8 cidades italianas mais visitadas pelos turistas

A Itália é um dos destinos preferidos dos brasileiros no exterior. Nesse sentido, a cada ano, mais e mais turistas brasileiros procuram pelas belas cidades italianas para suas férias. Em 2018, foram mais de 2,5 milhões de visitantes do Brasil, que gastaram mais de 745 milhões de euros nos destinos, de acordo com a Enit (Agência Nacional de Turismo da Itália).

A saber, entre as regiões mais visitadas estão Lazio, Vêneto, Lombardia e Campania. De tal forma que, estas regiões juntas representam 80,2% do total de turistas do país. O período de maior procura nas cidades italianas são os meses de maio, julho e setembro. Embora os meses de novembro e dezembro tenham ganhado destaque com aumento na procura.

Relação Brasil e Itália

Sem dúvida, a preferência dos brasileiros pela Itália está muito relacionada com nossa ancestralidade. Isso porque muitos brasileiros são descendentes de italianos, que vieram para o Brasil em busca de melhores condições de vida. Assim, eles fugiam das crises econômica e social que muitos países europeus viviam na época.

Os primeiros italianos começaram a chegar no país em 1870. Eles vinham em especial das regiões de Vêneto, Campania e Lombardia. Em conclusão, as mesmas regiões de maior procura pelos turistas brasileiros quando estão na Itália.

Os italianos vinham ao Brasil principalmente pelo estímulo do nosso governo, que estava à procura de mão de obra substituta a escravidão – recém abolida no Brasil. O governo brasileiro financiava as passagens de famílias italianas inteiras. Além disso, fazendeiros subsidiavam moradia e garantia de trabalho em suas lavouras.

Dessa forma, os italianos conquistaram o seu espaço e criaram raízes no Brasil. O que ajudou muito sua adaptação no Brasil é que os italianos tinham a mesma religião bem como costumes muito próximos aos brasileiros. Diferente dos imigrantes alemães e japoneses que também chegavam aos montes no país.

Legado da cultura italiana

Junto com os imigrantes italianos vieram muitas tradições culturais. Por isso, ao longo do tempo, essas tradições foram incorporadas à cultura brasileira. Só para exemplificar, entre elas estão novas técnicas do cultivo da lavoura e a culinária, tão fortes até hoje em nossa cultura. Os italianos ainda ajudaram a fortalecer o catolicismo no Brasil.

Por fim, todas essas referências fazem até hoje com que os povos do Brasil e Itália tenham muita proximidade. E dessa forma, naturalmente muitos brasileiros têm curiosidade de conhecer a origem de suas famílias. Portanto, a Itália passou a ser um dos países mais visitados pelos brasileiros no mundo.

Agora, vamos conhecer as 8 cidades italianas mais visitadas:

Roma

É a capital da Itália e berço de uma das civilizações mais antigas do mundo. Sobretudo, é um verdadeiro museu a céu aberto. Por meio de suas ruínas, como o Fórum e o Coliseu, podemos conhecer um pouco do antigo Império Romano. Além disso, em Roma fica a Cidade do Vaticano, sede da Igreja Católica e o menor país do mundo.

Coliseu
Principais pontos turísticos:

Coliseu
Praça de São Pedro
Basílica de São Pedro
Capela Sistina
Escadarias da Praça da Espanha
Panteão
Fontana di Trevi
Fórum Romano
Piazza Navona
Circo Máximo

Veneza

A cidade é formada por mais de 100 pequenas ilhas. É famosa, principalmente, por causa de seus muitos canais. Passear pelos canais da cidade é a forma ideal de ver seus muitos palácios góticos e renascentistas. Se tiver oportunidade, vá para Veneza, pois, não sabemos até quando a cidade vai existir. Já que a cada ano, ela inunda mais um pouco e, está fadada a um dia sumir.

