Inglaterra: 5 cidades lindas para conhecer

A Inglaterra é um país fascinante e inspirador. Berço de uma cultura milenar que se mistura e evolui de forma natural ao avanço do tempo e a chegada da modernidade. Quem foi volta sempre, e quem nunca foi, morre de vontade de conhecer.

Neste post vamos falar um pouco sobre este destino e as cidades lindas que ele tem, porque este é um dos países queridinhos dos brasileiros na Europa. Em 2019, o Reino Unido recebeu cerca de 256 mil turistas brasileiros, que gastaram mais de 241 milhões de euros, segundo as projeções da Oxford Economics. (Dados retirados da matéria: https://bityli.com/UsdTB).

Agora vamos conhecer mais um pouco deste destino incrível e que pode muito bem o seu próximo destino de viagem!

Breve história da Inglaterra

A Inglaterra é o maior país dos quatro que formam o Reino Unido. São eles: Inglaterra, País de Gales, Irlanda do Norte e Escócia. Londres é a capital da Inglaterra e também de todo o Reino Unido. De acordo com o último censo, realizado em 2018, a população da Inglaterra é de 55,98 milhões pessoas, enquanto no Reino Unido é de 66,27 milhões.

O país é repleto de história, que começa no século 10 a.C. quando a região começou a ser povoada pelos celtas. Depois foi colonizada pelos romanos e invadida pelos povos germânicos (anglos e saxões) e os vikings. Todos esses povos deixaram a sua marca no país, que hoje exibe com orgulho as antigas tradições e as novas tendências.

A Inglaterra que conhecemos hoje, com todos seus reinos unificados em um só, teve início durante o reinado de Alfredo de Wessex, que lutou muitas guerras contra seus invasores. Mas a conquista e consolidação do reino só foi conseguida pela quarta geração de Alfredo, com o rei Edgar da Inglaterra.

Alfredo o Grande, estátua de bronze em Winchester – imagem: heroismedievais.blogspot.com
Dica

Se você gosta de ler e se interessa pela história da Inglaterra, como esta do Alfredo que eu contei, tenho uma dica de leitura muito legal do escritor inglês Bernard Cornwell. Ele escreve uma série de livros chamada “Crônicas saxônicas” e que conta a história das invasões e da formação da Inglaterra unificada de hoje. Aliás, este autor, que também é historiador, é um dos meus favoritos e ele tem vários livros que contam as guerras, histórias e lendas da Inglaterra.

Continuação da não tão breve história…

A Inglaterra fica localizada na Ilha da Grã-Bretanha e é coberta por colinas e paisagens idílicas. O setor mais importante para a economia inglesa é o de serviço nas áreas de turismo, seguros e bancos. E Londres é considerado um dos maiores centros financeiros do mundo. A diversidade é surpreendente na gastronomia e na rica cultura. Aliás, a Inglaterra tem uma longa tradição na produção literária e um dos mais famosos escritores do mundo: William Shakespeare. Além das maiores e mais famosas bandas como Beatles e Rolling Stones.

Curiosidade

Um fato curioso: apesar da maioria da população inglesa ser cristã, a religião oficial é a Igreja da Inglaterra, que é anglicana e protestante. Religião essa que foi criada pelo Rei Henrique VIII, que se distanciou da Igreja Católica, porque queria pedir o divórcio e se casar com a sua amante, a famosa Ana Bolena. Eles se casaram, um tempo depois ele pediu anulação do casamento e mandou cortar a cabeça de sua ex-esposa.

A capital, Londres

Como dito, Londres é a capital da Inglaterra e de todo Reino Unido. É a porta de entrada de todo turista internacional que chega ao país e parada obrigatória. A cidade dispensa comentários de tão legal que ela é. Cheia de história, guarda segredos, monumentos e construções da época dos romanos. Mas, além disso, é também uma cidade cosmopolita, moderna e cheia de vida. Os contrastes de Londres são muitos, justamente pela união do antigo com o novo.

Cartões postais e belas fotos não faltam durante sua passagem por esta bela cidade. O Palácio de Buckingham não pode ficar de fora desse passeio. É o edifício mais famoso e importante da cidade, afinal, é lá que vive a rainha Elisabeth II. Durante o verão os visitantes podem conhecer a residência por dentro.

Não deixe de conhecer ainda o Big Ben, o Parlamento Britânico, a Abadia de Westminster e a London Eye. Aliás, todas essas atrações ficam à beira do Rio Tâmisa e dá para visitá-las em uma única passagem pelo local. Lembre-se de conhecer também a Camdem Town, que tem de tudo um pouco, e comer um famoso fish & chips – prato tradicional da culinária inglesa.

Aqui no EPM tem algumas matérias bem legais com várias dicas de Londres: https://estevampelomundo.com.br/category/londres/.

