CLASSE EXECUTIVA IBERIA – MADRID PARA SÃO PAULO

Neste post trago para vocês mais um super review de voo. Trata-se de um review em classe executiva, entre Madrid e São Paulo, em voo operado pela espanhola Iberia. Há maneira melhor que iniciar o mês lendo um super review de voo, aqui no Estevam Pelo Mundo? Certamente, não. Não acham?

Há um tempo, postei outro super review aqui. Primeira Classe Lufthansa. Posteriormente, depois de terminar de ler aqui, corre lá e confere!

Pois bem, vamos então ao voo. Portas em automático!

EMISSÃO

Este bilhete foi emitido diretamente pelo site da Iberia. Da mesma forma, utilizei o programa de fidelidade da própria companhia. Chama-se Iberia Plus e é parceiro do banco Santander.

Emissões do Iberia Plus são super fáceis de fazer de maneira on-line, sobretudo, em voos operados pela própria empresa.

Para quem não sabe, o programa Iberia Plus trabalha com emissões baseadas em distância. Há uma tabela fixa e, de acordo com a quantidade de milhas a serem voadas no bilhete, é cobrado o valor correspondente em milhas. Por exemplo, um voo entre São Paulo e Madrid tem uma distância de 5.192 milhas.

SWEET SPOT PARA ESTA EMISSÃO

Pois bem, para voos puros Iberia ou British Airways o programa trabalha, além da tabela baseada em distância, com dois tipos de emissão. Baixa e alta estação (off-peak e peak season). Aí onde mora o pulo do gato. Muitas datas ao longo do ano são consideradas baixa estação. Portanto, nestas datas os bilhetes são bem mais em conta.

Conforme pontuamos acima, um voo entre São Paulo e Madrid tem uma distância de 5.192 milhas. Em época off-peak, esta ou a rota do Rio de Janeiro para Madrid, tem um custo de 42.500 Avios (que são como eles chamam as milhas do programa deles) o trecho, em classe executiva Iberia. Um baita preço! Ou seja, um dos melhores resgates internacionais de/para o Brasil.

Vejam uma simulação para o dia 29 de março de 2021. Voo operado pela Iberia, entre São Paulo e Madrid.

O site me mostra disponibilidade. Agora, sigamos ao pagamento dos Avios e das taxas. Confiram:

É uma super emissão. Note que a taxa restringe-se a apenas €9,15. Um ótimo valor. Isto se deve porque, a partir de 2021, as taxas de embarque governamentais serão zeradas. A decisão foi tomada pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro e, anunciada pelo ministro da infraestutura, Tarcísio de Freitas, em 06 de agosto, último.

Nossa colunista, Lisia Minelli, fez uma matéria super explicativa sobre esta taxa que deixará de existir a partir de 01/01/2021. Não deixem de conferir em seguida!

CHECK-IN

O check-in da Iberia fica localizado no terminal 4, do Aeroporto de Madrid – Barajas. Há balcões de check-in exclusivos para passageiros voando em classe executiva Iberia ou que detenham status em alguma empresa da Oneworld.

Balcões de check-in da classe executive da Iberia em Madrid. Crédito imagem – OMAT

Ao chegar ao check-in, com aproximadamente 4 horas de antecedência do voo (estava vindo de conexão de outro bilhete), não havia ninguém na fila. A atendente foi bastante solicita e simpática. Não apenas processou meu registo de maneira muito ágil, como etiquetou minha bagagem com prioridade e, num piscar de olhos eu já estava com meu cartão de embarque em mãos.

SALA VIP

Cartão de embarque em mãos e mochila despachada, segui para o embarque.

Sim, sou mochileiro raiz. O luxo se resume as salas VIP e as cabines premium das empresas. Consequência direta de ser um Av-Geek.

A fila estava tranquila e logo depois de um longo percurso (o aeroporto de Madrid é lindo e funcional. Embora seja muito grande), passei sem problemas pela imigração e me dirigi para a Sala VIP da Iberia. Este lounge fica localizado num píer a parte e, é exclusivo para passageiros voando para países de fora do espaço Schengen.

