Upgrade em voos de companhias aéreas nacionais

O sonho de qualquer viajante é poder pagar uma pechincha em uma passagem de avião e ainda conseguir um belo upgrade. Mas será que é fácil conseguir um upgrade em voos de companhias aéreas nacionais?

Muitos passageiros acreditam que o famoso “jeitinho brasileiro” faz milagres. Mas no caso dos upgrades, tenho uma má notícia para você viajante: não vai rolar! Se vestir bem, ser simpático, chegar cedo ou atrasado, ficar bravo com overbooking, nada disso garante um upgrade em qualquer companhia aérea.

A verdade é que é possível sim, em alguns casos, não pagar pelo upgrade, mas isso é uma raridade. Afinal, as classes executiva e premium dos aviões são o “must have” das viagens. Ou seja, todo mundo quer!!

A única forma garantida mesmo é pagando pelo upgrade em dinheiro ou com milhas. Então, vamos ver como conseguir um upgrade da forma mais convencional (pagando) nas companhias aéreas nacionais?

 

LATAM

Executiva da Latam

Ao voar em uma rota em que as Opções Upgrade estão disponíveis, a Latam oferece upgrade de cabine por meio de convites. O único requisito é ter uma passagem em cabine Economy paga em dinheiro ou cartão ou que tenha sido resgatada com Pontos LATAM Pass.

Esses convites são enviados para o e-mail do cliente, entre 10 e 3 dias antes do voo, onde poderá se inscrever em uma das duas opções ofertadas: Upgrade Instantâneo e Opção de Upgrade por Leilão.

Upgrade Instantâneo

Esta opção é oferecida apenas nos voos com cabine Premium Economy da Latam. O passageiro pode optar pelo Upgrade Instantâneo no período de 14 dias a 48 horas anteriores à decolagem, sempre que houver disponibilidade na cabine Premium Economy do voo. Neste produto você paga um valor fixo para garantir o seu upgrade de cabine de forma instantânea.

Como funciona: A cobrança será feita de forma imediata no cartão de crédito após a compra e um e-mail será enviado confirmando. Ao recebê-lo, o upgrade de cabine estará confirmado. Uma vez concluída, você não poderá cancelar a compra ou pedir reembolso do valor pago.

Opção de Upgrade por Leilão

Esta opção está disponível em toda a rede da companhia, sempre que houver disponibilidade de espaço em uma cabine Premium Business ou Premium Economy. E as ofertas poderão ser enviadas a partir da compra da passagem e até 12 horas antes da saída do voo. No Upgrade por Leilão você oferece um valor que estaria disposto a pagar para ter a alternativa de viajar em uma cabine superior no caso de seu lance ser aceito.

Como funciona: Ofereça o valor, informe os dados de pagamento e a cobrança será efetuada apenas se o lance for aceito. Após o lance aceito, será enviado um e-mail confirmando o recebimento da oferta. Não há limite para o número de lances por passageiro.

Se houver arrependimento do valor ou quiser cancelar o lance, poderá ser feito até 12 horas antes do voo. O passageiro saberá se for o contemplado com o lance entre 2 e 12 horas antes do voo. Se o lance não for aceito, não será realizada nenhuma cobrança no cartão.

Veja como é voar na executiva Latam:

Vantagens x desvantagem

Em ambas as opções de upgrade o passageiro poderá aproveitará os seguintes benefícios por viajar em uma cabine superior: check-in preferencial, acesso às salas VIP, embarque preferencial, limite de bagagem de cabine superior.

A única desvantagem no caso do upgrade é que o passageiro não poderá acumular pontos adicionais no programa de fidelidade LATAM Pass, as condições da passagem continuam as mesmas pela compra do bilhete na cabine Economy. Também não poderá solicitar alterações ou o reembolso da passagem original em condições diferentes das oferecidas no momento da compra.

