8 Dicas Essenciais para Manter a Segurança Enquanto Estiver Viajando

Segurança cibernética é algo essencial em um mundo cada vez mais interconectado. Com nossos smartphones, tablets, notebooks e redes de Wi-Fi cada vez mais disseminadas, a internet está mais e mais ao alcance das nossas mãos, com limitações geográficas cada vez menores.

Então, não é só em casa ou no trabalho que você deve ter cuidado com sua segurança e a proteção dos seus dados, informações e dispositivos. Mas também em viagens e momentos de lazer.

Aqui, você vai aprender sobre dicas importantes de segurança cibernética e segurança em geral. Sobre como manter suas informações a salvo independentemente de onde você estiver.

  1. Pesquise bem sobre seu local de destino

Antes de viajar, é importante conhecer informações essenciais sobre seu local de destino, não só para sua segurança cibernética, mas claro, para sua própria segurança física.

É importante verificar as leis sobre segurança de informações do país para o qual você vai viajar, saber sobre as restrições em relação à internet (em países como China e Irã, por exemplo). Alguns países têm leis mais rígidas sobre roubo de informações, anonimato e privacidade, enquanto outras legislações são mais vagas e frágeis.

Todos estes fatores são cruciais quando falamos em segurança cibernética durante uma viagem. Procure também informações junto à embaixada ou consulado do seu país.

  1. Não chame muita atenção

Embora grande parte das ameaças cibernéticas não ocorra fisicamente, você deve ter cuidado com sua segurança física.

Dependendo do seu destino, assaltos, furtos e roubos podem ser ameaças muito reais, e perder seus dispositivos desta forma pode significar abrir para criminosos toda sua vida, arquivos pessoais, fotos, conversas, mensagens, dados bancários, etc.

Adotar um comportamento excêntrico e deslocado das pessoas ao seu redor pode chamar mais atenção, inclusive de criminosos. Tenha atenção e cuidado quando estiver em aeroportos, em algum transporte e em qualquer lugar, enfim.

  1. Faça cópias de documentos importantes e backup dos seus dados

Para seus documentos físicos, é importante fazer cópias para te ajudar em caso de necessidade (como a perda de documentos originais, por exemplo). Vale a pena manter inclusive cópias digitalizadas deles, como reserva.

E, para seus arquivos, é uma ótima ideia mantê-los em backup. Há vários serviços de hospedagem de arquivos em nuvem, permitindo acessá-los de qualquer lugar.

Se, por algum ataque, você perder informações essenciais, ou mesmo perder seus documentos e sofrer roubos, assaltos e furtos, ter cópias de documentos e manter um backup dos seus arquivos pode minimizar os danos.

  1. Mantenha seus amigos e sua família sempre informados

É importante sempre informar pessoas da sua confiança, como amigos e familiares, sobre seu local de destino, seu paradeiro, o lugar no qual você se hospeda, onde você vai e com quem você vai.

Pode parecer exagero, mas é essencial que outras pessoas tenham estas informações, principalmente se você não viajar com outras pessoas. É uma questão fundamental de segurança e pode evitar consequências muito sérias. Além disso, é uma garantia de algum auxílio e apoio caso aconteça algum imprevisto.

  1. Tome cuidado com redes públicas de Wi-Fi

As redes públicas de Wi-Fi são ótimas e significam uma conveniência e comodidade em vários locais, principalmente quando seu pacote de dados móveis está no finalzinho. São redes gratuitas e acessíveis em hotéis, aeroportos, rodoviárias, portos, shoppings, cafés, restaurantes, etc.

Contudo as redes públicas de Wi-Fi possuem certas vulnerabilidades e riscos. Elas não exigem autenticação (em geral, não exigem nem senhas) e são mais suscetíveis a ataques de criminosos que ficam de olho em qualquer oportunidade para roubar informações. Principalmente dados financeiros/bancários.

  1. Cuide da sua segurança em hotéis

Quando estiver em um hotel (ou qualquer outro local de estadia), mantenha certas medidas de segurança. Mesmo que o local tenha medidas de proteção, é importante manter as portas fechadas, por exemplo.

Não deixe estranhos entrarem no seu quarto, mesmo que eles alegam que trabalham para o hotel. Serviços de quarto são anunciados pela administração do hotel e, de todo modo, é preferível conferir com a administração caso você tenha alguma dúvida.

  1. Mantenha atenção em relação aos seus arredores

Não descuide da sua segurança em nenhum momento e em nenhum lugar. Mesmo na paisagem mais incrível, quando é impossível resistir a tirar uma foto, você precisa manter toda atenção às pessoas e ao ambiente à sua volta.

Momentos de distração e locais nos quais as pessoas geralmente não estão muito atentas são ideais para criminosos em geral. Locais como monumentos históricos, locais turísticos, baladas, festas, shows, etc. Então, a atenção é sua maior ferramenta.

Cuidado com seus objetos pessoais, bolsas e malas – especialmente em aeroportos. Por lá, é muito comum não só o roubo e furto de bagagens, como a mudança delas inclusive para tráfico internacional de drogas.

 Use uma boa VPN

Uma VPN pode ajudar a melhorar a segurança das suas informações e dos seus dispositivos. Uma VPN vai ajudar a aprimorar a criptografia da sua conexão, o que ajuda muito quando você precisar usar uma rede pública de Wi-Fi, por exemplo.

Além disso, elas permitem a alteração do seu IP e ajudam a fornecer mais privacidade para suas atividades online.

 

Veja outras dicas para uma viagem segura AQUI no EPM.

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Posts Relacionados