Entrada do lounge da Iberia – Crédito de imagem Iberia

A sala VIP é bastante ampla e com diversas opções de alimentação no buffet self-service. A variedade de bebidas alcóolicas e não alcóolicas também é bastante satisfatória. A sala é bastante comprida, dividida em duas alas, sendo uma espelho da outra.

Bar do lounge. Rosé pré-embarque

As várias poltronas espalhadas no lounge são bastante confortáveis e a quantidade de tomadas é mais do que suficiente.

Iberia
(crédito de imagens – Iberia)

Há, igualmente, duchas disponíveis para os passageiros. Basta que você se dirija a recepção, informe que deseja utilizar uma delas e a atendente irá verificar a disponibilidade. Os banheiros com as duchas são amplos e confortáveis. Aliás, tomar um banho antes de embarcar, seguinte a todo um trâmite aeroportuário, sobretudo após uma conexão, é sempre uma excelente ideia.

Em síntese, a Sala VIP atende perfeitamente a necessidade dos passageiros. Em todos os quesitos. Limpeza, cordialidade dos funcionários, buffet, conforto, acesso a tomadas e etc.

Hora do embarque chegando, me dirigi ao portão.

DADOS DO VOO

Iberia 6827
Madrid – Barajas (MAD) – São Paulo – Guarulhos (GRU)
Data: 23/11/2019
Horário de Partida: 23:55h
Horário de Chegada: 06:55h +1 
Duração: 11:00h (de portão a portão)
Aeronave: Airbus A340-600
Assento: 5A (classe executiva) 

EMBARQUE

O embarque começou de forma pontual e organizada. Funcionários solícitos organizavam o embarque e as filas. Em seguida das prioridades por lei (que lá são bem menores que no Brasil), foram convidados a embarcar passageiros voando em classe executiva, com status no programa de fidelidade de Iberia e demais companhias parceiras da Oneworld.

CABINE E ASSENTO

A cabine da classe executiva da Iberia é padrão em todas as aeronaves responsáveis por voos de longo curso da empresa. Os assentos todos se transformam em camas fully-flat e a disposição dos assentos é 1-2-1. Dessa forma, todos os passageiros têm acesso direto ao corredor.

Vejam abaixo:

Os assentos da janela, cujo console fica ao lado do corredor, oferecem mais privacidade aos passageiros. Igualmente, outro ponto muito importante é que o descanso para os pés não afunila quando o assento está em posição cama. Assim, o conforto do passageiro não fica comprometido durante o sono e, tampouco obriga o viajante a dormir de maneira torta.

Confiram o assento em posição de decolagem e pouso:

Abaixo, vocês conseguem ter uma ideia melhor da cabine e do assento em posição cama. Confiram:

Iberia
(crédito de imagem – skytrax)
AMENITIE KIT (NÉCESSAIRE)

O amenity kit, aos meus olhos, é satisfatório. Porém, relativamente básico. Neste voo, por quais razões não sei, foram dados aos passageiros amenity kits dos modelos antigos. Não é o fim do mundo. Confira abaixo a imagem na nécessaire fechada.

Classe executiva Iberia

Dentro do amenity kit você encontra o básico para um voo de longo curso: meias, protetor de ouvidos, tapa-olhos, pente, escova e pasta de dente. Igualmente, uma calçadeira vem junto dos demais objetos. Dentro da nécessaire vem também uma bolsa de tecido, que imagino que seja para guardar sapatos, entretanto, você pode dar a ela mil e uma utilidades. Confiram abaixo os itens do amenity kit deste voo:

Classe executiva Iberia

CATERING

O catering é relativamente substancial para um voo de 11 horas. Atende perfeitamente as necessidades de um passageiro voando a turismo ou a negócios. Confiram abaixo fotos do menu deste voo bem como da refeição.

