Natal Luz de Gramado começa nesta quinta; veja programação

Natal Luz - Gramado - Estevam pelo Mundo
Foto Cleiton Thiele/SerraPress

A 35ª edição do Natal Luz de Gramado, no Rio Grande do Sul, tem início nesta quinta-feira, dia 22 de outubro. O Natal Luz de Gramado é considerado o maior Natal do mundo e neste ano, apesar da pandemia, terá 101 dias de celebração. A abertura oficial do evento acontece a partir das 18 horas, mas será restrita a convidados. No entanto, as atrações estarão disponíveis ao público até o dia 30 de janeiro de 2021.

Sobretudo por causa da pandemia, o evento foi totalmente remodelado para oferecer maior segurança. O tema deste ano vai resgatar a história dos 35 anos do evento. Será um TBT do Natal Luz. Aliás, quem já esteve no evento e quiser, pode compartilhar suas lembranças usando a #NatalLuz35Anos.

Natal Luz - Gramado - Estevam pelo Mundo

Maior Natal do mundo

Em 2019, o Natal Luz de Gramado recebeu 2,3 milhões de visitantes nos 81 dias de celebração. Só na festa de encerramento, que contou com o desfile ‘A Magia do Noel’, foram mais de 200 mil ingressos vendidos.

Neste ano, foram 400 apresentações espalhadas pela cidade de Gramado (RS), entretanto, mais de 70 delas pagas. A média de preço dessas atrações pagas foi de R$ 165,00 para o ingresso mais barato.

Além disso, o evento emprega diretamente cerca de 1,5 mil pessoas de diferentes áreas e impacta cerca de 50 municípios.

De acordo com uma pesquisa feita sobre os reflexos do Natal Luz na economia local, o evento gera em torno de R$ 500 milhões em negócios locais. Os dados são da Gramadotur, empresa responsável pela realização do evento.

Natal Luz Gramado - Estevam pelo Mundo
Decoração do Natal Luz de Gramado – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

A decoração

A Cidade Mágica do Natal ganha vida e luz durante as celebrações da data na cidade. A decoração encanta moradores bem como visitantes há 30 anos e, em 2020, não será diferente.

A decoração do Natal Luz de Gramado contará com mais de 2,5 milhões de lâmpadas de led nos principais pontos da cidade. Além disso, serão 6 quilômetros de mangueiras luminosas e uma quantidade enorme de refletores, spots, estrobos e projetores.

Natal Luz Gramado - Estevam pelo Mundo
Decoração da cidade – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Guirlandas, bolas de Natal, muitas luzes, rotatórias mágicas e soldadinhos quebra-nozes são alguns dos elementos que dão vida a esta festa. Isto é, eles podem ser vistos pelas ruas em meio aos pontos turísticos e estabelecimentos comerciais da cidade.

A rótula principal no centro de Gramado, no cruzamento da Av. Borges de Medeiros com a Av. das Hortênsias, terá um enorme pinheiro nevado, trazendo uma releitura dos conceitos dos natais passados.

Todos os dias, às 20h, as luzes da Cidade Mágica do Natal e os arcos da Av. das Hortênsias se acendem. E, durante 101 dias este ritual será repetido ao entardecer.

Programação Natal Luz

Rua das Renas

Ao longo dos 101 dias do Natal Luz, a Rua Pedro Benetti, no centro de Gramado, se transforma na Rua das Renas. A Rua das Renas nesta 35ª edição do evento prestará homenagem à imigração de Gramado. Além disso, vale lembrar que as renas, um dos símbolos do Natal, recebem iluminação especial durante a noite.

Natal Luz Gramado - Estevam pelo Mundo
Rua das renas – Foto Cleiton Thiele/SerraPress
Trupe de Natal

Com dramatização e música, a verdadeira mensagem natalina faz parte das apresentações do conjunto de personagens da Cidade Mágica do Natal. Serão 1.200 apresentações durante a 35ª edição do Natal Luz. Com 12 aparições diárias, de 15 minutos cada, na rede gastronômica, hoteleira bem como os parques. Diariamente, a Trupe de Natal estará às 15h no Mundo a Vapor.

