QATAR AIRWAYS: POR QUE OS RESGATES FICARAM MAIS CAROS NO SMILES?

Neste post vamos conversar sobre algo que não poderia deixar passar desapercebido entre nós, viajantes e milheiros. Refiro-me ao razoável aumento de preço nas emissões da Qatar Airways no Smiles. Sim, elas estão mais caras. Por volta de 40% desde o início do ano. Ainda permanecem em um patamar de ótimo custo-benefício. Ao menos na minha opinião. Vamos deixar isto bem claro.

Pois bem, há não muito tempo atrás, os bilhetes chegavam a ser encontrados na casa de 128.000 milhas o trecho, em classe executiva para Doha. Um ótimo valor. Em classe econômica, já me lembro de ter encontrado na casa dos 80.000 milhas.

Neste post vamos usar como exemplo resgates do trecho acima. São Paulo/Doha. Vamos supor também que você seja assinante Clube Smiles ou cliente categoria Diamante.

QUANTO CUSTAVA ANTES

Conforme pontuado acima, os bilhetes, em um passado relativamente próximo, podiam facilmente ser encontrados a um valor de 128.000 milhas o trecho, para Doha. Há poucos meses, houve um reajuste e, o Smiles passou a cobrar na casa dos 146.000 pontos o trecho para Doha em classe executiva e 93.400.

Vejam as fotos de arquivo:

93.400 milhas o trecho para Doha em classe econômica
146.800 pontos o trecho para Doha em classe executiva
QUANTO CUSTA AGORA

Bem, agora o Smiles reajustou novamente os valores. E sem aviso prévio, como de costume, diga-se de passagem. Aliás, este é um péssimo hábito, por assim dizer, do programa: alterar tabelas (mesmo que oficialmente dinâmicas) sem aviso prévio aos clientes. E olhe que eu não sou o único a reclamar isto por aí. Ao contrário.

Agora, os bilhetes para Doha estão custando 116.000 milhas e 185.000 milhas, respectivamente, em classe econômica e em classe executiva. Confiram:

116.000 milhas o trecho para Doha em classe econômica
185.500 milhas o trecho em classe executiva para Doha

Em relação ao último reajuste, estamos tratando de um aumento de aproximadamente 21% para a classe executiva e, de pouco coisa menos de 20% para a classe econômica. Lembre-se que estou me referindo ao último reajuste. Esse ano já foram feitos dois…

O POR QUÊ DO AUMENTO

Naturalmente, há uma razão para estes aumentos. Eles não são abusivos ou extorsivos, ok? Vamos deixar isto bem claro. Conforme pontuei no começo do post, os novos valores continuam ainda, a meu ver, com uma boa relação custo/benefício para o cliente Smiles. Embora não mais notavelmente extraordinário, como era antes dos aumentos deste ano.

Pois bem, sigamos. Ao meu ver há basicamente três pilares que justificam este aumento. O primeiro é a expansão monetária, por assim dizer, no mercado de milhas. O segundo, a forte valorização do dólar americano frente as moedas estrangeiras, dentre elas o real. E, por fim, o preço do petróleo.

Estes conceitos parecem ser complicados de entender, pois começamos já a entrar no campo da economia. Entretanto, são conceitos simples e vou explicá-los da maneira mais objetiva possível. Prometo.

EXPANSÃO MONETÁRIA DE MILHAS

Conforme disse acima, este é o primeiro pilar. Pense em milhas como uma moeda, como, por exemplo, o real, o dólar ou o euro. Digo isso por que na verdade é basicamente isto que as milhas e pontos são: uma espécie de moeda.

Novamente, falando de maneira bem objetiva, milhas e/ou pontos são como moedasE, assim como dinheiro, quanto mais em circulação, mais inflação é gerada. Inflação, na verdade, não quer dizer aumento do preços. Ao contrário. O aumento de preços que é a consequência da inflação. Esta sim, quer dizer expansão monetária. O aumento de preços, popularmente conhecido como inflação (mas não é, como vimos), nada mais é do que uma maior quantidade de dinheiro circulando. A mesma lógica vale para as milhas. Quanto mais milhas circulando e sendo fabricadas, mais elas se desvalorizam. E perdem seu poder de compra. Logo, quanto mais milhas circulando mais elas se desvalorizam e, como consequência, aumenta o preço dos bilhetes.

CAUSADORES DA EXPANSÃO MONETÁRIA DE MILHAS

Note que esta expansão monetária se dá por várias razões, sendo a principal delas as recentes promoções que temos visto nos últimos anos, e intensificadas agora durante a pandemia. Ao transferir milhas do seu cartão de crédito para a Smiles com determinada quantidade de bônus, você está aumentando a quantidade de milhas disponíveis no mercado. Logo, suas milhas, mesmo sendo multiplicadas pela bonificação da promoção, estão, no médio prazo, se desvalorizando. Parece algo meio sem lógica. Mas não é. Muito pelo contrário.

Acho que fui claro, né?