MENU

O menu é simples e objetivo. Sem exageros. Confiram vocês mesmos as fotos:

Classe executiva Iberia

Classe executiva Iberia
Boas vindas
Classe executiva Iberia
Menu do jantar e do café da manhã
Classe executiva Iberia
Carta de aperitivos
Seleção de chás e cafés
Classe executiva Iberia
Carta de vinhos branco
Classe executiva Iberia
Carta de vinhos tinto
Classe executiva Iberia
Demais opções de bebidas
REFEIÇÃO

Infelizmente, à época do voo, eu não poderia imaginar que estas fotos um dia viriam aqui parar no Estevam Pelo Mundo. De modo que por falhas minha, peço desculpas, tenho tão somente uma foto do serviço de bordo, e que não incluí o prato principal e a sobremesa. Segue abaixo:

Classe executiva Iberia
Serviço de entrada

Optei pela salada como entrada, juntamente com o bacalhau com tomate e aspargos verdes e azeitona preta. Além da sopa.

O prato não me lembro qual optei e, tampouco qual foi a sobremesa. Entretanto, de uma coisa lembro-me muito bem: todo o serviço de bordo estava muito bom. A comida bem elaborada, com boa apresentação e, sobretudo, com excelente sabor. Neste quesito, a Iberia apresenta um produto de alto nível na classe executiva. Ponto positivo.

SERVIÇO DE ENTRETENIMENTO A BORDO

Este é para mim, talvez um dos menos relevantes quesitos de um voo. Não tenho o hábito de assistir filmes ou séries no avião. Quando faço é direto da tela do meu celular ou iPad (com tudo já devidamente baixado).

Entretanto, o serviço de entretenimento a bordo é bom, porém, nada excepcional. Há boas opções de filmes, séries e música. A tela tem um tamanho bom e boa resolução. Os comandos do joystick são rápidos e a tela é touch screen.

Passageiros voando em classe executiva recebem um bônus de 4Mb gratuitos de internet. O suficiente para aplicativos de mensagem de texto. E olhe lá. Infelizmente, neste quesito, a Iberia poderia ser mais generosa, não acham?

Classe executiva Iberia

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Bem, a Iberia apresenta um bom produto. É sólido e mantém o padrão. Você, ao comprar seu bilhete saberá o que vai encontrar a bordo. Nunca tive problemas com eles. Pelo contrário. O assento é confortável para um voo de longo curso e o serviço de bordo, embora não seja a oitava maravilha do mundo, é bastante bom. Conforme coloquei acima, além de boa apresentação a comida tem sabor. Ponto positivo. Acredito que só deveriam ser mais generosos no bônus do Wi-Fi…

Igualmente, vale destacar que considero este um super resgate. Apenas 42.500 milhas para um voo entre Brasil e Europa (ou vice-versa) em classe executiva é uma pechincha. Não resta dúvidas de que vale o investimento.

A Iberia, igualmente, oferece uma boa rede de conectividade com demais cidades da Europa, e até mesmo de outros continentes, através de seu hub em Madrid – Barajas (MAD).

AVALIAÇÃO
  • Check in: nota 10,0
  • Embarque: nota 9,0
  • Poltrona: nota 9,0
  • Catering: nota 9,0
  • Atendimento: nota 9,0
  • Amenity Kit: nota 7,0
  • Entretenimento de bordo: nota 8,0
  • Internet: nota 1,0 (uma vez que a franquia é mínima)
  • Limpeza: nota 10,0
  • Pontualidade: nota 10,0
FINALIZANDO

Assim sendo, espero que vocês tenham apreciado este review de voo. De verdade.

E você? já voou de executiva com a Iberia? Se sim, diz pra gente na caixinha de comentários logo abaixo do post e conta como foi sua experiência? Igualmente, se ficou alguma dúvida joga sua pergunta lá. Teremos o maior prazer em respondê-lo. E nada de acanhamento, hein? Lembrando que seu feedback é sempre muito importante pra nós!

QUEM SOU EU?

Ah! Como vocês devem ter notado sou novo na área. Estou aqui precisamente desde meados de maio. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou se já quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉

Por fim, um grande abraço e até o próximo post!

 

Lucas Cabral

 

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Posts Relacionados