TUDOAZUL E LATAM PASS: COMO FUNCIONA O ACÚMULO DE PONTOS ENTRE AS EMPRESAS

Neste post vamos abordar o funcionamento do acúmulo de pontos no TudoAzul e LATAM Pass nos voos realizados das empresas, que envolvem o acordo de codeshare.

RECORDANDO…

A Azul e a LATAM  anunciaram, há pouco mais de dois meses, um acordo de codeshare para compartilhar rotas em suas respectivas malhas domésticas. Igualmente, ambas as empresas assinaram um acordo para seus programas de fidelidade, possibilitando que  associados do TudoAzul e do  LATAM Pass possam acumular pontos no programa de sua escolha.

Escrevi um post em detalhes com o meu entendimento sobre este acordo. Certamente, vale conferir, e para isso basta dar um clique aqui.

TUDOAZUL E LATAM PASS

O CODESHARE ENTRE AS EMPRESAS

Conforme já pontuado, A Azul e a LATAM Brasil anunciaram, há pouco mais de dois meses, um acordo de codeshare para compartilhar rotas em suas respectivas malhas domésticas. Igualmente, ambas as empresas assinaram um acordo para seus programas de fidelidade. Isto possibilita que associados do TudoAzul e do LATAM Pass possam acumular pontos no programa de sua escolha.

Enfim, depois de todos os trâmites, o acordo finalmente foi homologado e está em vigor desde o dia 13/08.

64 rotas fazem parte do acordo. Confiram:

ROTAS OPERADAS PELA LATAM
A partir de Brasília para:
  • Belém
  • São Luís
  • Manaus
  • Teresina
  • Porto Velho
  • Natal
  • Rio Branco
  • Boa Vista
  • Marabá
  • Macapá
  • Santarém
  • Imperatriz
  • São Paulo (GRU)
A partir de São Paulo (GRU) para:
  • Navegantes
  • Goiânia
  • Manaus
  • Foz do Iguaçu
  • Belém
  • Campo grande
  • Curitiba
  • Florianópolis
  • Fortaleza
  • Londrina
  • Maringá
  • Natal
  • Rio de Janeiro (SDU)
  • Salvador
  • Vitória
A partir do Rio de Janeiro (GIG) para:
  • São Paulo (GRU)
ROTAS  OPERADAS PELA AZUL
A partir de Belo Horizonte (CNF) para:
  • Montes Claros
  • Governador Valadares
  • Vitória
  • Salvador
  • Recife
  • Fortaleza
  • Curitiba
  • Uberlândia
  • Porto Alegre
  • Fortaleza
  • Salvador
A partir de Recife para:
  • Petrolina
  • Juazeiro Do Norte
  • Fernando De Noronha
  • Campina Grande
  • Salvador
  • São Luís
A partir de São Paulo (VCP) para:
  • Rio de Janeiro (SDU)
  • Porto Alegre
  • Curitiba
  • Fortaleza
A partir de São Paulo (CGH) para:
  • Rio de Janeiro (SDU)
  • Belo Horizonte (CNF)
  • Curitiba
Outros voos:
  • Rio De Janeiro (SDU) – Belo Horizonte (CNF)
  • Rio De Janeiro (SDU) – Porto Alegre
  • Brasília – Campinas
  • Porto Alegre – Curitiba
  • Rio De Janeiro (SDU) – Curitiba
  • Goiânia – Rio De Janeiro (SDU)
  • Fortaleza – Recife
  • Porto Seguro – Belo Horizonte (CNF)
  • Belém – Manaus
  • Boa Vista – Manaus
  • Belém – Macapá
O ACÚMULO DE PONTOS

MUITO IMPORTANTE: quando a rota é vendida e operada pela própria empresa, o passageiro não poderá pontuar na companhia aérea parceira. Por exemplo: você comprou um voo com a LATAM entre São Paulo (GRU) e Manaus (MAO) e este voo é operado pela própria LATAM. Portanto, neste caso, você não poderá pontuar no programa TudoAzul. O mesmo vale no sentido oposto: você comprou um voo de Recife a Salvador com a Azul e este voo é operado pela própria Azul. Desse modo, você não poderá pontuar no LATAM Pass. Ficou claro? Se não, joga sua dúvida lá na caixinha de comentários, que em seguida te respondemos!

Confiram as tabelas abaixo:

TUDOAZUL E LATAM PASS
Voos comprados na LATAM
TUDOAZUL E LATAM PASS
Voos comprados na Azul

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PERCENTUAL DE ACÚMULO

Os percentuais de acúmulo de pontos variam de acordo com as tarifas. Confiram abaixo as tabelas.

