Portugal: 3 destinos imperdíveis para visitar

Este sou eu com Lisboa ao fundo da foto

Portugal é um dos meus destinos preferidos do mundo, viajante!! O país é lindo, seu povo é simpático, a gastronomia é deliciosa, e além disso, o idioma é o mesmo que o nosso!!! Esta é uma dica excelente para quem procura por um destino no exterior para ser sua primeira viagem.

Este detalhe do idioma parece besteira, mas precisamos levar em conta que a maioria dos brasileiros não fala um segundo idioma. Portanto, para quem nunca saiu do Brasil e morre de medo de passar perrengue por este mundão, vá para Portugal.

Você sabia, por exemplo, que Portugal tem as fronteiras mais antigas da Europa? Além disso, há uma grande diversidade de paisagens a curta distância, muitas atividades de lazer e um patrimônio cultural único. Atrativos turísticos não faltam por aquelas bandas portuguesas.

A capital, Lisboa

Lisboa é a capital de Portugal. Uma cidade autêntica e multifacetada, moderna e ao mesmo tempo cheia histórias e tradições, que agrada a diferentes gostos e também bolsos. Isso porque os hotéis e restaurantes da cidade cabem em qualquer orçamento, basta você definir o seu.

Uma coisa que eu gosto muito da cidade é que ela é muito segura. Podemos sair para passear de dia ou de noite que nos sentimos seguros o tempo todo. Outro detalhe importante, em Lisboa o sol brilha 290 dias por ano e a temperatura raramente desce abaixo dos 15ºC.

Quem vai para Lisboa pela primeira, ou para quem já foi mil vezes, não deixe de comer bacalhau e ouvir o fado. A gastronomia portuguesa se especializou em cozinhar o bacalhau de mil formas diferentes, afinal, bacalhau é um prato típico da região e consumido em larga escala pelos portugueses.

Já o fado é um estilo de canção bem típico no país, que inclusive, virou Patrimônio da Humanidade da Unesco. Esta canção é cantada por uma única pessoa seguida de uma guitarra portuguesa e muito sentimento – que pode ser de amor, de dor, de saudades e assim vai.

10 dicas do que fazer em Lisboa:
  1. Subir ao Castelo de São Jorge e passear por Alfama – É o ponto mais alto da cidade, no meio dos bairros mais típicos.
  2. Ouvir um Fado – A dica já demos, mas você também pode combinar a música com um jantar à luz da vela. Há casas especializadas em ambos.
  3. Ir ao Terreiro do Paço – A maior praça de Lisboa e também uma das mais emblemáticas, já que é considerada símbolo da cidade e da sua reconstrução após o grande terramoto de 1755.
  4. Subir no Elevador Santa Justa – Tem uma vista invejável sobre a parte antiga de Lisboa. Este elevador tem mais de cem anos e foi desenhado por Ponsard, um discípulo de Gustave Eiffel (o mesmo da Torre Eiffel, em Paris).
  5. Andar de elétrico – Este tipo de ônibus é um meio de transporte comum para os lisboetas, mas também uma das melhores maneiras de viajar pelos bairros históricos.
  6. Visitar o Mosteiro Jerônimos e a Torre de Belém – Estes dois monumentos de estilo gótico manuelino são Patrimônio Mundial da Unesco e verdadeiras joias portuguesas.
  7. Provar um pastel de Belém – Esta delícia da gastronomia portuguesa tem uma receita muito bem guardada em segredo que os torna únicos. Não pode deixar de comer muitos deles acompanhados de um café!
  8. Visitar o Oceanário, no Parque das Nações – O Oceanário é um dos maiores da Europa, onde se pode apreciar a fauna e a flora dos diversos oceanos do nosso planeta.
  9. Visitar o Museu Nacional do Azulejo e o Museu dos Coches – Um, conta a história do azulejo em Portugal, enquanto o outro, tem uma coleção de coches inigualável.
  10. Jantar no Bairro Alto – Lisboa é conhecida também por ter uma noite muito animada e movimentada. Este bairro é imprescindível para quem gosta de sair à noite e se divertir.

Porto

Foi na região Porto e Norte que os portugueses começaram enquanto povo e nação. O Porto é uma cidade reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco e muito conhecida pelo seu vinho. Se você quer conhecer mais da diversidade natural e cultural de Portugal, Porto e uma excelente região para visitar.

A cidade é cheia de pontes e monumentos, fachadas de azulejos coloridos e caves de vinhos do Porto, às margens do Rio Douro, que são verdadeiros patrimônios. Para um breve passeio, o ideal é começar pela Estação de S. Bento, com o átrio forrado de azulejos e de onde podemos ter uma primeira vista do rio Douro, bem como os casarios e as ruas medievais que seguem até à Ribeira.

Bem próximo estão ainda igrejas, monumentos e o Palácio da Bolsa. Do outro lado do rio, na margem sul, todo visitante deve fazer uma parada para visitar as caves do vinho do Porto e provar o vinho no seu ambiente peculiar.

Não deixe ainda de:

– Visitar a Casa do Infante, junto à Ribeira

– Admirar o casario antigo de Miragaia, bem perto do cais da Ribeira

– Passear pela rua Galeria de Paris e adjacentes, perto da Torre dos Clérigos

– Desfrutar das boas praias e esplanadas junto à Foz

– Conhecer um pouco do litoral a norte ou a sul do Porto

– Sair à noite no Porto

Ilha da Madeira

No meio do Atlântico, a ilha da Madeira é um verdadeiro refúgio de beleza natural. Além disso, é sinônimo de requinte e sofisticação.

Entre o azul do mar e o verde-esmeralda da vegetação, sobressai o colorido exótico das flores, num arquipélago em que dois terços são área protegida e onde se encontra a maior floresta laurissilva do mundo.

A capital da Madeira é Funchal, que tem clima ameno e mais de 500 anos de existência. Passear pelo centro histórico da cidade é uma excelente opção, começando pela Catedral da Sé, passando Igreja do Colégio, pelo Museu de Arte Sacra e o Mercado dos Lavradores. Os passeios de barco também são uma excelente opção para apreciar a orla marítima e ter uma perspectiva diferente da região.

A Ilha da Madeira é famosa por sua natureza exuberante. Dentre todas essas paisagens, uma se destaca em especial, uma floresta que mais parece cenário de filme: a Floresta Laurissilva. Esta floresta, junto com a abundância de outros tipos de árvores e vegetação no destino à época de seu descobrimento, foi o que lhe renderam o nome “Madeira”.

Com cerca de 20 milhões de anos, a floresta representa 20% do território da ilha, e por sua beleza única foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 1999. O local é ideal para quem curte fazer trilhas e apreciar vegetação exótica e colorida.

 

Espero que você tenha gostado das nossas dicas e que considere de verdade Portugal como seu próximo destino de viagem!!

Viajantes, vejam mais notícias de Portugal AQUI, no EPM.

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Posts Relacionados