Cancelamento e reembolso

Se o passageiro não puder utilizar o upgrade, ele poderá solicitar o reembolso do valor integral pago. No caso de alteração de aeronave e de realocação de passageiros, o passageiro que obteve o upgrade nas “Opções Upgrade” poderá solicitar reembolso em dinheiro. Basta solicitar a devolução dos valores ligando para a Central de Vendas e Serviços da Latam.

Quem pode e quem não pode pedir upgrade

O único requisito é ter uma passagem em cabine Economy paga em dinheiro ou cartão ou que tenha sido resgatada com Pontos LATAM Pass. Porém, em alguns casos, não será possível o passageiro participar das Opções Upgrade (Upgrade Instantâneo ou Opção de Upgrade por Leilão).

Os casos são os de não pagamento da reserva, viajar acompanhado de uma criança menor de 12 anos, contratado um serviço de transporte de animal de estimação na cabine, viajar com um animal de assistência emocional, viajar com bagagem especial na cabine (instrumentos musicais, por exemplo) ou tarifa promo.

Upgrade de Cabine Cortesia

Os clientes portadores de cartões de crédito Itaucard Latam Pass Visa Platinum, Itaucard Latam Pass Mastercard Platinum, Itaucard Latam Pass Mastercard Black, Itaú Personnalité Visa Infinite, recebem cupons de upgrade mesmo sem ter status no programa. As categorias Platinum recebem 3 cupons por ano, enquanto Black e Infinite, 6 cupons por ano. Os cupons não são cumulativos e são aplicados para os titulares e seus acompanhantes.

Para solicitar o upgrade, é preciso realizar o check-in previamente e fazer a solicitação 48 horas antes do horário de partida do voo. A solicitação de upgrade de cabine deve ser feita somente pelo site Latam. A notificação será enviada por e-mail 12 horas antes do voo ou diretamente no aeroporto.

A prioridade dependerá da categoria de clientes Elite, do momento em que realizou check-in e da disponibilidade de assentos no seu voo. Caso o cliente seja da categoria Black Signature ou Black, ele terá maior prioridade na solicitação por meio da Opção Upgrade.

Veja como consegui um upgrade na Latam. 

AZUL

No caso da Azul, o UpGrade Business não estará disponível para todos os voos e mercados operados pela companhia e ele só pode ser adquirido por leilão. Quando houver um voo que reúna as condições necessárias, a Azul informará o cliente que ele pode dar um lance para o upgrade.

Quem pode e quem não pode pedir upgrade

O UpGrade Business está disponível a todos os clientes (maiores de 18 anos) que tenham bilhetes aéreos confirmados e adquiridos para voos internacionais determinados e operados exclusivamente pela Azul, exceto codeshare e interline. Os bilhetes podem ter sido comprados com dinheiro, cartão ou milhas.

Os passageiros não elegíveis para upgrade são aqueles que viajam com animais de estimação ou suporte, acompanhados de criança até 2 anos, utilizem ajudas técnicas, necessitem de acompanhantes ou prestem assistência para passageiro com deficiência, tenham adquirido Skysofa, solicitado refeição especial, entre outro.

Como funciona

Caso haja possibilidade de upgrade, a Azul enviará um e-mail ao passageiro (cadastrado no contato da reserva) com um convite para participar do leilão. O passageiro também poderá consultar a disponibilidade pelo site da Azul na área de Minhas Reservas. Se a aba Upgrade Business está habilitada, basta ofertar um lace. O cliente só poderá apresentar um lance por cada voo, correspondente ao seu bilhete.

O lance é por cliente, então, caso tenha mais de um passageiro na reserva o lance será multiplicado pelo total de passageiros da reserva. Por exemplo, se o lance ofertado pelo upgrade for de R$ 1.000 e tiver 4 clientes na reserva, será considerado um lance de R$ 4.000. Fique atento! Para lances individuais, é preciso ter uma reserva com apenas 1 passageiro.

Outra opção possível é solicitar o upgrade no próprio balcão de check-in da companhia no aeroporto, pagando com dinheiro ou milhas.

