PONTOS E MILHAS: QUAL O MELHOR MOMENTO PARA TRANSFERIR?

Bem, no post de hoje iremos abordar um assunto muitas vezes controverso. Controverso inclusive entre nós, milheiros e viajantes. Pontos e milhas, enfim, qual é o melhor momento para transferi-los?

Vamos conversar aqui sobre os fatores que nos fazem chegar a determinadas conclusões. E o porquê. Vou ser 0 mais claro e direto possível. Prometo!

pontos e milhas
Cabine executiva, “The Room”, da ANA
MELHOR MOMENTO PARA TRANSFERÊNCIA

Pois bem, conforme todos vocês devem saber, a única maneira digamos…  de comunicação entre os seus pontos e milhas se dá quando se transfere pontos e milhas do programa de fidelidade do seu banco ou cartão de crédito para o programa da companhia aérea. Por exemplo, ao transferir pontos da Livelo para o Smiles. Ou do Santander Esfera para o LATAM Pass.

Muitas vezes, tenho certeza, você já deve ter se perguntado sobre o melhor momento de realizar uma possível transferência.

A resposta vai cair, a princípio, no nosso sagrado, velho e já conhecido mantra: qual o seu objetivo?

Dentro do seu objetivo deve-se levar em conta basicamente dois pilares: necessidade imediata e as promoções bonificadas.

NECESSIDADE IMEDIATA

Se enquadra nessa categoria o fator de estar imediatamente precisando das milhas para alguma emissão. Seja para uma emissão completa ou para inteirar um bilhete.

MILHAS MUITO PRÓXIMAS AO VENCIMENTO

Igualmente, um segundo fator se acopla: pontos e milhas a expirar. Se você por algum descuido deixou que as milhas do seu programa de fidelidade do banco ou cartão de crédito muito, mas muito próximas de expirar, você terá de transferi-las para que não expire. Portanto, fique sempre atento ao prazo de validade de todas as suas milhas!

PROMOÇÕES BONIFICADAS

Já o terceiro fator, por sua vez, são as promoções bonificadas. Neste quesito você termina por multiplicar seus pontos e milhas de acordo com a bonificação da promoção. A matemática é simples, basta multiplicar os seus pontos pelo bônus para saber quanto vai receber. Por exemplo, suponhamos que o Smiles esteja oferecendo até 100% de bônus para transferências da Livelo. 70% para todos os cliente e 100% para assinantes Clube Smiles ou cliente diamante e/ou assinantes Clube Livelo.

Logo, se quero transferir 50.000 pontos e o faço na vigência desta promoção, poderei acumular no Smiles 85.000 ou 100.000 milhas. No primeiro cenário, se me encaixo nos 70% de bônus, irei acumular 85.000 milhas (50.000 milhas + 35.000 milhas referentes ao bônus de 70%). Por sua vez, se sou Assinante Clube Livelo ou Clube Smiles ou cliente categoria diamante e quero transferir estes mesmos 50.000 pontos, irei acumular 100.000 milhas (50.000 milhas + 50.000 milhas referente ao bônus de 100%).

REGRAS DE OURO

pontos e milhas

Tome como primeira regra de ouro transferir seus pontos apenas durante a vigência de promoções bonificadas. Ponto. Fique atento a validade de seus pontos também.

Nossa segunda regra de ouro é a participação em clubes de assinatura dos programas de fidelidade. Como por exemplo, o Clube Livelo, Clube Smiles ou Clube LATAM Pass. A justificativa para isso é simples. Durante a vigência de promoções, os assinantes destes clubes costumam ter uma bonificação maior.

Como terceira regra, olhe os termos e condições da promoção. Geralmente as milhas bônus costumam ter validade menor que as não bônus. Portanto, fique atento. Não adianta transferir tudo de uma vez e correr o risco de ver suas milhas multiplicadas e, pouco tempo depois, ver parte delas expirar. Fique atento a este detalhe, hein!

Igualmente, eu, particularmente, somente transferiria milhas em promoções com bonificação quando o bônus for no mínimo de 70% ou 80%. Sobretudo, nesta época de pandemia, onde temos observado promoções a torto e a direita!

EXEMPLO DE PROMOÇÕES

Vamos abaixo listar alguns exemplos de boas promoções. Papel e caneta na mão? Simbora!

A partir da Livelo:

  • Smiles com bonificação a partir de 80% de bônus;
  • LATAM Pass com bonificação a partir de 65% de bônus;
  • TAP Miles&GO com bonificação a partir de 100% de bônus.
  • TudoAzul a partir de 80% de bônus

Demais exemplos:

  • Do Santander Esfera para a Smiles a partir de 80%;
  • De bancos selecionados para a LATAM a partir de 65% de bônus
  • TudoAzul a partir de 80% de bônus
ALGUNS EXEMPLOS PASSADOS

Abaixo você poderá verificar algumas promoções passadas para tomar como base.

Lembre-se que estas são promoções já encerradas. Confira:

CONSIDERAÇÕES

Pois bem, acredito ter sido bastante direto e objetivo. Sem rodeios. Em síntese, devemos sempre aproveitar as promoções com bonificação, bem como assinar os clubes de fidelidade. Assinantes têm sempre bônus maiores que os demais clientes. Sempre e somente assine aquele que caiba no seu bolso. Há clubes que começam em R$42,00 e outros que podem chegar próximo dos R$800.

Igualmente, lembre-se sempre do seu objetivo.

Fique atento ao prazo de validade das suas milhas. É decepcionante ver milhas expirando. Inclusive, bilhões de milhas são perdidas no mundo a cada ano, segundo as próprias empresas aéreas.

FINALIZANDO

Espero que tenha gostado do post. Pois bem, e você já aproveitou alguma boa promoção bonificada?

Igualmente, se ficou alguma dúvida joga sua pergunta lá. Teremos o maior prazer em respondê-lo. E nada de acanhamento, hein? Lembrando que seu feedback é sempre muito importante pra nós!

Ah! E agora, para não perder o hábito dos posts autorais, vamos deixar uma coisa bem clara: estas são opiniões estritamente minhas. Não reflete a opinião do Estevam, de nenhum outro colunista ou tampouco do Estevam Pelo Mundo como fonte de informação e pesquisa sobre viagens, companhias aéreas e demais assuntos da mesma natureza. Vamos deixar isso bem claro.

Nova cabine executiva da LATAM, presente nas aeronaves Boeing 777-300ER e em Boeings 767-400 selecionados.
QUEM SOU EU?

Ah! Como vocês devem ter notado sou novo na área. Estou aqui precisamente desde meados de maio. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou se já quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉

Por fim, um grande abraço e até o próximo post!

 

Lucas Cabral

 

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Posts Relacionados