6 dicas para organizar um mochilão sozinho

dicas de viagem
Dicas essenciais para uma viagem segura e tranquila

Se jogar numa viagem longa e de baixo custo, principalmente sozinho, exige bastante planejamento e organização! Por isso, ao decidir fazer um mochilão, é preciso estar atento para fazer essa viagem com o maior conforto e segurança possíveis. Neste texto, vou te ajudar organizar melhor o seu mochilão, principalmente se você estiver pensando em viajar sozinho, através de seis dicas.

Como otimizar o roteiro, o que levar ou não levar e o que será indispensável para garantir uma viagem tranquila são algumas orientações que farão seu mochilão mais agradável. Além disso, organize tudo com bastante calma para garantir boas escolhas. Inclusive, aqui no blog tem algumas dicas para você planejar sua viagem com antecedência.

6 dicas indispensáveis

1 – Estude o clima dos destinos do mochilão

Cada canto do mundo tem um clima diferente e entender isso durante a organização de qualquer viagem é fundamental. Entretanto, esse fator terá uma influência dobrada a depender do lugar que você escolha para fazer o mochilão. Isso porque, a época do ano vai definir o que você levará na mala – e você estará carregando-a constantemente!

Se você escolher, por exemplo, viajar nas estações de clima mais ameno as roupas para o mochilão serão mais leves e isso ajudará no seu conforto e deslocamento.

dicas de viagem
Escolha viajar uma época que você possa levar roupas mais leves

Por isso, o primeiro ponto é se organizar para que sua mochila possa ficar o mais leve possível, com apenas itens essenciais e roupas menos pesadas.

Inclusive, no canal do Estevam tem um vídeo para ajudar você a arrumar uma mochila para uma viagem de um mês!

 

2 – Use empresas de transporte local

Quem já viajou de transporte low cost em outros países sabe como é possível economizar e conhecer vários destinos com eles. Quando organizamos o roteiro de um mochilão, geralmente, queremos conhecer o máximo de lugares pagando o mínimo possível. Dessa forma, pesquisar quais os meios de transporte locais que unem seus trajetos é outro ponto importante.

Optar por viajar entre as cidades ou países com empresas locais ou de baixo custo é uma boa forma de organizar e economizar. Para isso, pesquisar as possibilidades de transportes em cada destino da viagem é fundamental.

Mas, além de buscar quais empresas podem ser úteis e vantajosas para o seu roteiro, esteja atento em como elas funcionam para não passar perrengue! Veja quais são possibilidades de integrar as cidades ou países do seu roteiro e os dias e horários que elas funcionam.

 3 – Tenha opções alternativas para o smartphone

Os smartphones nos oferecem facilidades para quase tudo na nossa vida, inclusive em viagens. Em um mochilão, ainda mais estando sozinho, não poderia ser diferente! Seja como GPS, ferramenta para registrarmos momentos ou ainda armazenar dados e documentações que são indispensáveis durante a viagem, eles estarão com a gente.

Entretanto, é preciso levar em consideração que os smartphones podem nos deixar na mão! Falta de bateria e de sinal podem se tornar um problema durante qualquer viagem, principalmente por você estar se locomovendo mais do que se acomodando.

Celular
Evite que seu celular te deixe na mão

Por isso, se organize para evitar problemas com bateria, leve carregadores portáteis e, sempre que puder, recarregue-os.

Já tratando sobre problemas com sinal, principalmente em viagens internacionais, garanta um chip seguro para utilizar durante o mochilão antes mesmo de viajar. Assim, quando você chegar ao destino, ficará despreocupado com isso. Inclusive, aqui no blog você tem cupom de desconto para comprar seu chip internacional!

Por fim, é sempre bom ter um tradicional mapa de papel a mão para ajudar na localização em casos de emergência. Marque nele, por exemplo, onde fica sua hospedagem, principais pontos de referência e anote informações que podem ser úteis caso o smartphone fique indisponível para você.

4 – Escolha hospedagens de forma inteligente

Às vezes o barato pode sair caro se não soubermos organizar de forma inteligente o “como chegar” e “onde dormir”. Dessa forma, antes de priorizar o preço das hospedagens durante o planejamento do mochilão, estude onde os hostels e pousadas ficam localizados em cada cidade.

Muitas vezes, um lugar mais barato e afastado do centro da cidade, por exemplo, pode sair mais caro do que uma hospedagem centralizada e de valor um pouco maior. Isso porque, é preciso pensar no custo benefício quanto aos deslocamentos e a utilização de transporte.

dicas de viagem
Avalie o custo benefício da localização da hospedagem

Na hora de organizar o mochilão é sempre bom avaliar o roteiro do que você pretende conhecer com o local de hospedagem. Até porque, lembre-se que você estará sempre com sua mala e quanto menos precisar carregá-la, menos cansativo!

Dica extra: muitos hostels oferecem lockers para os hóspedes guardarem seus pertences! E, mesmo que você esteja em dia de checkout, alguns permitem que você deixe suas coisas lá enquanto visita a cidade! Basta conversar com jeitinho com os recepcionistas ou gerentes, ok?

5 – Reserva para emergências

Ainda que a gente organize todos os detalhes do mochilão ou simplesmente pense só no essencial e deixe o resto por conta da experiência, o fato é que imprevistos sempre podem acontecer em todo tipo de viagem.

reserva de dinheiro
Entre as dicas, ter uma reserva de dinheiro é essencial

Por isso, reservar dinheiro extra para situações inesperadas é outra coisa imprescindível na organização de um mochilão. Ainda que o objetivo desse tipo de viagem geralmente seja gastar o mínimo possível, organizar tudo priorizando a segurança é essencial. E, para lidar com problemas extras que possam aparecer, faça uma reserva extra.

É normal que surja a necessidade de pagar por algo que custa mais do que imaginávamos ou suprir uma emergência durante o mochilão. Acontece e faz parte! Então, esteja preparado.

6 – Viaje com o seguro ideal para o seu mochilão

Dando segmento ao “evite perrengues”, a última das dicas para organizar o mochilão é ter seguro de viagem do primeiro ao último dia! Principalmente em uma experiência em que você está levando apenas o essencial e fazendo muitos deslocamentos sozinho, ter a garantia de suporte para emergências é muito importante.

Os seguros são feitos com coberturas variadas dependendo da quantidade de dias que você estará viajando, para onde você estará indo e o que você vai fazer. Principalmente nas viagens que acontecerão a partir de agora, enquanto o mundo se recupera da pandemia, os cuidados com a saúde precisam ser prioridade.

Nesse texto, o Estevam explica com mais detalhes sobre a escolha do melhor seguro para sua viagem.

 

Mais uma vez: imprevistos acontecem e nunca sabemos quando. Desta forma, o melhor a fazer é se organizar e se preparar para lidar com os possíveis problemas que aparecerem na viagem.

A organização e o planejamento, seja de mochilões ou de qualquer outro tipo de experiência, é base para tentar evitar ao máximo os perrengues que podem estragar os planos. E, a melhor forma de enfrentá-los é estando preparado para eles!

É claro que aqui estão apenas algumas das dicas para ajudar a organizar seu mochilão. Pensar com cuidado nas documentações, passagens, roteiros e outras questões também é muito importante!

Principalmente se for sua primeira viagem sozinho, ou ainda que você já tenha experiência como viajante, faça um checklist com todos os detalhes que precisa. Com uma boa organização e planejamento, seu mochilão pode ser uma experiência fantástica!

 

Por Milena Lopes

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Posts Relacionados