AVIÃO: O QUE PODE SER LEVADO COMO SOUVENIR

Fala viajantes! Tudo em cima com vocês? Vamos abordar neste post uma dúvida muito frequente de muitos viajantes. Refiro-me ao que o passageiro pode e ao que não pode levar do avião como souvenir. Pois bem, essa dúvida se acentua ainda mais, de fato, quando se trata de itens da classe executiva e da primeira classe.

Quando viajamos de avião, muitas vezes recebemos alguns mimos. Na classe econômica os tais mimos naturalmente são bem mais restritivos. Já nas cabines premium, a coisa muda completamente de figura. De todo modo, vamos conversar aqui sobre todos os itens que podemos ou não levar do avião para casa como souvenir.

Eu, bem como o Estevam, recebemos diversas perguntas através das nossas redes sociais sobre o assunto.

Em tempo: você já me segue lá no Instagram? Se não corre lá e dá um follow. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉

Portanto, vamos aos itens! No intuito de ser mais objetivo, dividi o post em duas partes. A primeira relativa aos itens que se pode levar do avião, enquanto a segunda no que tange os itens que não se pode levar da aeronave.

Swiss - Avião - Estevam Pelo Mundo
Welcome champagne da Swiss, junto ao cardápio do voo (classe executiva) e Amenity Kit da marca Victorinox

ITENS PERMITIDOS QUE O PASSAGEIRO LEVE CONSIGO DO AVIÃO

Abordamos aqui os itens que têm permissão para o passageiro levar consigo para casa como souvenir. Confiram a lista:

FONES DE OUVIDO DESCARTÁVEIS

São aqueles que geralmente estão na cabine econômica. Sim, se você está viajando de classe econômica e os fones são descartáveis, você pode sim levá-los consigo. Igualmente, algumas companhias aéreas oferecem esses mesmos fones de ouvido na classe executiva. Também pode levar!

Avião - Estevam Pelo Mundo
Fones de ouvido descartáveis da United (Créditos de imagem United)

AMENITY KIT (NÉCESSAIRE)

Continuando… Sim, independente da classe voada, estão ali muitos itens que os passageiros podem usar durante o voo. Itens como tapa olhos, meias, protetores de ouvido e etc. Uma vez esses itens usados – ou não – você pode sim levá-los consigo no desembarque, junto, é claro, ao amenity kit. 

Avião - Lufthansa
Amenity Kit da primeira classe da Lufthansa. Grife alemã ESCADA
Avião - Amenity Kit
Alguns dos itens do Amenity Kit da primeira classe da Lufthansa

PIJAMAS E PANTUFAS

Bem como o amenity kit, também podem e devem ser levados pelos passageiros. Pijamas geralmente são para os passageiros da primeira classe. Algumas empresas aéreas disponibilizam para o passageiro da classe executiva. Como é o caso da Qatar Airways.

Qatar Airways - Estevam Pelo Mundo
Pijama (ainda lacrado) da grife White Company oferecido aos passageiros da classe executiva e da primeira classe da Qatar Airways

Por outro lado, pantufas são itens bastante comuns tanto na primeira classe como na classe executiva. Tal qual os pijamas, podem ser sim levados pelos passageiros como souvenir.

ANA - Avião - Estevam Pelo Mundo
Pantufas da classe executiva da japonesa ANA

CARDÁPIOS*

Este é um item um pouco controverso. Algumas empresas permitem que os passageiros levem o cardápio do avião. Outras não. Na dúvida, caso queira levar consigo, não hesite e consulte a tripulação!

Avião - Iberia - Cardápio
Capa do cardápio da classe executiva da espanhola Iberia

REVISTAS DE BORDO

Pois bem, embora retiradas das aeronaves em tempos de pandemia, estão lá para entretenimento dos passageiros e são permitidas que sejam retiradas do avião no desembarque.

Revista de bordo TAP
Matéria sobre o estado de Alagoas na revista UP Magazine da TAP. A empresa tem a cidade de Maceió, capital do estado, como seu mais recente destino no Brasil

GARRAFAS DE ÁGUA

São mais do que bem-vindas na chegada e na saída. É outro item que pode e deve ser levado com o passageiro.