Veja como é voar na executiva da Azul:

Prioridade

A prioridade do lance é econômica e por critério de elegibilidade de reserva. Em caso de empate no valor do lance, o primeiro cliente que ofertou será priorizado. O resultado dos lances é divulgado aos vencedores e perdedores com no mínimo 12 horas de antecedência do voo. Se o lance for rejeitado, não haverá cobrança no cartão do cliente.

Vantagens

O cliente que obteve o upgrade contará com embarque prioritário, acesso gratuito ao lounge no aeroporto de Viracopos e franquia de bagagem correspondente à cabine executiva.

Cancelamento e reembolso

Alterações e cancelamentos de lances serão possíveis se realizados até o período de 48 horas de antecedência do horário programado para partida do voo. Porém, a partir do momento em que o lance do cliente é aceito e cobrado, não haverá reembolso caso o cliente altere ou cancele o seu bilhete.

O cliente só poderá pedir reembolso em caso de cancelamento do voo, realocação em outro voo na classe de serviço da reserva original, ou por motivos atribuídos exclusivamente à Azul. Nestes casos, o reembolso será correspondente ao valor do lance aceito e cobrado no respectivo cartão de crédito.

VEJA AS OFERTAS E COMPRE SUAS PASSAGENS AÉREAS AQUI

GOL

A Gol oferece a classe Gol Premium em seus voos nacionais e internacionais. O upgrade é oferecido sempre no momento do check-in, seja ele online ou presencial, mediante disponibilidade de assento. Se houver disponibilidade, a oferta é feita para todos os passageiros até o limite de assentos. Entretanto, não há prioridade e todo passageiro pode participar. Só precisa ter um pouco de sorte em fazer o check-in dentro do limite de assentos livres na premium.

Para este upgrade da Gol não há leilão e lance, a confirmação do aceite do upgrade é por meio de pagamento de um valor estipulado que estará no e-mail de oferta enviado ao titular da reserva (em caso de check-in online) ou no momento do check-in presencial no aeroporto.

Veja como é voar na Gol Premium:

Vantagens x desvantagem

Quem faz o upgrade tem todas as vantagens da classe Gol Premium, com embarque prioritário, assentos mais espaçosos, bagageiro exclusivo a bordo, poltronas do meio bloqueadas, acesso ao lounge em Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), além das salas VIP parceiras em Santiago e Buenos Aires, e serviço de bordo diferenciado.

Porém, a desvantagem é que a franquia de bagagem (2 malas de 23k) enquanto o acúmulo de milhas no Smiles continuam as mesmas da compra da passagem original na categoria econômica.

Smiles

Para clientes Smiles Diamante, o assento GOL+ Conforto é oferecido de forma gratuita, inclusive para acompanhantes, no mesmo localizador, conforme disponibilidade. Este benefício não é válido para tarifas especiais de grupos e fretamentos. Contudo, é válido para voos nacionais e internacionais.

Já para os clientes Smiles Ouro, o assento GOL+ Conforto pode ser adquirido com 50% de desconto, inclusive para acompanhantes, no mesmo localizador, conforme disponibilidade. Este benefício não é válido para tarifas de grupos de agências bem como fretamentos. Contudo, é válido para voos nacionais e internacionais.

Cancelamento e reembolso

Ao cancelar a viagem, você tem a opção de solicitar o reembolso ou manter o valor em crédito para usar futuramente. Crédito: você fica com o valor pago na primeira compra em aberto, sendo descontada a taxa de cancelamento conforme sua Família de Tarifas. Já no Reembolso: você recebe de volta parte do valor pago, podendo ser descontadas cobranças, como a taxa de cancelamento ou de não comparecimento (no-show) e a multa de reembolso, de acordo com as regras tarifárias escolhidas no momento da compra. Informações: https://www.voegol.com.br/pt/informacoes/cancelamento-de-voo.

 

Enfim, espero que tenham gostado das dicas e que aproveitem bastante o upgrade nas suas próximas viagens.

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

 

Posts Relacionados