Para onde vão as moedas jogadas nas fontes?

Quem nunca jogou uma moedinha em um poço ou fonte para ter os desejos atendidos? Parece besteira, mas as pessoas (até aquelas que não acreditam) jogam milhares de moedas e até cédulas de dinheiro nas fontes espalhadas pelo mundo. A tradição é antiga, vem da Grécia, e até hoje tem adeptos de todos os lugares. Mas, você tem ideia para onde vão as moedas jogadas nas fontes?

Neste post vamos tentar desvendas esse mistério, que na verdade, nem chega a ser um mistério. Mas muita gente não sabe o que é feito dessas moedas. Eu também, confesso, não sabia.

Por que jogamos moedas em fontes e poços?

Este costume vem da Grécia antiga, de uma região muito seca e onde os poços d’água eram de extrema necessidade para a sobrevivência da população. Diz uma antiga lenda local que estes poços eram protegidos por espíritos ou divindades e, que jogar moedas para eles, as pessoas teriam garantia de água abundante o ano todo.

Os poços ainda eram associados à fertilidade e a à sorte, já que é a água que faz crescer a vida no planeta. A lenda se espalhou pelos séculos e hoje é tão popular que jogamos moedas em qualquer poço, fonte e até espelho d’água.

Fontana di Trevi

Certamente, a tradição mais conhecida de jogar moedas em fontes do desejo é a Fontana di Trevi, em Roma (Itália). Este é um dos monumentos mais famosos da cidade, quiçá de toda Itália e, uma das atrações mais visitadas também.

Primeiro um pouco sobre a Fontana di Trevi. A fonte é um projeto do século 18 pelo arquiteto Nicola Salvini, mas só em 1762 a fonte foi concluída por Guiseppe Pannini. Ao longo de sua história, a fonte passou por diversas reformas e restauros. A última restauração foi em 2015, paga pela famosa grife italiana Fendi. Foram 17 meses de obras.

Mas voltando as moedas, o que acontece com as moedas da Fontana di Trevi? Bom, na cidade de Roma há um convênio entre a prefeitura da cidade e a Caritas (organização social da Igreja Católita). Este convênio garante a doação de todo o dinheiro da fonte para iniciativas beneficentes. Aliás, você sabia que a cada anos são retirados cerca de 1,5 milhão de euros desta fonte? Uma verdadeira fortuna.

Briga pelas moedas

Em 2019, houve uma briga feia entre a prefeitura de Roma e a Igreja Católica por causa dessa grana toda. Isso porque a prefeitura queria que o dinheiro da fonte fosse usado na infraestrutura da cidade. Aliás, esse projeto foi aprovado pela câmara dos vereadores da cidade. Contudo, a Igreja não gostou muito desta decisão e publicou um artigo dizendo que a falta desse dinheiro para caridade iria prejudicar os mais pobres.

Aí, colega, a população de Roma começou a se manifestar sobre o assunto pedindo que a prefeitura reconsiderasse a decisão. Foi uma enorme polêmica na época e pegou muito mal para a prefeitura e para os vereadores a falta de “sensibilidade” com os mais necessitados. Afinal, a população paga impostos justamente para manter a cidade. Tirar dos pobres era mesmo uma sacanagem!

Depois de toda essa polêmica, quem saiu ganhando foi a organização Cartas. Agora, além da grama que é recolhida da Fonana di Trevi, eles recebem as moedas retiradas de outros monumentos da cidade.

Curiosidade

A tradição de lançar moedas em fonte dos desejos é tão grande e, a tradição da Fontana de Trevi é tão conhecida, que virou filme. Aliás, vários filmes têm a fonte como personagem da história. O mais recente é o “Quando em Roma”, de 2010. Nele, a personagem principal rouba algumas moedas da fonte por não acreditar que ela realiza desejos. A partir daí, sua vida vira uma loucura, com os donos das moedas que acabam caindo de amores por ela. É uma comédia romântica bem água com açúcar, mas bem gostosa para uma sessão da tarde.

Outras fontes do desejo

A Fontana di Trevi é certamente a mais famosa fonte dos desejos do mundo. Mas você sabia que existem outros locais que têm uma tradição como a de jogar moedas, mas um pouco diferente.

Ainda na Itália, mas agora na cidade de Verona, fica a Casa de Julieta. A famosa história de amor entre Romeu e Julieta, de William Shakespeare, aconteceu nesta cidade. e a casa em questão, apesar de não ter ligação nenhuma com a história, ficou famosa por receber todos os anos milhares de bilhetes apaixonados deixados em suas paredes. Virou um ponto turístico bastante conhecido, e também virou filme.

A Igreja do Bonfim, na Bahia, é outro ponto turístico que recebe milhares de fitinhas do Senhor do Bonfim presas do gradil da igreja. Reza a tradição que a fitinha deve ser envolta no pulso duas vezes e feito três nós, cada um correspondendo a um pedido. Os pedidos são feitos em silencio, para si mesmo. Assim que a fita de partir de forma espontânea, os pedidos se realizam. Então, não adianta cortar antes do tempo, que o pedido não se realiza.

Foto: Wikipedia – Matheus2000fg

Em Paris, na França, este tipo de tradição colocou em perigo a estrutura da ponte dos cadeados. A ponte fica perto da Catedral de Notre Dame e diz a lenda que se você colocar um cadeado (com o nome do casal) na ponte e jogar a chave no rio, seu amor nunca irá acabar. Mas, devido ao peso dos cadeados, parte da ponte caiu. Agora, a cidade proibiu expressamente prender cadeados na ponte.

Mais curiosidades

Você sabia que até as fontes da Disney recebem milhares de moedas todos os anos dos visitantes? O destino dessas moedas é o mesmo da Fontana di Trevi, vão para organizações sociais da Flórida.

Aqui no Brasil, o caso mais famoso é o do espelho d’água do Palácio da Alvorada, em Brasília. Por lá também se jogam moedas. Mas neste caso, é pouco dinheiro é ele fica dentro do próprio palácio. Podiam dar para caridade, não é mesmo? Afinal, sabemos que as moedas não realizam os nossos desejos, mas cada moedinha pode ser de muita ajuda para pessoas carentes. Não concorda? No final, não deixa de ser um pedido atendido!

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Posts Relacionados