dos turistas.

A Polônia tem um clima frio, tipo o ano todo. O verão no país é bem curto e as temperaturas não chegam aos 25 graus. Dá pra imaginar um verão com míseros 25 graus? Ou seja, para nós brasileiros é frio o ano inteiro.

Mas levando em consideração a alta e baixa temporada, o verão na Polônia é entre os meses de junho a agosto, sendo o mês de julho o mais quente. Já o inverno é entre outubro e abril, quando as temperaturas chegam a -10 graus fácil.

Eu sempre acho que os meses intermediários entre verão e inverno são os melhores para viajar, já que podemos evitar a alta temporada e as temperaturas muito baixas. Fazendo as contas, maio e setembro são os meses com temperaturas mais amenas no país. Mas cabe a cada um escolher o melhor período para viajar. Seja de acordo com o clima, com os preços e etc.

Quanto custa?

A Polônia é um destino da Europa Central e costumava ser bem interessante para os brasileiros, já que a moeda local (zloty) era equivalente ao Real até 2019. No entanto, com a pandemia e a crise que se instalou no mundo, o Real se tornou uma das moedas mais desvalorizadas do mundo. Mas como eu sempre digo: tudo depende do tipo de viagem que você deseja e do tempo que pretende ficar no destino.

O país faz parte da União Europeia, portanto está dentro da zona do euro. Portanto, o Euro é amplamente aceito no país. Assim como dólar. Mas se quiser dinheiro polonês para os seus gastos precisará trocar no próprio país, já que não há esse tipo de moeda nas casas de câmbio no Brasil. Por isso, a dica é levar euros ou dólares e fazer a troca quando chegar ao país.

1 Zloty = 0,22 Euro ou 0,27 Dólar americano ou 1,43 Real (cotação feita em 24/11/2020)

Não existem voos diretos do Brasil para a Polônia. No entanto, há diversas companhias aéreas que desembarcam em diversos destinos europeus e que permitem uma rápida conexão para a Polônia. A dica é comprar uma passagem para um país vizinho com o melhor preço e depois comprar uma passagem de companhia low-cost até a capital Varsóvia.

Inclusive, você pode buscar passagens com preços imbatíveis aqui no nosso parceiro Passagens Promo. Lembrando que o Estevam tem dicas incríveis para você conseguir comprar sua passagem mais barata usando pontos e milhas. Fique de olho nas redes sociais dele, que ele sempre tem uma boa dica para te dar!!

Outros gastos:

Alimentação: média 25 zloty (por refeição e por pessoa)
Transporte: média 36 zloty com 72 horas de validade
Hospedagem: média 100 zloty em hostel e 300 zloty em hotéis econômicos
Gasto diário: menos de 500 zloty

Veja que não inclui passeios e atrações pagas. Portanto, não se esqueça de também incluir este item nos seus custos. Lembrando que os preços são dinâmicos e podem ter sofrido alteração desde então. Estas cotações médias são do ano de 2019.

Documentação

Os brasileiros precisam apenas de passaporte válido por pelo menos 3 meses (até a volta ao Brasil) para entrar no país. Também não é preciso nenhum tipo de vacina. No entanto, a Polônia é um dos mais de 26 países que fazem parte do Tratado de Schengen, um acordo entre países europeus que garante aos viajantes e turistas a livre circulação entre si.

Portanto, para viajar para a Polônia é preciso ter um seguro viagem com cobertura mínima de 30 euros para entrar no país. Caso contrário, o viajante corre o risco de ser deportado.

Veja neste link abaixo o porquê é tão importante viajar segurado para qualquer lugar do mundo. Lembrando que leitores do EPM têm condições especiais na Real Seguro Viagem, confira!

SEGURO VIAGEM: POR QUE CONTRATAR E COMO ESCOLHER O MELHOR?

Por fim, veja algumas fotos do destino para te inspirar!!

GALERIA DE FOTOS:

Polônia-Europa Polônia-Europa

Polônia-Europa Polônia-Europa

Polônia-Europa Polônia-Europa

Polônia-Europa Polônia-Europa

Polônia-Europa Polônia-Europa

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

 

Posts Relacionados