QATAR AIRWAYS: SERVIÇO VIP DE IMIGRAÇÃO E CONTROLE DE PASSAPORTES EM DOHA

Neste post vou fazer um breve review do serviço VIP de imigração e controle de passaportes da Qatar Airways, no Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, Capital e hub da Qatar.

Pois bem, estamos acostumados a vermos salas VIP de todo os tipos, algumas bastante suntuosas. Igualmente determinadas excentricidades de algumas empresas aéreas como a Lufthansa, que, em Frankfurt oferece nada mais nada menos que um terminal exclusivo para seus passageiros voando em primeira classe (ou passageiros HON Circle, categoria mais alta do programa de fidelidade da empresa e de acesso bastante difícil).

Nesta mesma onda por assim dizer, entrou a Qatar Airways. Não bastasse seus lounges de alto luxo em Doha e em cidades selecionadas mundo afora a empresa resolveu inovar. Em parceria com o Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, e o governo do estado do Qatar, a empresa achou por bem instalar no aeroporto um serviço de imigração VIP para seus passageiros que desembarcam em Doha.

IMIGRAÇÃO VIP

O conceito pode parece confuso, porém é simples. Ao chegar ao hall onde há os guichês de imigração o passageiro de classe executiva ou primeira classe é orientado a seguir à esquerda.  Lá ele encontrará uma espécie de lounge onde poderá fazer uma pausa para tomar um café, um drink e até mesmo fazer um lanchinho. Já passei por lá e posso afirmar. É um verdadeiro oásis de imigração.

COMO CHEGAR

Ao desembarcar e ao chegar ao hall onde há os guichês de imigração o passageiro de classe executiva ou primeira classe é orientado a seguir à esquerda e tão logo estará no lounge.

Qatar Airways
Hall de imigração. Sinalização para passageiros business e first dobrarem à esquerda (créditos de imagem – TPG)
Sinalização
O LOUNGE

Pois bem, o lounge de imigração e controle de passaportes é um luxo só. Logo na entrada você é recebido por um(a) atendente. Como todo colaborador da Qatar Airways, simpatia e profissionalismo é o que não falta por parte deste pessoal.

Na entrada um funcionário da empresa verificará a sua elegibilidade para saber se você pode ou não fazer sua imigração ali. Veja o balcão de recepção:

Qatar Airways

Igualmente, o passageiro ao desembarcar e por ali fazer sua imigração tem acesso a uma série de mimos. Trata-se de um verdadeiro digamos… lounge expresso. Há buffet de snacks, de bebidas quentes e frias, vasta área para sentar-se e etc. Confira as fotos abaixo:

Qatar Airways
Seating aerea pré-imigração
Qatar Airways
Buffet de snacks (crédito de imagem – TPG)
Qatar Airways
Seating area pré-imigração

Na foto abaixo você poderá reparar, ao fundo, os guichês de imigração.

O PROCESSO DE IMIGRAÇÃO EM SI

Conforme na foto acima o processo de imigração feito pelo agente não difere do controle de passaportes dos mortais. Apenas fica localizado dentro deste lounge.

Uma vez admitida sua entrada do estado do Qatar, logo em frente a saída do lounge, ficam as esteiras de bagagem.

ELEGEBILIDADE

Este serviço de imigração VIP é bastante exclusivo. Só são elegíveis a ele passageiros desembarcando em voos puros da Qatar Airways e que voaram em classe executiva ou primeira classe. Ponto. Membros Oneworld Emerald ou Saphire não são elegíveis.

CONSIDERAÇÕES

Bom, não precisa dizer que isto é ostentação pura. Coisa típica, no bom sentido, diga-se de passagem, da Qatar Airways. Ponto positivo para a empresa ao inovar neste sentido.

Certamente, por se tratar de uma empresa que vende a imagem do seu país mundo afora e com estratégias de marketing bastante agressivas e muito bem feitas, não é de surpreender que o projeto tenha contado com o apoio do governo do Qatar.

Vejo este serviço, além de super prático e conveniente, como um diferencial da empresa aérea. Aliás, a Qatar Airways é uma das empresas que mais despontam no quesito inovação. Não obstante, a empresa igualmente sempre se destaca na pontuação da SkyTrax, o Oscar da Aviação, sendo considerada sempre uma empresa cinco estrelas. Pontuação máxima.

Igualmente, não podemos esquecer que um serviço de imigração premium dá a Qatar Airways um diferencial. Desconheço alguma outra empresa aérea que ofereça tal serviço. Caso haja, por favor não hesite em me corrigir. Basta jogar seu comentário na caixinha logo abaixo do post.

Conforme gosto de pontuar, gosto de inovação. Igualmente, acho, embora não necessário, bastante interessante a idéia da Qatar Airways de manter este espaço, prezando pelo bem estar e conforto dos seus passageiros desembarcando em Doha. Ponto positivo para a empresa. Como dizem os qatari: Alhan wa Sahlan!

FINALIZANDO

Pois bem, e você já passou por lá? Se sim, conta pra gente como foi sua experiência? E o que você achou do serviço de imigração VIP da Qatar Airways?

Igualmente, se ficou alguma dúvida joga sua pergunta lá. Teremos o maior prazer em respondê-lo. E nada de acanhamento, hein? Lembrando que seu feedback é sempre muito importante pra nós!

Ah! E agora, para não perder o hábito dos posts autorais, vamos deixar uma coisa bem clara: estas são opiniões estritamente minhas. Não reflete a opinião do Estevam, de nenhum outro colunista ou tampouco do Estevam Pelo Mundo como fonte de informação e pesquisa sobre viagens, companhias aéreas e demais assuntos da mesma natureza. Vamos deixar isso bem claro.

QUEM SOU EU?

Ah! Como vocês devem ter notado sou novo na área. Estou aqui precisamente desde meados de maio. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou se já quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉

Por fim, um grande abraço e até o próximo post!

 

Lucas Cabral

 

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

 

Posts Relacionados