Contudo, se não fui, joga na caixinha de comentários… 😉

Em síntese, quanto mais milhas as empresas jogam no mercado, mais elas se desvalorizam. Vamos a um exemplo claro. Há muitos anos, não era muito mais barato voar de milhas? O programa Fidelidade TAM, por exemplo, cobrava 10.000 pontos para qualquer viagem nacional. Era tabela Fixa. 15.000 pontos destinos na América do Sul e 20.000 pontos caso fosse em executiva. Anos dourados… que não voltam mais.

CÂMBIO DESFAVORÁVEL

O outro pilar é o câmbio desfavorável. Não é segredo para ninguém a forte valorização do dólar americano frente as moedas estrangeiras, dentre elas, o real. E, tudo no mundo da aviação é negociado em dólar. Desde a manutenção das aeronaves, passando pelo seguro, chegando aos custos de financiamento e arrendamento. Não obstante, o combustível também é cotado em dólar. E este é o principal vilão, pois, é quem costuma ter o maior peso nos custos de emissão de bilhetes.

PREÇO DO PETRÓLEO

Igualmente, o querosene da aviação é derivado do petróleo. Logo, com a valorização do petróleo, somada ao fator câmbio desfavorável, o preço do combustível dos aviões está alto. E para todo mundo. Em assim sendo, com o preço do petróleo em alta nos últimos meses, o combustível aeronáutico subiu de preço no médio prazo, mais ou menos de março pra cá.

OBSERVAÇÕES

Devemos observar o todo. Todos os pilares e a comunicação entre eles. Vale lembrar também que as justificativas dadas acima, valem de uma forma geral o mercado da aviação civil.

Novamente vou bater nesta tecla. Não sou contra o aumento. É justo. Faz parte das leis de mercado que regem o mundo desde que o mundo é mundo… O que sou radicalmente contrário é a forma com a qual ele foi realizado: sem aviso prévio, como de costume, diga-se de passagem. Aliás, este é um péssimo hábito, por assim dizer, do programa: alterar tabelas (mesmo que oficialmente dinâmicas) sem aviso prévio aos clientes. Infelizmente, ponto negativo para o Smiles no quesito transparência e previsibilidade.

Igualmente, não posso deixar de ponderar também que o programa possui vários pontos positivos. Não podemos dar dois pesos a duas medidas, não é mesmo? Como exemplo de ponto super positivo do programa, cito o Smiles Viaje Fácil, que já abordamos aqui neste espaço. Confere lá o post!

CONSIDERAÇÕES

Bem, considero as emissões da Qatar ainda uma das melhores do Smiles. Através de promoções bonificadas facilita-se muito a emissão. Igualmente, você pode dar o Smiles Viaje Fácil para sua emissão e quitar o saldo em até 60 dias.

Igualmente, considere que a classe executiva da Qatar Airways é uma das melhores, se não a melhor, classe executiva do mundo. Refiro-me às aeronaves equipadas com a Qsuites. Que traz para o passageiro o conceito de first in business, que quer dizer, em outras palavras, atendimento e conforto de primeira classe na classe executiva. Igualmente, o serviço de bordo da Qatar na cabine executiva é à la carte. Literalmente. Dentro do vasto menu oferecido, você come e bebe o que quer e, na hora que quer. Opção muito cômoda para passageiros viajando a trabalho e/ou a depender do horário do voo, bem como do fuso-horário de onde o passageiro iniciou ou vai terminar a viagem.

Vale lembrar também, que para passageiros voando business e que tem Doha como seu destino final, a Qatar Airways oferece serviço de imigração e controle de passaportes VIP na entrada ao Estado do Qatar.

Qatar Airways
Qsuites (classe executiva) da Qatar Airways. Conceito first in business.

O Estevam já voou entre São Paulo e Doha, na QSuites da Qatar e, é um produto, ao nossos olhos, fenomenal. Para ver a experiência, dá um clique aqui.

Qatar Airways
Olhá lá o Estevam (meu patrão…) na Qsuites da Qatar Airways. Viajando mais confortável que um sultão!

Vale lembrar que eu também, muito em breve, farei esta rota. Então, fica de olho lá no meu instagram para acompanhar tudo. Igualmente, fica de olho aqui no blog que sairá, naturalmente, após o voo um super e completo review. Portanto, fiquem de olho!

FINALIZANDO

Pois bem, e você emitiu Qatar Airways através do Smiles? Se sim, conta pra gente como e quanto foi seu resgate? Igualmente, conta como foi sua experiência de voo com a Qatar Airways e o que achou da empresa?

Igualmente, se ficou alguma dúvida joga sua pergunta lá. Teremos o maior prazer em respondê-lo. E nada de acanhamento, hein? Lembrando que seu feedback é sempre muito importante pra nós!

Ah! E agora, para não perder o hábito dos posts autorais, vamos deixar uma coisa bem clara: estas são opiniões estritamente minhas. Não reflete a opinião do Estevam, de nenhum outro colunista ou tampouco do Estevam Pelo Mundo como fonte de informação e pesquisa sobre viagens, companhias aéreas e demais assuntos da mesma natureza. Vamos deixar isso bem claro.

QUEM SOU EU?

Ah! Como vocês devem ter notado sou novo na área. Estou aqui precisamente desde meados de maio. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou se já quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉

Por fim, um grande abraço e até o próximo post!

 

Lucas Cabral

 

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

 

 

Posts Relacionados