Black Friday 2020: 6 dicas para não cair em fraudes

Black Friday

Você é daqueles que conta os dias para comprar na Black Friday? Pois, o seu dia chegou! A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, portanto, em 2020 acontece hoje, dia 27 de novembro.

No Brasil, a data foi instituída apenas em 2010, ou seja, em 2020 completamos 10 anos de Black Friday Brasileira. Apesar da polêmica dos preços, comprar na Black Friday vale sim muito a pena. Mas, para isso, é preciso tomar algumas precauções. Aliás, precaução é a palavra chave que deve ser usada sempre quando falamos de promoção e desconto.

A consolidação da Black Friday é uma realidade, mas ainda hoje ouvimos o apelido “carinhoso” da data: Black Fraude. Isso porque no início o processo foi um pouco traumático já o consumidor pagava metade do dobro. Vou explicar melhor a seguir.

Então, para aproveitar a Black Friday, mas sem cair em nenhuma Black Fraude, vamos a algumas dicas preciosas para esta data tão esperada.

A título de conhecimento:

Segundo levantamento da Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce:

Em 2019, a Black Friday e a Cyber Monday movimentaram quase R$ 6 bilhões no e-commerce no Brasil.

Segundo levantamento da Promobit, plataforma que traz variados descontos e promoções:

Contudo, apenas 59% das ofertas divulgadas na Black Friday 2018 eram verdadeiras.
Dados da Fundação Procon apontam que a maioria das reclamações na época (34,23%) era sobre propagandas enganosas.

1 – Planeje suas compras

Quem não gosta de uma promoção? Não existe essa pessoa, portanto, não se sinta mal em querer aproveitar um belo desconto na Black Friday. No entanto, avalie bem o que realmente deseja comprar para não se arrepender depois. Quem nunca comprou no impulso e depois percebeu que a compra foi uma inutilidade? Eu já fiz isso algumas vezes, confesso!

Então, a primeira dica que eu tenho é: planeje as suas compras. Dessa forma você evita comprar o que não precisa. Mesmo sendo uma promoção, tem coisas que realmente não precisamos. Temos que pensar racionalmente. Apesar de, às vezes, ser difícil resistir. Seja forte!

90% das compras são feitas no calor da emoção, vamos dizer. Mas pense que a Black Friday pode ser uma excelente oportunidade de comprar algo realmente útil e em um preço mais em conta.

2 – Compare os preços

Uma dica excelente é saber qual o verdadeiro preço do produto que você quer comprar e acompanhar a sua evolução antes da Black Friday.

Lembra que eu citei o termo Black Fraude? Então, logo no começo muitos comerciantes elevavam os preços dias antes da data para que no dia da Black Friday o produto parecesse ter um grande desconto. O famoso pagar metade do dobro, sacou?

Esta pratica já não é tão comum, mas pode sim acontecer. Portanto, fique atento aos preços. Acompanhe o produto que deseja comprar por algum tempo. Dessa forma você saberá exatamente o valor e o desconto que terá na compra.

Além do período, outra dica é comparar o preço do produto em diferentes sites. Às vezes, o mesmo produto tem preços e descontos melhores de acordo com o site.

Veja 4 sites para monitorar preços:

Baixou

Site Baixou

Buscapé

Site Buscapé

JáCotei

Site Já Cotei

Zoom

Site Zoom

3 – Fique atento ao frete!

Achou o produto que queria com um preço bacana, com uma promoção, mas e o frete? Muitas empresas anunciam produtos com valores e descontos realmente muito bons, no entanto, abusam no valor do frete. Ou seja, no total a sua compra não será assim tão em conta. Portanto, fique atendo a este detalhe que é super importante. Busque por sites que oferecem fretes mais baratos ou até mesmo grátis. Faça as contas com o valor do produto + o frete. Este é o jeito certo de comparar qual oferta vale mais a pena!

4 – Sites falsos

Sabe aquele ditado popular que diz: quando a esmola é muito boa, o santo desconfia? Então, o mesmo vale para promoções em sites. Se o valor do desconto foi muito alto ou o preço do produto foi muito abaixo do concorrente, desconfie! Há muitos sites falsos que servem de isca para fraudadores pegarem seus dados. Evite sites desconhecidos, com nomes estrangeiros ou que só divulguem em redes sociais.

Evite também clicar em ofertas de links recebidos por e-mail ou redes sociais. Busque sempre sites de lojas conhecidas. Outra dica é quando entrar em um site, veja se a sigla “https” está acompanhada de um cadeado no canto superior esquerdo da página. Isso mostra que o ambiente é seguro.

Além disso, busque informações sobre os sites que está comprando. O Procon tem uma lista de sites não recomendados: https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.

5 – Cartão virtual

Uma boa maneira de fazer compras pela internet é o cartão virtual, muito mais seguro que o convencional. Isso porque a validade do número deste cartão é limitada a data da compra, exclusivo para ambiente virtual, evitando assim crimes e fraudes com os seus dados. No entanto, você precisa do seu cartão físico para gerar um cartão virtual. Além disso, suspeite de lojas que não dão a opção de pagamento através de cartão de crédito. Boletos e transferências bancarias são as opções mais usadas em golpes.

6 – Troca e cancelamento

Toda loja deve ter uma política de troca ou devolução. No entanto, algumas podem alterar seus processos para a Black Friday. Então, fique atento às letras miúdas. Contudo, mesmo na Black Friday, o consumidor tem 7 dias para se arrepender das compras feitas pela internet. Podendo trocar e até cancelar a compra, e ter o dinheiro de volta. Esse prazo é contado a partir da data da compra ou do recebimento do produto.

 

Então, já decidiu o que vai comprar na Black Friday? Aliás, você sabia que dá pra comprar viagens na Black Friday, certo? São centenas de ofertas nos principais sites. Aqui no EPM, leitor tem descontos imperdíveis com a New Trip Viagens.

Espero que tenham gostado das dicas! Aproveitem bastante e fiquem atentos para não cair em ciladas!

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Posts Relacionados