Viajar na pandemia? Metade dos brasileiros querem!

Saudades de viajar, não é minha filha? Bem, a maioria de nós está morrendo de vontade de entrar em um avião e explorar novos destinos pelo mundo. Ou quem sabe, revisitar algum destino em especial. Mas viajar na pandemia, vale o risco? Para 55% dos brasileiros, sim!! É o que aponta uma pesquisa realizada pelo TRVL Lab, em parceria com a Elo.

A pesquisa mostra que metade dos brasileiros pretende voltar a viajar. Inclusive, viajar na pandemia. Contudo, os entrevistados se mostraram preocupados com a segurança. Portanto, viajar sim, mas seguindo todos os protocolos de segurança necessários.

Com a reabertura das atividades, o estudo aponta que 55% dos entrevistados já estão avaliando opções de passeio e pesquisando as medidas de segurança e higiene adotadas, principalmente, para hospedagens.

A pesquisa foi feita com 1.236 viajantes de todas as regiões do Brasil e apresenta o perfil e toda a jornada do viajante de lazer. Além disso, o relatório identifica tendências de comportamento e consumo em relação ao turismo. A ideia é mostrar dados relevantes sobre a percepção dos turistas de se viajar na pandemia.

Aeroporto-viagem-estevam-pelo-mundo

Viagens durante a pandemia

Desde abril, 83,27% dos brasileiros não realizam viagens a lazer, enquanto 16,73% viajaram para algum lugar nos últimos meses. Para quem viajou, a praia foi o destino mais visitado, com 41,18% da preferência. Seguido por 31,76% que prefeririam cidades e rotas pelo interior, 29,41% serra ou montanha, e 10,59% outros destinos naturais.

O carro foi a opção mais usada por quem viajou neste período de pandemia, chegando a 66,67% do total. Dessas pessoas, 59,52% não se sentiram desconfortáveis com a escolha de viajar na pandemia, e 30,95% se sentiram seguros com os protocolos adotados em seus meios de hospedagens. Apesar de 55,95% das pessoas terem dito que a viagem foi satisfatória, 21,43% delas confessam terem ficado com medo de contrair coronavírus. E 33,33% disseram ter feito quarentena no retorno da viagem como medida de segurança.

Viagens pós-pandemia

Nesse primeiro momento, viajar em família é uma prioridade para 90% dos brasileiros. O carro é a opção de transporte preferida de 61%. Isso porque a preferência é por viagens mais curtas e para destinos próximos de suas cidades de origem. Já os destinos mais procurados devem ser os naturais, apontado por 74% das pessoas.

A preocupação com a saúde é um fator em comum entre três em cada quatro brasileiros. Além disso, eles afirmam que só pretendem utilizar fornecedores com certificação higiênico-sanitária reconhecida.

CONHEÇA 21 DESTINOS PARA VIAJAR EM 2021

Perfil do viajante brasileiro

De acordo com a pesquisa, o brasileiro faz de 2 a 3 viagens nacionais por ano, com duração média de 4 a 5 dias. Gasta entre R$ 1.000 e R$ 3.000 por viagem. Não fez nenhuma viagem internacional nos últimos 18 meses. E a praia é seu destino favorito.

Mais de 90% dos brasileiros gostam muito de viajar e da oportunidade de conhecer lugares novos. 80,08% sentem-se mais felizes que o habitual durante as viagens. Já 64,54% aproveitam para relaxar e descansar. E 57,37% consideram que viajar em família é uma prioridade.

Planejamento

Na hora de planejar, o brasileiro faz pouca pesquisa ao longo do ano. No entanto, a pesquisa se intensifica quando há intenção de viajar. Apenas 29,08% das pessoas fazem muita pesquisa durante o ano. O smartphone é o modo mais utilizado por 79,68% das pessoas para fazer as pesquisas de viagem. E, 54,38% se motivam quando encontram uma ótima promoção de voo ou hotel.

COMO PLANEJAR UMA VIAGEM COM ANTECEDÊNCIA?

77,49% planejam a viagem com seu companheiro(a). A maioria 54,18% prefere fazer as reservas diretamente com os fornecedores, enquanto 52,79% usam agências de viagem online. Para as reservas, em primeiro lugar estão os sites (69,92%). Em segundo lugar com 52,79% da preferência estão aplicativos de mensagens como WhatsApp. Reservas de hotéis (65,74%) e de passagens aéreas (58,76%) são feitas antecipadamente pela maioria dos viajantes.

A maioria dos viajantes faz a compra dos serviços da viagem individualmente. A princípio, os viajantes reservam os principais itens da viagem com antecedência média de 3 meses. A maioria concorda que o processo de reserva é simples e ágil. No entanto, quando há a necessidade de alterar e/ou cancelar, nem tanto.

Planejar-viagem-estevam-pelo-mundo

Meio de transporte

Avião (66,93%) e veículo próprio (65,15%) são os meios de transporte mais utilizados nas viagens de lazer. Para 59,49% das pessoas, o preço é o item mais importante na hora de escolher uma passagem aérea. Em segundo lugar vem a facilidade de reserva/compra (43,44%). E, em terceiro lugar, a qualidade percebida da companhia aérea (43,07%).

47,45% dos viajantes utilizam sempre o check-in online e 33,94% o cartão de embarque digital.  Apesar de apenas 8,39% comprarem alimentação a bordo e poucos lerem as revistas de bordo, no geral estão satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos pelas companhias aéreas.

classe-executiva-estevam-pelo-mundo
O Estevam adora voar de execuryca!
Meio de hospedagem

Os viajantes brasileiros preferem as pousadas (41,83%) e os hotéis 3/4 estrelas (40%) em suas viagens de lazer. Neste momento, em virtude de uma pandemia, os protocolos higiênico-sanitários são fundamentais para 60,81% dos viajantes. Seguido de segurança percebida (59,37%), preço (56,48%) e localização (52,59%). Boas avaliações em sites de revisão também são consideradas importantes por 41,50%.

hotel-esperas-santorini-estevam-pelo-mundo

Atividades no destino

As atrações turísticas são visitadas com frequência por 87,25% dos viajantes a lazer. Além disso eles também vão frequentemente aos restaurantes na localidade (80,87%). E, ainda, fazem compras (74,3%) durante as suas viagens de lazer.

Conclusão

Embora a maioria das pessoas entrevistadas disserem que não pretendem viajar enquanto durar a pandemia. Assim que tiver uma vacina, elas pretendem voltar a viajar normalmente. Também tem a intenção de serem mais cuidadosos e rígidos nem suas escolhas de destinos e fornecedores. Buscando sempre por aqueles que ofereçam certificação higiênico-sanitária.

 

Se acaso quiser mais informações sobre a pesquisa, basta clicar AQUI.

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Posts Relacionados