Vila de Natal

O endereço da residência oficial do Papai Noel em Gramado é na charmosa Vila de Natal. O local é um amplo e simpático espaço em meio à Praça das Etnias, onde estão produtos artesanais com motivos natalinos. Com abertura agendada para o dia 7 de novembro, a Vila do Papai Noel abre das 10h às 22h.

Natal Luz Gramado - Estevam pelo Mundo
Vila de Natal – Foto Cleiton Thiele/SerraPress
 A Casa do Papai Noel

Este é um dos lugares mais simbólicos e lúdicos da Cidade Mágica de Natal, que o bom velhinho espera seus visitantes para momentos de muito carinho e afeto. O Papai Noel estará interagindo com os turistas e a comunidade das 14h às 18h, a partir do dia 7 de novembro.

Natal Luz Gramado - Estevam pelo Mundo
Papai Noel oficial do Natal de Gramado – Foto Cleiton Thiele/SerraPress
Instrumentos de Fé

Serão 35 participações dos músicos da Orquestra Sinfônica de Gramado, dando uma fusão icônica de erudição e fé. Esse momento especial está marcado para começar no dia 25 de outubro, na missa das 10h30min, da Igreja Matriz São Pedro, e a programação completa pode ser vista no site oficial do Natal Luz.

Rotas e Notas

Este palco móvel, que percorre diversos pontos de Gramado, leva apresentações artística diariamente às 19h, a partir de 7 de novembro. Este show antecede o acendimento das luzes.

Tannenbaumfest

O Tannenbaumfest é um concurso de decoração de pinheirinhos, um dos ícones do Natal. Empresas reúnem-se para decorar os pinheiros cuidadosamente espalhados na Avenida Borges de Medeiros, criando um lindo cenário.  São 35 pinheiros, número alusivo ao número de edições do Natal Luz e que, no dia 7 de novembro, serão devidamente enfeitados das 14h às 19h.

Livro 35 anos

O dia 17 de dezembro marca o lançamento do livro dos 35 anos do Natal Luz de Gramado. Devidamente ilustrado com as fotos de Cleiton Thiele, há mais de dez anos o fotógrafo oficial do evento. O livro reúne lindas imagens do Natal Luz, além de belas fotos da cidade de Gramado.

Exposição Fotográfica – Natal Luz um Olhar

A exposição do fotógrafo Leonid Streliaev acontece a partir de 7 de novembro no Largo do Érico Veríssimo, registrando através de uma sensível e original visão, os espetáculos e os envolvidos em sua realização.

Concertos de Natal – 35 anos do Natal Luz

O tradicional concerto com a Orquestra Sinfônica de Gramado, sob a regência do consagrado Maestro Linus Lerner, acontecerá na Igreja Matriz São Pedro. O primeiro concerto acontece no dia 13 de dezembro, às 13h. Já o segundo, previsto para o dia 15 de dezembro às 18h, acontece em Linha Nova com efeito de comemoração ao aniversário da cidade. Ambas as atrações terão restrição de público em função da capacidade máxima dos locais conforme protocolos sanitários, e terão transmissão por canais digitais.

Caravana da Coca-Cola

A Caravana da Coca-Cola, tradicional desfile de caminhões, estará presente novamente este ano, no dia 10 de dezembro às 20h.

 

Natal Luz Gramado - Estevam pelo Mundo
Foto Cleiton Thiele/SerraPress

 

Natal Luz Gramado - Estevam pelo Mundo
Foto Cleiton Thiele/SerraPress

 

Você conhece a origem do Natal?

 

Enfim, viajante, espero que tenham gostado da programação deste ano. E, do mesmo modo, quem sabe não se anima, para uma viagem a Gramado.

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Posts Relacionados