ALIMENTOS EM EMBALAGENS DESCARTÁVEIS E/OU LACRADOS*

Pois bem, sim: são permitidos que sejam levados. Entretanto, aqui entra uma certa polêmica, visto que até pouco tempo atrás, salvo engano, tudo que era de alimentos e bebidas que restava no avião (em voos internacionais) era incinerado na chegada ao destino, por questões sanitárias. Não sei até onde essa regra ainda permanece. Caso alguém saiba, por favor, joga lá nos comentários.

Igualmente, é muito comum passageiros das cabines premium receberem chocolates e outras coisas mais quando próximo ao pouso. A Swiss, por exemplo, oferece chocolates da marca Lindt. Se você não, digamos, degustá-los até a sua saída do avião, pode levar consigo 😉

ITENS NÃO PERMITIDOS QUE O PASSAGEIRO LEVE CONSIGO DO AVIÃO

Abordamos aqui os itens não permitidos de serem retirados da aeronave e levados com o passageiro para casa como souvenir. Confiram a lista:

TOALHAS, LENÇOIS, MANTAS, DUVETS E DEMAIS ITENS DE ROUPA DE CAMA

Definitivamente, não podem ser retirados do avião. Infelizmente, aquela manta gostosa, sobretudo a das cabines premium, devem permanecer lá. Uma pena não, é? Que dá vontade de trazer pra casa muitas vezes com certeza dá! Entretanto, vida que segue!

Ah! As toalhinhas humedecidas oferecidas antes das refeições também não podem ser retiradas da aeronave. São, fora da pandemia, oferecidas nas cabines premium.

TAP - Avião - Estevam Pelo Mundo
Manta da classe executiva da TAP (Créditos de imagem TAP)

TRAVESSEIROS

Pois bem, o grande dilema. Em tese não pode. Ponto. Entretanto, caso você queira muito levar consigo há um caminho correto para isso. Simples, basta solicitar a tripulação. Vou dar um exemplo particular meu.

Sigamos: em determinado voo da Qatar Airways, quis trazer comigo um travesseiro. Para decorar meu quarto. Solicitei ao comissário que muito gentilmente disse que não podia. Resposta já esperada. Entretanto, sou brasileiro e não desisto nunca! Pedi que fosse verificado junto a chefe de equipe, que prontamente veio ao meu assento. Expliquei o porquê da vontade de ter o travesseiro da empresa e ela atendeu meu pedido. Tenho comigo até hoje o dito cujo.

Ah! A justificativa, por assim dizer, que dei a chefe de equipe: acabei de me mudar e gostaria de ter um pedacinho da Qatar Airways, empresa que sou fã número 1, na minha casa. Então, fica a dica: arrume uma boa justificativa, solicite a tripulação e, principalmente, seja educado! Não simplesmente ponha o item debaixo do braço e leve…

Qatar Airways - Avião - Estevam Pelo Mundo
Travesseiro da classe executiva da Qatar Airways que ganhei de souvenir

FONES DE OUVIDO NÃO DESCARTAVÉIS

Geralmente são os da classe executiva e da primeira classe. Sabe aquele Bose que você adoraria levar pra casa? Pois, é! Não pode. Este que não pode mesmo! E se a tripulação se distrair e não recolher não significa que pode levar, hein?! Caso você leve com você, poderá ter problemas no desembarque se alguém da empresa aérea notar.

Igualmente, estes fones são contados. E, caso falte algum, a tripulação será responsabilizada, ou seja, você prejudicará a tripulação. Portanto, nada de levar fones de ouvido não descartáveis do avião!

Avião - Estevam Pelo Mundo
Fones de ouvido com isolamento acústico da marca Bose oferecidos na primeira classe da American Airlines (Créditos de imagem OMAT)

LOUÇAS, COPOS E TALHERES

Dispensa apresentações. Não podem sair da aeronave. Fazem parte do estoque da empresa. Logo, não de sair por aí carregando escondido copos e talheres e louças da classe executiva e da primeira classe!

