Fortaleza: 4 lugares próximos que vale a pena conhecer

Ceará - litoral nordeste
Ceará – litoral do nordeste

Com a riqueza que o litoral nordestino oferece, conhecer as capitais dos estados já rende muitas viagens e experiências incríveis. Mas, geralmente, os arredores dessas grandes cidades também oferecem lugares maravilhoso de conhecer. Com Fortaleza não é diferente!

O Ceará tem lugares que merecem uma viagem só para eles, como Jericoacoara e Aquiraz. Neste último lugar, inclusive, o Estevam já ficou hospedado na pura exaltação de um resort que oferece muita experiência legal para os visitantes!

Se sua viagem tiver como destino apenas Fortaleza, dá para adicionar alguns lugares próximos no roteiro que valem a pena! Alguns são mais famosos e outros ficam mais escondidos. No entanto, a depender de quanto tempo você ficará na capital cearense, vale adicionar esses locais nos planos.

Lagoa do Banana

Ao norte de Fortaleza, a Lagoa do Banana é um lugar interessante para quem quer relaxar em águas doces e mais tranquilas. Localizada a 35km da capital do Ceará, a lagoa é um local geralmente frequentado por famílias e que tem menos movimento que as praias da região.

O lugar tem estruturas de pousadas e restaurantes nas suas imediações e vale uma visita, ainda que por algumas horas.

Lagoa do Banana - Ceará
Descanse nas redes dentro da Lagoa do Banana

Seja para quem quer descansar e deitar nas redes a beira da água, ou para quem quer se divertir dando algumas voltas na banana boat, esse pode ser um destino no roteiro das proximidades de Fortaleza.

 Praia do Cumbuco

 Próxima a Lagoa do Banana, está a famosa Praia do Cumbuco. São apenas 6km de um lugar para o outro e, por isso, esses dois locais podem ser planos de um único dia durante sua viagem.

Além da famosa praia, com infraestrutura de barracas, pousadas e resorts, Cumbuco também tem um parque aquático para quem quiser ampliar a experiência de se divertir no local.

Praia do Cumbuco Fortaleza
Praia do Cumbuco, ao norte de Fortaleza

Outro lugar perto de Cumbuco que pode ser adicionado ao roteiro é a Barra do Cauipe. Lá, você tem a comodidade das águas tranquilas estarem bem pertinho do mar agitado, divididos apenas por uma pequena faixa de areia.

Morro Branco

Indo na direção sul de Fortaleza, há um passeio que vale muito a pena fazer que é visitar Morro Branco. Pertencente ao município de Beberibe, o lugar tem quilômetros de falésias de areia colorida e dunas onde é possível fazer passeios de buggy.

Apesar de ficar um pouco mais distante da capital, cerca de 90 km, reservar um dia para ir a Morro Branco vale a pena! Até porque, é bem fácil comprar passeios guiados com bate-volta de Fortaleza que duram um dia.

Morro Branco - Ceará
Passeio de buggy por Morro Branco

Várias empresas fornecem esse tipo de serviço e oferecem algumas facilidades para o aluguel de buggy e trilhas pelos paredões das falésias.

Canoa Quebrada

 Visitar a famosa praia de Canoa Quebrada, para quem está em Fortaleza, pode ser feita de duas formas. A primeira é reservando um único dia para ela, já que Canoa é o destino mais distante nessa lista. A outra opção é adquirindo um dos pacotes que incluem além de Morro Branco, uma visita curta a famosa praia.

Canoa Quebrada Fortaleza
Praia de Canoa Quebrada, ao sul de Fortaleza

Canoa Quebrada fica a cerca de 150km de Fortaleza e pela própria fama oferece várias atividades de entretenimento para os visitantes. Além dos resorts, que proporcionam várias possibilidades para explorar a região, ao longo da praia há diversas atividades sendo oferecidas. Empresas que vendem passeios de jangada, experiências de parapente e aulas de kitesurf são alguns exemplos.

Por ser um destino mais distante da capital do Ceará, a depender de quanto tempo você ficar na região, vale dormir um dia e aproveitar o lugar melhor. Inclusive, o Estevam dá mais dicas sobre uma viagem a Canoa Quebrada nesse texto aqui!

Em resumo, as imediações de Fortaleza, assim como a própria capital e a maior parte do litoral nordestino, possibilitam uma infinidade de belezas naturais para os visitantes! Por isso, a dica que fica é: na hora de planejar uma viagem para o Ceará, tente incluir passeios para explorar os lugares que puder! Garanto que vai valer a pena.

Por: Milena Lopes

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!