Principais pontos turísticos:

Praça de São Marcos
Basílica de São Marcos
Campanário de São Marcos
Palácio Ducal
Grande Canal de Veneza
Ponte de Rialto
Ponte dos Suspiros
Burano
Murano

Milão

A terceira cidade italiana mais visitada e tem a moda como um de seus principais atrativos. É a capital da moda da Itália. Além disso, tem muitas galerias de arte, restaurantes e claro, lojas de roupas de todas as grifes mais famosas do mundo.

Principais pontos turísticos:

Catedral de Milão
Piazza del Duomo
Galeria Vittorio Emanuele II
Castello Sforzesco
Pinacoteca de Brera
Parque Sempione
Arco della Pace
Piazza Mercanti

Florença

Florença é a capital da região Toscana. A cidade tem foco no turismo cultural e possui uma centena de obras e monumentos artísticos. Nesta cidade fica ainda o museu italiano mais visitado a “Galleria degli Uffizi”. Este museu guarda obras de famosos artistas italianos como Dante Alighieri, Michelangelo e Leonardo da Vinci.

Piazzale Michelangelo
Principais pontos turísticos:

Palazzo Vecchio
Praça de São Marcos
Escultura de David
Forte Belvedere
Fonte de Netuno
Catedral Santa Maria del Fiore
Ponte Vecchio
Piazza della Signoria
Piazzale Michelangelo
Jardins de Boboli

Bolonha

A vida cultural desta cidade italiana é agitada. Além disso, possui um patrimônio histórico muito interessante. Bolonha fica entre as regiões de Toscana e Lombardia, próximo às cidades de Milão, Veneza e Florença. Ideal para uma visita rápida e para se comer muito bem.

Basílica de São Petrônio
Principais pontos turísticos:

Piazza Maggiore
Torres de Bolonha
Basílica de São Petrônio
Fonte do Netuno
FICO World Eataly
Finestrella
Santuário de Nossa Senhora de São Lucas
Teatro Anatomico
La Piccola Venezia
Palazzo d’Accursio

Nápoles

Esta cidade é famosa por um terrível desastre que aconteceu há milhares de anos, a erupção do vulcão Vesúvio. Este acontecimento provocou e a destruição de Herculano e Pompéia. E claro, famosa ainda pela pizza! Nápoles é também sede da maior festa de San Genaro no mundo. Andar pelas suas vielas e conhecer toda sua oferta cultural e histórica é imperdível.

Principais pontos turísticos:

Vesúvio
Museu Arqueológico de Nápoles
Palácio Real
Castelo do Ovo
Castelo Nuovo
Praça do Plebiscito
Parco Archeologico di Ercolano
Galleria Borbonica
Cappella di San Severo

Verona

Famosa peça história de Romeu e Julieta, escrita por William Shakespeare, a cidade de Verona é Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. Isso porque a sua estrutura e arquitetura urbana. Além disso, Verona é das cidades mais bonitas e mais visitadas da Itália, inclusive pelos italianos.

Casa de Julieta
Principais pontos turísticos:

Arena de Verona
Castelo Castel Vecchio
Torre dei Lamberti
Piazza delle Erbe
Casa de Julieta
Piazza dei Signori
Ponte de Castel Vecchio
Ponte Pietra
Catedral de Verona
Tomba di Giulietta

Siena

Siena é uma cidade da região da Toscana que se diferencia pelas suas construções medievais de tijolos. A cidade é cercada por vinhos e ao mesmo tempo tem um centro histórico muito bem preservado. Aliás, a cidade parece um labirinto com ruas estreitas e vielas charmosas. No entanto, se perder por essas pequenas ruas é a forma ideal de conhecer mais de sua história.

Principais pontos turísticos:

Piazza del Campo
Catedral de Siena
Palazzo Comunale
Torre del Mangia
Basílica de São Domingos
Fonte Gaia
Piazza del Duomo
Porta Romana
Fortezza Medicea

 

Por fim, espero que tenham gostado das dicas sobre as cidades italianas mais visitadas.

Além disso, você pode ver mais dicas sobre a Itália e as cidades italianas no EPM.

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

 

Posts Relacionados