Uma exceção: os talheres descartáveis da econômica. Esses sim podem ser levados do avião. 

Caviar - Lufthansa - Estevam Pelo Mundo
Louça do serviço de caviar da primeira classe da Lufthansa

FOLHETO DE INTRUÇÕES DE SEGURANÇA E REVISTAS DUTY FREE

Igualmente, também não podem ser retirados. Já que é uma razão bastante óbvia. Fazem parte dos itens de segurança a bordo. Logo, para a Segurança do passageiro que irá se sentar no mesmo assento que você no voo seguinte da aeronave ele é essencial.

Air Canada - Avião - Estevam Pelo Mundo
Folheto de segurança da Air Canada presente nas suas aeronaves Boeing 787-800

Quanto as revistas Duty Free, tais quais as revistas de bordo, estão suspensas durante a pandemia. Entretanto, quando voltarem, seguirão a mesma regra do folheto de segurança. Não podem sair do avião com o passageiro. A razão é simples: são contadas, diferente das revistas de entretenimento das empresas.

Avião - Estevam Pelo Mundo
Revista Duty Free da Singapore Airlines

GARRAFAS DE BEBIDAS DO SERVIÇO DE BORDO

Pois bem, garrafas de bebida, bem como alimentos, caem naquilo que disse acima: penso eu, que são incinerados na chegada ao destino (em voos internacionais), por razões sanitárias. Não sei até onde essa regra ainda permanece. Caso alguém saiba, por favor, joga lá nos comentários. Pois, é! O champagne Krug ou Dom Perignon da sua primeira classe, apesar de poder ser incinerado, não pode ser levado como brinde. Este é o autêntico perrengue chique.

Vale lembrar: se você for um passageiro educado e gentil, pode ganhar de brinde da tripulação alguma garrafa de vinho e etc. Eu mesmo já ganhei. E mais de uma vez. Por outro lado, nunca pedi. Vale a regra de sempre: educação e gentileza para poder fazer o pedido. Lembre-se: o máximo que pode acontecer é você receber um não 😉

Avião - Emirates - Primeira Classe
Vinho tinto chileno Almaviva e Champagne Dom Pérignon na primeira classe da Emirates. Estas duas garrafas juntas somam um valor médio de R$4.000,00

ITENS DE TOALETE DISPOSTOS NO BANHEIRO

Também não pode levar estes itens. São itens como colônias, sprays de odor, sabonetes liquido, eventualmente toalhas e etc. Se você os leva consigo faltará para o voo seguinte…

Qatar Airways - Estevam Pelo Mundo
Toalhas e sabonete líquido do toalete da primeira classe da Qatar Airways no Airbus A380-800

EM TEMPO…

Todas as imagens deste post, com exceção das que mostro os créditos de imagem, são minhas. Logo, são de voos que já realizei. Portanto, fiquem ligados aqui no blog que eu farei reviews de todos estes voos muito em breve!

FINALIZANDO

Pois bem, e você já levou consigo algum souvenir do avião? Se sim, conta pra gente qual foi e de que classe!

Igualmente, se ficou alguma dúvida, joga sua pergunta lá. Teremos o maior prazer em respondê-lo. E nada de acanhamento, hein? Lembrando que seu feedback é sempre muito importante pra nós!

Pois bem, e agora, para não perder o hábito dos posts que expresso minha opinião particular, vamos deixar uma coisa bem clara: estas são opiniões estritamente minhas. Não reflete a opinião do Estevam, de nenhum outro colunista do portal EPM ou tampouco do Estevam Pelo Mundo como fonte de informação e pesquisa sobre viagens, companhias aéreas, hotéis e demais assuntos da mesma natureza. Vamos deixar isso bem claro.

QUEM SOU EU?

Lucas Cabral, 31 anos, editor-chefe aqui do EPM para programas de fidelidade, cartões de crédito, pontos, milhas aéreas e afins. Estou aqui precisamente desde meados de maio. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉

Por fim, um grande abraço e até o próximo post!

Lucas Cabral

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Posts Relacionados