ALFABETO FONÉTICO INTERNACIONAL: O QUE É E PARA QUE SERVE

Fala viajantes, há pouco menos de 10 dias postei aqui sobre algumas curiosidades acerca do que vimos nos pátios e nas pistas dos aeroportos. A matéria pode ser acessada clicando aqui. Dando continuidade a esta série, por assim dizer, hoje, neste post, vou contar para vocês o que é e para que serve o Alfabeto Fonético Internacional. Este é usado amplamente na aviação civil.

Alfabeto fonético Internacional - Estevam Pelo Mundo

Diga-me: quantas vezes você já não soletrou abecedário da Xuxa (A de amor, B de baixinho, C de coração etc…) para falar exatamente como é seu nome ou sobrenome… Recordações da infância, não? 😉

Igualmente, tenho certeza que você ouviu um B de bola ou D de dado. Correto?

Pois bem, na linguagem da aviação naturalmente não usamos o abecedário da Xuxa ou o “B de bola ou D de dado”. Usa-se o Alfabeto Fonético Internacional. E é sobre ele que vamos conversar agora.

Portas em automático!

O QUE É O ALFABETO FONÉTICO INTERNACIONAL

Pois bem, conforme mencionado acima, na aviação usa-se o Alfabeto Fonético Internacional.

A grosso modo, o Alfabeto Fonético Internacional é, objetivamente falando, palavras estipuladas que correspondem a uma letra do alfabeto. Logo, na hora da transmissão de uma informação são usadas as palavras do alfabeto para passar a mensagem.

Imagine o quão confuso seria soletrar um nome ou sobrenome para fazer uma reserva de voo ao telefone sem o Alfabeto Fonético Internacional.

Exemplo de utilização do alfabeto fonético: CABRAL: Charlie, Alfa, Bravo, Romeo, Alfa, Lima.

A utilização correta do Alfabeto Fonético Internacional permite a detecção de algum eventual erro de compreensão durante a transmissão de qualquer mensagem. Assim, evita-se mal entendidos na comunicação, bem como ambiguidades fonéticas. Por exemplo, no espanhol, as letras “v” e “b” possuem a mesma pronuncia.

HISTÓRIA DO ALFABETO FONÉTICO INTERNACIONAL

Pois bem, nos primeiros anos da aviação a única forma de comunicação entre pilotos, ou entre pilotos e o solo, eram os sinais. Entenda como sinais: mãos e/ou bandeiras. Assim como, o velho Código Morse, dada a influência das práticas marítimas. Logo da chegada da comunicação por voz, no caso os rádios, houve, então, a necessidade de se criar uma linguagem simplificada para as comunicações da aviação. Assim, geraria um melhor entendimento das instruções por todos, independentemente do idioma utilizado e eventuais diferenças de sotaque. 

Tornou-se, no início da década de 40, a clara necessidade de se encontrar um alfabeto comum. Assim, se permitiria um melhor entendimento – e uniforme – nos campos de batalha da segunda guerra mundial.

Seguinte ao fim da guerra, a ICAO (International Civil Aviation Organization) começou a traçar o desenvolvimento de regras de fraseologia de comunicação da aviação. Nascia a partir daí, portanto, o Alfabeto Fonético Internacional da Aviação.

ICAO - Alfabeto Fonético Internacional

EM QUE CIRCUSTÂNCIAS É USADO O ALFABETO FONÉTICO INTERNACIONAL

Pois bem, o Alfabeto Fonético Internacional é utilizado em tudo da aviação. Desde a comunicação interna entre as centrais de reserva das empresas aéreas, bem como pela tripulação durante o voo. Quem nunca escutou aquele(a) comissário(a) virar para o outro e dizer: o passageiro fulaninho está sentado no assento 14 Eco?

Igualmente, em todo o controle de tráfego aéreo e a comunicação entre pilotos e torre de comando e da torre de comando e centro de operações também se usa o Alfabeto Fonético Internacional.

Em síntese: para tudo na aviação utiliza-se o Alfabeto Fonético Internacional. 

SOLETRANDO O ALFABETO FONÉTICO INTERNACIONAL

Confira abaixo as palavras correspondentes a cada letra do Alfabeto Fonético Internacional, bem como devemos pronuncia-lo. Saca só:

Letras

LetraCódigoPronúncia em
português
Aalphaál
Bbravobrá
Ccharliecháli ou tcháli
Ddeltadél
Eechoé
Ffoxtrotfóxtrot
Ggolfgólf
Hhoteltél
Iindiaíndiá
Jjuliettdjúliét
Kkiloquí
Llimama
Mmikemáic
Nnovembervém
Ooscarós
Ppapa
Qquebecquêbéc
Rromeomiô
Ssierrasié
Ttangotán
Uuniformúnifómm ounifómm
Vvictorvíc
Wwhiskeyuísqui
Xx-rayécs
Yyankeeiánqui
Zzululu

 

Algarismos

NúmeroCódigoPronúncia em português
0zero
1oneuán
2two
3threetrí
4fourâ
5fivefáif
6sixsícs
7sevensévân
8eightêit
9ninenái

CONSIDERAÇÕES

Por fim, é graças ao Alfabeto Fonético Internacional que as comunicações aeronáuticas se tornaram efetivamente muito mais eficazes. É impossível pensar na aviação hoje em dia sem ele. Impossível mesmo.

Igualmente, é graças a ele que, de uma maneira indireta, as operações aeronáuticas são absolutamente seguras hoje em dia, visto que grande parte da comunicação entre aeronautas é pautada neste alfabeto.

Não obstante, para os entusiastas da aviação e milheiros e viajantes frequentes, ele facilita bastante nossas vidas ao realizarmos reservas de bilhetes por telefone. Uma vez decorado as ligações para os call centers das empresas se torna infinitamente mais objetiva, prática e rápida.

Alfabeto Fonético Internacional

FINALIZANDO

Pois bem, espero que você tenha gostado do post e do tema. Muito utilizado e muitas vezes com as devidas explicações pouco abordadas. E você? tinha alguma familiaridade com este alfabeto?

Igualmente, se ficou alguma dúvida, joga sua pergunta lá na caixinha de comentários. Teremos o maior prazer em respondê-lo. Não obstante, se cometi algum equívoco aeronáutico, por favor, não faça cerimônia e me corrija! E nada de acanhamento, hein? Lembrando que seu feedback é sempre muito importante pra nós!

QUEM SOU EU?

Lucas Cabral, editor-chefe aqui do EPM para programas de fidelidade, cartões de crédito, pontos, milhas aéreas e afins. Estou aqui precisamente desde meados de maio. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉

Por fim, um grande abraço e até o próximo post!

Lucas Cabral

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

 

 

Posts Relacionados