Irlanda: conheça as atrações vibrantes do país

A Irlanda é um país repleto de belas paisagens, com cenários pitorescos e simpáticos vilarejos. Castelos, influência vikings, intercambistas – em especial brasileiros – e a famosa cerveja Guinness completam as referências que eu tenho deste país incrível.

Neste post, vamos contar um pouco desta ilha, que também é conhecida de “Ilha Esmeralda” – por causa de sua paisagem verde e exuberante, sua cultura, seus atrativos e os principais destinos.

Apesar de oferecer milhares de opções para seus turistas, a Irlanda é uma excelente oportunidade para se visitar durante uma viagem pela Inglaterra. Em especial pela proximidade e pela similaridade entre seus povos e culturas. Aliás, fizemos um post sobre a Inglaterra recentemente. Confere AQUI.

Aliás, os brasileiros costumam (e adoram) fazer esse tipo de viagem combinada entre países quando estão pela Europa. A proximidade e a facilidade de se deslocar pelos países europeus acabam influenciando esse fluxo. Além disso, as viagens para Europa são longas e só isso já justifica aproveitar ao máximo.

Irlanda

A ilha da Irlanda é dividida entre dois países: a República da Irlanda e a Irlanda do Norte. A primeira ocupa a maior parte da ilha, fica próxima da costa da Inglaterra e do País de Gales. Sua capital é Dublin e o idioma oficial do país é o irlandês (ou gaélico). A maioria da população fala inglês (apesar de ter um sotaque bastante carregado).

A moeda corrente é o euro e para os brasileiros, não é preciso ter visto para entrar na Irlanda nem seguro viagem. Porém, é altamente recomendável que os turistas viagem sempre protegidos, porque na Irlanda não há sistema de saúde gratuito.

Você pode contratar aqui um excelente seguro viagem.

Clima

O clima é famoso no país e até pode desanimar muitos turistas, já que chove quase 300 dias por ano. Ou seja, o ano todo. Além disso, as temperaturas não são extremas, mas são frias o ano todo, com média de 10ºC. Para nós brasileiros é bem frio. Se prepare e leve roupas bem quentinhas para as baixas temperaturas, mesmo no verão.

Visitar a ilha no período do verão, que ocorre entre os meses de maio de julho, pode ser interessante, pois os dias são mais quentes e longos. Entre os meses de junho e agosto, é quando os dias são mais longos, com cerca de 18 horas de sol. Porém, este período é considerado alta temporada para os turistas.

Irlandeses famosos

Além do clima, a Irlanda também é famosa por suas personalidades: a banda U2, a cantora Enya, os escritores Oscar Wilde (O Retrato de Dorian Grey) e Bram Sotcker (Drácula), e os atores Liam Neeson (Busca Implacável) e Michael Fassbender (X-Men: First Class e as suas sequências).

Freud uma vez disse que os irlandeses são a única raça impenetrável para psicanálise. Que são fechados e não lhe dão respostas. Mas a verdade é que os irlandeses são um povo contagiante, que adoram conversar e se divertir. Afinal, é na Irlanda que ficam os melhores pubs e a melhor cerveja do mundo.

Dublin

Dublin é a capital da República da Irlanda e é o destino mais procurado pelos turistas. sua hospitalidade é uma de suas principais características. Não é à toa que já foi eleita algumas vezes como “A cidade mais amigável da Europa”.

A literatura é muito forte na cidade e de lá já saíram quatro ganhadores do Prêmio Nobel da categoria. O que não falta são atrações na cidade sobre o assunto. Para quem também gosta, vale uma visita ao Dublin Writers Museum. Por lá, há objetos pessoais, cartas e retratos de diversos escritores consagrados.

Quem visita Dublin não pode deixar de ir ao Guinness Storehouse – o museu da cerveja. Aliás, esta é a atração mais visitada de toda a Irlanda. O museu está no prédio onde a cerveja começou sua produção há mais de 250 anos. Depois da visita ainda dá pra curtir uma degustação no bar com vista 360º da cidade.

Outra atração que não pode ficar de fora é o Castelo de Dublin Castle. Ele foi construído no século 13 onde antes foi uma fortaleza viking. Aliás, os castelos são uma constante em todo país. Em qualquer cidade você pode ter certeza que vai encontrar: belas paisagens, pelo menos um castelo e um pub com boa cerveja.

A Catedral de St Patrick, fundada em 1191 em homenagem ao padroeiro da cidade, é outro prédio histórico que se destaca em Dublin. Aliás, até aqui no Brasil este padroeiro é bastante conhecido. Porém, mais pelas festividades do que pelo santo, certo?

Top 6 atrativos:

Temple Bar – um dos bairros mais antigos e charmosos de Dublin, com pubs e restaurantes.

Trinity College – é a universidade mais antiga da Irlanda e uma das mais famosas do mundo.

Guinness Storehouse – antiga fábrica de cerveja Guinness.

St Stephens Green – é um dos parques públicos mais antigos da Irlanda, criado em 1664.

Dublinia – museu interativo que leva os visitantes a uma viagem a época viking e Idade Média.

Compras – O’Connell Street e Grafton Street são as duas das maiores zonas comerciais e disputadas de Dublin.

Arredores de Dublin

Cliffs of Moher – é uma das paisagens mais famosas e populares da Irlanda. É um dos principais pontos turísticos da ilha, por conta de sua falésia de mais de 120 metros de altura a beira do oceano. A melhor vista é da Torre O’Brien, de onde se vê um panorama do Atlântico até as Ilhas Aran, além das falésias. No caminho para o penhasco, podemos ver vilarejos pitorescos, ruínas (até de castelos) e uma paisagens de tirar o fôlego.

Calçada do Gigante – é um complexo de mais de 40 mil colunas de basalto criados pelas atividades vulcânica há mais de 60 mil anos. As formas hexagonais são quase perfeitas e empilhadas como um quebra-cabeça. São, sem dúvida, uma atração imperdível e um verdadeiro símbolo da Irlanda. Este lugar é considerado um Patrimônio da Unesco. Todos os anos milhares de turistas visitam esta obra da natureza e o local proporciona fotos inegavelmente incríveis.

Condado de Wicklow – este condado é coberto por grandes extensões de vegetação e abriga o famoso parque nacional Kilkenny – a joia medieval do leste da Irlanda. No local há diversos edifícios antigos que permanecem intactos. Como o Castelo de Kilkenny, as muralhas da cidade e até os vestígios da torre redonda, que fazia parte de um mosteiro construído no século 6.

 

Veja outras matérias interessantes sobre a Irlanda AQUI no EPM.

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Posts Relacionados