Seguro viagem: por que contratar e como escolher o melhor?

Eu nunca viajo sem seguro viagem

Viajante, todo mundo está careca de saber que o seguro viagem é muito importante durante as viagens, sejam elas lazer ou negócios. Isso porque os planos de assistência cobrem qualquer tipo de problema com saúde, com voos e até cancelamento de viagem – de acordo com o plano contratado, claro.

E você sabia que o seguro viagem é um valor muito pequeno dentro de todas as despesas da viagem? Ele chega no máximo a 3% de todo valor gasto. Além disso, garante que caso você fique doente, não precise gastar nada nos atendimentos e medicamentos.

Diferente do Brasil que possui um sistema de atendimento gratuito para a saúde, o famoso SUS, a maioria dos países do exterior não possuem esse tipo de atendimento. Logo, se ficar doente, precisará pagar por tudo. E os custos podem ser exorbitantes.

Mas mesmo assim, a maioria das pessoas viaja sem essa proteção. Eu queria muito saber por quê?

Por que contratar um seguro viagem?

A maioria das pessoas acha que o seguro viagem cobre apenas despesas médicas. Mas não é bem assim. A verdade é que a maioria dos atendimentos acabam sendo médicas e odontológicas. Mas o seguro vai muito além.

Você já teve sua bagagem extraviada? O seguro cobre. Você já precisou cancelar uma viagem depois de tudo certinho? O seguro cobre. E esses são apenas alguns exemplos.

Na Europa o seguro é obrigatório, saiba mais neste LINK.

Seguro viagem x seguro saúde

Ah, mas eu já tenho um plano de saúde, não preciso de um seguro viagem. Não é bem assim. Muitos dos planos de saúde são apenas regionais, logo se você mora em São Paulo é bem provável que o seu plano não seja atendido no Nordeste, por exemplo.

Seguro viagem x cartão de crédito

Ah, mas eu tenho um seguro viagem do meu cartão de crédito. Calma, que o seu seguro do cartão não tem a mesma abrangência de um seguro viagem. Ele pode até cobrir algumas emergências, mas se você perder um voo ou tiver que cancelar a viagem, é provável que este seguro não cubra todas as despesas.

Vantagens 

Os seguros viagem são especialistas em garantir a sua segurança em qualquer tipo de viagem. As coberturas mais regulares incluem atraso ou cancelamento de voos, extravio de bagagem, interrupção da viagem, cancelamento da viagem, problemas de saúde ou emergências, além de despesas com medicamentos. Alguns cobrem doenças pré-existentes e gravidez, e já há no mercado seguros específicos que cobrem esportes radicais e pets.

Exclusões 

Os únicos eventos que estão de fora das coberturas dos seguros viagem são aquelas imprevisíveis. Como a pandemia de coronavírus. Outros eventos não cobertos são atentados terroristas e catástrofes da natureza. E esses tipos de eventos não são cobertos por nenhuma seguradora no mundo todo.

Covid-19

No caso da pandemia de covid-19, os seguros viagem cobrem somente os sintomas da doença até o seu diagnóstico. Por exemplo, você está viajando e se sentiu mal. Perdeu o paladar, teve dores no corpo e tosse. Todos sintomas da covid, certo?

O que você faz se tem um seguro? Corre para o médico e faz todos os exames para descobrir o que você tem, até mesmo o teste para covid-19 está coberto na assistência. Porém, se o teste der positivo para a doença o seguro não cobre o tratamento e a internação.

Qual seguro cobre covid-19?

Aqui no Brasil, o único seguro viagem que faz a cobertura completa do coronavírus é a Assist Card. Desde o dia 12/03/2020 a seguradora anunciou que está dando cobertura para todos os casos de infectados por coronavírus.

Neste caso, a Assist Card oferece cobertura médica e hospitalar para a doença, além de todas as despesas farmacêuticas. Além disso, a cobertura inclui bagagem extraviada, assistência jurídica, traslado de corpo, cancelamento ou interrupção de viagem, seguro de invalidez permanente por acidente e de morte acidental.

Além disso, a contratação do seguro pode ser feita no Brasil, antes ou ainda estando em viagem (contratação e renovação). A única exigência é estar saudável no momento da contratação.

Importante:

Agora com a pandemia de covid-19, parece que muita gente percebeu a importância do seguro viagem. A consciência sobre a segurança da saúde e o bem-estar da família durante as viagens fizeram com que este item tão menosprezado nas viagens ganhasse destaque.

Por enquanto, ainda não podemos viajar. Mas quando as viagens voltarem com força, não se esqueça de sempre incluir o seguro viagem em seu pacote. Ele te dará toda segurança e tranquilidade.

E para saber qual é o melhor segura viagem que você pode contratar para a sua viagem, a Real Seguro Viagem pode te ajudar. A Real é uma plataforma de comparação de seguro viagem do país, fundada em 2009 e que já ajudou mais de 800 mil pessoas a decidir sobre sua segurança.

Não deixe de contatar a Real para sua próxima viagem. Clique no link e ganhe 10% de desconto!

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Posts Relacionados