Como conhecer Portimão, no Algarve, Portugal?

Portimão-Algarve-Portugal

Portimão é uma das cidades mais famosas do Algarve, região do litoral sul de Portugal, com algumas das praias mais famosas e bonitas. Chegar nela não é difícil, mas tenho algumas dicas que podem te ajudar a aproveitar o lugar melhor e conhecer as melhores praias! Vem descobrir como conhecer Portimão de uma maneira prática e muito divertida!

Primeiramente, se o foco da viagem é conhecer praias de Portugal, o verão tem que ser a estação dos seus planos! Até porque, mesmo nos dias mais quentes, as praias do Algarve têm águas geladas e seria bem complicado tomar um banho de mar em dias de menos calor.

Mas, a depender do que você pretende conhecer no país, e se Portimão não estiver no roteiro, um outro período do ano pode ter um clima mais interessante para a viagem. Nesse texto o Estevam detalha melhor qual a melhor época para cada tipo de viagem com destino a Portugal.

Como chegar e onde ficar em Portimão

Portimão fica a 300 km de Lisboa e existem ônibus e trens que fazem o trajeto entre as duas cidades. Da cidade de Faro, que também fica no Algarve e possui aeroporto, são cerca 63 km.

Além de usar ônibus ou trem para chegar a Portimão, outra opção é alugar um carro e pegar a estrada. Para explorar o litoral sul do de Portugal e praias mais distantes, essa última alternativa pode ser interessante!

E desde já, para sua viagem se tornar mais prática, o transporte deve ser escolhido pensando onde será sua hospedagem e quais as praias que você visitará!

A razão disso é que centro de Portimão fica um pouco distante das principais praias da cidade. Então, se você chegar na cidade de trem ou ônibus e ficar no centro, precisará de outro transporte para chegar às praias.

Portimão-Algarve-Portugal
O centro de Portimão fica afastado das praias mais famosas

Caso use esses meios de locomoção, escolha uma hospedagem mais próximas das praias e você quase não irá gastar para chegar nelas.

A recomendação para quem vai a Portimão em busca de sol e mar é ficar em hotéis e hostels da direção sul ou na aldeia de Ferragudo, cerca de 4 km do centro da cidade.

Por fim, se você optar por visitar a cidade e região de carro, ficará a seu critério onde é mais interessante e cômodo estar hospedado.

Praias ao sul de Portimão 

  • Praia da Rocha, Praia dos Três Castelos e Praia do Amado

Portimão-Algarve-Portugal
Praia da Rocha, Portimão

A Praia da Rocha é uma das mais famosas da cidade e a primeira de uma sequência enorme do litoral que se estende a leste da foz do Rio Arade. Ela é bem localizada e possui várias hospedagens e comércios por perto, por isso, é um bom lugar para ficar durante a visita a Portimão.

Um ponto positivo é que para conhecer parte do litoral nessa região você pode ir andando! Isso porque, as praias mais famosas não têm uma extensão muito longa e são coladas umas nas outras.

Por exemplo, as Praia dos Três Castelos e Praia do Amado são vizinhas a Praia da Rocha, e você pode chegar até elas caminhando pelo calçadão ou pela própria areia.

Portimão-Algarve-Portugal
Praia dos Três Castelos, Portimão

Mas, é importante estar atento ao horário das marés! No Algarve, é comum que a água suba bastante durante a maré cheia, chegando a encobrir as faixas de areia. Então, cuidado para não ficar ilhado nas praias entre os paredões das falésias.

Praias próximas a Ferragudo 

Algarve-Portugal
Aldeia de Ferragudo

Ferragudo é uma aldeia pertencente ao Município de Lagoa, mas bem próxima de Portimão. Enquanto as praias de Portimão são mais turísticas e movimentadas, as praias próximas a Ferragudo são mais tranquilas e, geralmente, frequentadas por famílias e pessoas que buscam mais tranquilidade.

  • Praia Grande e Praia da Angrinha

Algarve-Portugal
Praias nos arredores do castelo

Vizinhas do Castelo de São João do Arade, construído a beira do Rio Arade, estão as Praia Grande e Praia da Angrinha. Por serem antes da foz, possuem águas tranquilas e uma composição de mistura doce e salgada.

  • Praia do Pintadinho

Algarve-Portugal
Praia do Pintadinho

Para quem não se incomoda de ter um pouquinho de aventura e exploração, a Praia do Pintadinho fica um pouco escondida, mas vale a pena a visita.

Chegar até as proximidades dela andando é um pouco cansativo, mas é possível. O ideal é ir de carro e estacionar no Farol da Ponta do Altar. Na lateral dele, há o Caminho dos Promontórios, uma trilha que desce diretamente para a praia.

Inicialmente, parece que o caminho de terra não levará a lugar nenhum, mas quando a vista da praia aparece, é de arrancar suspiros!

O litoral do Algarve é enorme e tem diversas outras cidades com praias belíssimas que valem uma viagem especialmente para elas. Para praias distantes, contrate um pacote de turismo local ou pegue um trem ou ônibus para outras cidades próximas. Nessa região de Portugal o transporte intermunicipal é bem barato. Por isso, se tiver tempo, vale ir conhecendo uma por uma as famosas praias do Algarve!

Por Milena Lopes

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Posts Relacionados