GREAT CIRCLE MAPPER: O QUE É E COMO UTILIZAR

Neste post, milheiros e viajantes, vou te ensinar a utilizar uma ferramenta bastante útil. Nós aqui do Estevam Pelo Mundo sempre utilizamos. Estou falando do Great Circle Mapper. Muitos de vocês já me perguntaram em qual site encontro o mapa para fazer simulações de rotas aéreas e ver a distância ser percorrida. Aí esta a resposta.

Vou, portanto, ensiná-lo a utilizar esta ferramenta. Para mim ela é fundamental.

Aqui você acessa o Great Circle Mapper

Great Circle Mapper

PARA QUE SERVE O GREAT CIRCLE MAPPER?

O Great Circle Mapper é uma ferramenta basicamente para calcularmos as distâncias, em milhas, entre um ponto A e um ponto B. Ou entre várias rotas a serem percorridas. É uma ferramenta bastante útil para aqueles que utilizam programas de fidelidade. Já que as tabelas de resgates são baseadas em distância. Como o Executive Club da British Airways, por exemplo.

Igualmente, a ferramenta permite que você escolha determinado ponto do globo, baseado em um número específico de milhas que você deseja. Dessa forma, a ferramenta vai mostrar até onde é possível chegar até esta distância. Vamos abordar isso mais abaixo. É tudo muito simples.

COMO UTILIZAR O GREAT CIRCLE MAPPER

Naturalmente, o primeiro passo é acessar o site. Ao acessar o site você se deparará com o seguinte:

Great Circle Mapper

No campo de digitação você colocará sua rota. Utiliza-se os códigos IATA para isso. GIG para Rio-Galeão, GRU para São Paulo-Guarulhos, CGH para São Paulo-Congonhas, LIS para Lisboa, JFK para Nova York-Kennedy. E por aí vai.

Igualmente, neste campo você poderá digitar somente um código aeroportuário. Neste caso, você irá obter informações específicas para o aeroporto escolhido.

CALCULANDO AS DISTÂNCIAS DAS ROTAS

É bastante simples. Como sua rota em mãos digite no campo de busca os códigos aeroportuários e clique em Map. A página irá calcular as distâncias e lhe mostrar a imagem. Vamos a um exemplo prático.

Vou fazer uma viagem de São Paulo-Guarulhos (GRU) para Los Angeles (LAX). Com conexão em Dallas (DFW). Em seguida, sigo para São Francisco (SFO). Logo depois, retorno ao Brasil, para o Rio de Janeiro (GIG). Com conexão em Nova York-Kennedy (JFK).

Digito então na barra de busca o seguinte: GRU-DFW-LAX-SFO-JFK-GIG.

Vejam:

Great Circle Mapper

Logo abaixo do mapa, o site te dará as distâncias percorridas para cada rota.  Mostrará também o valor total e a média por segmento voado. Confiram:

Great Circle MapperIgualmente, o site te mostra também os aeroportos. Caso queira mais informações específicas sobre algum deles, basta clicar sobre o link. Digamos que você queira saber informações (técnicas) sobre o aeroporto de São Francisco (SFO). Clique sobre San Francisco e confiram. Vejam:

Great Circle Mapper

A página lhe dará todas as informações técnicas sobre o aeroporto. Informações sobre código IATA, código ICAO, tipo do aeroporto, localização através de latitude e longitude. Além de elevação, número de pistas, horário em relação ao meridiano de Greenwich, horário local. E por aí vai…

CALCULANDO ATÉ ONDE POSSO IR COM UM NÚMERO ESPECÍFICO DE MILHAS

O site permite que você escolha determinado ponto do globo e baseado em um número específico de milhas que você desejar. Dessa forma, a ferramenta vai mostrar até onde é possível chegar até esta distância. Isto é bastante interessante para aqueles que utilizam programas de fidelidade, onde a tabela de resgates é baseada em distância. Como o Executive Club da British Airways, por exemplo.

Vamos a um exemplo. Quero saber, desde o aeroporto de Londres-Heathrow (LHW), até onde posso chegar no globo com 5.500 milhas. Para isso, vou digitar no campo de busca o seguinte: [email protected]

Em seguida, clique em Map.

Great Circle Mapper

Digitamos o código acima baseado nos seguintes fatores:

  • 5500mi = 5.500 milhas terrestres
  • @ = a partir de
  • LHR = código aeroportuário desejado

Confiram o mapa do exemplo acima:

Great Circle Mapper

Notem que a área mais clara mostra até onde é possível ir, dentro da distância determinada na busca, no caso, partindo de Londres-Heathrow (LHR).  Neste caso, é possível ir para qualquer área destacada, voando 5.500 milhas desde o aeroporto escolhido.

Vamos a outro exemplo. Agora quero saber até onde consigo voar, tomando como base a distância de 2.500 milhas, saindo de São Paulo-Guarulhos (GRU). Confiram o mapa:

Great Circle Mapper

Note que com até 2.500 milhas consigo, virtualmente, chegar a praticamente todos os pontos da América do Sul, a partir de São Paulo. O único país por inteiro onde esta distância não é alcançada é o Equador.

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS DE UM AEROPORTO

Suponhamos que você queira saber informações (técnicas) sobre o aeroporto de São Paulo-Guarulhos (GRU). Digite no campo de busca GRU e clique em Airport Info.

Great Circle Mapper

A página lhe dará todas as informações técnicas sobre o aeroporto. Informações sobre código IATA, código ICAO, tipo do aeroporto, localização através de latitude e longitude. Além de elevação, número de pistas, horário em relação ao meridiano de Greenwich, horário local. E por aí vai… Vejam:

Great Circle Mapper

CALCULANDO A DISTÂNCIA EM QUILÔMETROS

Para isto, a matemática é bastante simples. Uma milha terrestre equivale a 1.6 quilômetro. Logo, numa conta de papel de padaria, basta apenas multiplicar o número de milhas por 1.6. Assim, você terá o valor em Quilômetros. Simples demais, não é?

CONSIDERAÇÕES

Bem, eu considero o Great Circle Mapper uma excelente ferramenta. Utilizo-o sempre (como todo bom AvGeek). É um site de fácil navegação, bem como bastante intuitivo no seu uso. Conforme disse acima, é uma excelente ferramenta para aqueles que utilizam programas de fidelidade. Já que as tabelas de resgates são baseadas em distância. Como o Executive Club da British Airways ou o Iberia Plus da Iberia, por exemplo.

Igualmente, é bastante relevante para quando queremos saber informações técnicas a respeito de terminado aeroporto.

FINALIZANDO

Pois bem, e você? já conhecia esta ferramenta? Se sim ou se não diz pra gente na caixinha de comentários logo abaixo do post. Igualmente, se ficou alguma dúvida joga sua pergunta lá. Teremos o maior prazer em respondê-lo. E nada de acanhamento, hein? Lembrando que seu feedback é sempre muito importante pra nós!

QUEM SOU EU?

Ah! Como vocês devem ter notado sou novo na área. Estou aqui precisamente desde meados de maio. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui? Basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou se já quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉

Por fim, um grande abraço e até o próximo post!

 

Lucas Cabral

 

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

 

 

 

Posts Relacionados