Acúmulo de pontos no LATAM Pass em voos operados pela Azul:

TUDOAZUL E LATAM PASS

Acúmulo de pontos TudoAzul em voos operados pela LATAM:

TUDOAZUL E LATAM PASS

RESGATES E PONTOS QUALIFICÁVEIS

Em todas as rotas operadas em codeshare, ambos os programas permitem o acúmulo de pontos qualificáveis.

Entretanto, infelizmente os resgates ainda não são possíveis de serem realizados entre as companhias parceiras. Em outras palavras, isto quer dizer que não é possível usar pontos do LATAM Pass para resgatar voos na Azul ou usar pontos TudoAzul para resgatar voos na LATAM.

Na minha opinião, estritamente pessoal, esta é uma questão apenas de tempo e maturidade no acordo entre as empresas.

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O QUE EU ACHO DISTO TUDO?

Sobretudo, a mais sinceridade do mundo: uma maravilha!

O desenrolar do acordo indica, mesmo que por mera especulação nossa, que virá por aí uma parceria de longo prazo. Ambas as empresas enfatizam que o compartilhamento de voos inicialmente conta com 64 rotas. Nas entrelinhas me parece claramente que há uma intenção de expandi-lo. Na minha humilde opinião de milheiro e especulador do setor, o caminho natural e lógico seria as empresas adicionarem mais outras de suas rotas domésticas.

TUDOAZUL E LATAM PASS
Airbus A320 da Azul

Igualmente, ambas as empresas já sinalizaram para um acordo para seus programas de fidelidade, possibilitando que associados do TudoAzul e do LATAM Pass possam acumular pontos no programa de sua escolha, além das rotas em codeshare. Isto é fato concreto e que se desencadeará num futuro muito, mas muito breve! E, não obstante disto, o passo seguinte seria o resgate de passagens em ambas as empresas através de ambos os programas de fidelidade. Ou seja, Através do LATAM Pass você poderia resgatar bilhetes em voos da Azul e, por sua vez, através do TudoAzul você poderia resgatar bilhetes em voos da LATAM. Por enquanto, vamos deixar bem claro, está é apenas uma especulação minha.

AS EMPRESAS SE COMPLETAM?

O mais importante de tudo é que, de fato, ambas as empresas se completam. O grande pulo do gato está em Latam conseguir acessar os mais de 64 destinos em que a Azul reina sozinha, sem concorrência alguma. Estes são destinos regionais e que, em sua maioria, são operadas por aeronaves de menor porte da empresa, os ATR 600 . Em contrapartida, para a Azul, o importante é alcançar a vasta malha internacional da Latam na América Latina e na Europa, além, claro, dos voos para os Estados Unidos e para a África do Sul.

TUDOAZUL E LATAM PASS
Boeing 767-300 da LATAM

Em outras palavras, A LATAM consegue com esse acordo acessar mercados regionais, que suas aeronaves, que são de porte grande para estes destinos, e, portanto, não viáveis para tais rotas. Por outro lado, a AZUL consegue ampliar, mesmo que indiretamente, suas vendas de bilhetes internacionais operados pelos voos LATAM.

Veja, em uma ponta temos a Azul, atendendo e reinando praticamente sozinha nos mercados regionais e operando diversas rotas pelo país. Na outra ponta, a LATAM, com um foco em cidades grandes e forte presença no mercado internacional, conforme conversamos acima.

TUDOAZUL E LATAM PASS
ATR 600 da Azul utilizado em voos regionais
Igualmente, a frota das empresas se completam. Observem que juntas as empresas conseguem operar aeronaves de pequeno porte a grandes jatos. Isto é um excelente fator para que uma penetre no mercado da outra sem investimentos pesados em aquisição de novas aeronaves.
CONSIDERAÇÕES FINAIS…

Desse modo, tirando o codeshare, que já efetivamente começou, todo o resto ainda está em fases de negociação fechada entre as empresas. Mas, um passarinho azul me contou que nossas especulações discutidas acima, salvo mudanças bruscas no cenário, tendem a se concretizar.

Outro fator bastante importante é que este acordo faz aumentar consideravelmente as chances de sobrevivência de ambas as empresas em meio as incertezas provocadas pela crise desde que o novo coronavírus se instalou pelo mundo.

Ah! E agora, para não perder o hábito dos posts autorais, e com o intuito de deixar uma coisa bem clara: estas são opiniões estritamente minhas. Assim como não reflete a opinião do Estevam, de nenhum outro colunista ou tampouco do Estevam Pelo Mundo como fonte de informação e pesquisa sobre viagens, companhias aéreas e demais assuntos da mesma natureza. Vamos deixar isso bem claro, hein!

Para informações mais completas acesse os sites da LATAM e/ou da Azul.

QUEM SOU EU?

Ah! Como vocês devem ter notado sou novo na área. Estou aqui precisamente desde meados de maio. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou se já quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉

Por fim, um grande abraço e até o próximo post!

 

Lucas Cabral

 

 

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