 

Falar de Londres foi só um bônus. Agora, vamos de verdade conhecer as 5 cidades mais fascinantes do país e suas principais atrações:

 

Liverpool

Tijolinhos da fachada do Cavern Club

Liverpool é mundialmente famosa por ser a cidade natal dos Beatles. Não tem como não falar dela! A cidade respira música e a história dos quatro garotos que ganham fama e dinheiro. Quem é fã não pode deixar de conhecer o Cavern Club, famoso bar onde os Beatles tocavam no início da carreira. Além disso, o local já recebeu grandes bandas como The Rolling Stones, Queen e Elton John.

Ainda na onda dos fãs de Beatles, vale muito fazer um passeio Fab Four Taxi Tour. Este tour turístico leva os visitantes por lugares onde os Beatles viveram, como a casa dos quatro integrantes da banda. Além disso, o passeio ainda leva os fãs pela famosa rua Penny Lane, o orfanato Strawberry Fields e o túmulo de Eleanor Rigby, todos lugares que viram canções famosas.

Quem é fã de futebol também vai curtir a cidade que é a casa do time Liverpool. Dá para fazer um tour pelo estádio de Anfield Road, sede do Liverpool F.C. ou quem sabe até assistir a um jogo.

Anfield Road, sede do Liverpool F.C.
Como chegar:

A cidade fica a 350 quilômetros de Londres (umas 4 ou 5 horas de carro). Dá para chegar via trem, saindo de Londres a partir da estação Euston. Ou de ônibus, saindo da Victoria Coach Station, mas assim, a viagem leva cerca de 6 horas.

Chester

Escolhi falar dessa cidade porque ela possui a mais completa muralha romana de toda a Inglaterra. A cidade é cercada por magníficos 3,2 quilômetros de muralhas romanas e medievais, que ainda preservam torres e portas históricas encrustadas ao longo de seu comprimento. Vale ainda uma visita ao castelo de Chester que fica em uma das extremidades da muralha e ao Anfiteatro Romano – que foi o maior da Grã-Bretanha – e fica ao lado de fora do muro.

As ruas de Chester são dispostas de acordo com o padrão quadricular romano, permitem visitar todos os marcos da cidade a pé. Ao longo das ruas, os visitantes podem explorar as construções de madeira em estilo enxaimel e as incomparáveis galerias com lojas sobrepostas. Aliás, Chester é um excelente lugar para fazer compras. Além das lojas e galerias, a cidade tem o maior outlet de marcas de design do Reino Unido. O Cheshire Oaks fica a apenas 16 quilômetros do centro da cidade.

Como chegar:

Chester fica a 300 quilômetros de Londres e faz divida com o País de Gales. De trem a viagem leva cerca de 2 horas, saindo da estação Euston. E de ônibus, saindo da Victoria Coach Station, leva 5h30.

Durham

A Catedral de Durham serviu de cenário para filmes do Harry Potter

Esta cidade é tão linda que parece ter saído de uma pintura medieval. Durham é uma cidade histórica e sua fama veio por conta de uma conexão mágica com o filme Harry Potter. A Catedral de Durham serviu de cenário para a Professora McGonagall ensinar os jovens bruxos a transformar animais em cálices. Em outro lugar dessa catedral normanda, foi onde o Harry liberta a coruja Edwiges para voar no primeiro filme, Harry Potter e a Pedra Filosofal. É também ali que Ron Weasley se torna vítima de seu próprio feitiço de vomitar lesmas, no filme Harry Potter e a Câmara Secreta.

Além da Catedral, outra atração da cidade é o Castelo de Durham, que hoje abriga a Universidade de Durham. Em algumas épocas do ano, os próprios alunos da instituição levam os turistas para conhecer as instalações e sua história.

Como chegar:

Saindo de Londres de trem, pela estação Kings Cross, a viagem leva 3 horas. Entretanto, de ônibus a viagem leva quase 7 horas, com saídas da Victoria Coach Station.

Dover

Dover é a cidade inglesa mais próxima da França. A cidade portuária fica no Canal da Mancha e sua história remonta à época da colonização dos romanos. O Castelo de Dover, uma construção medieval, é o maior castelo da Inglaterra e durante a Segunda Guerra Mundial foi utilizado como uma base secreta de comando porque é cheio de túneis subterrâneos. O castelo também é famoso nas telonas, já tendo aparecido na adaptação para o cinema de “Hamlet”, estrelada por Mel Gibson.

Outro local famoso na cidade é um enorme penhasco de pedras brancas, chamado de White Cliffs of Dover. Este cenário é maravilhoso já que há um enorme contraste entre o verde das montanhas, o branco do penhasco e o azul do mar. É sem dúvida um daqueles cartões postais inesquecíveis de viagem. Para chegar no local, a dica é fazer uma boa caminhada pelas trilhas do parque que levam ao penhasco. A trilha é segura e não é precisa ter experiência. Porém, é uma caminhada de 2 horas. Esteja preparado!

White Cliffs of Dover
Como chegar:

Dover fica a 80 quilômetros de Londres. De trem a viagem é de 2 horas a partir da estação St Pancras. E de ônibus são quase 3 horas, com saídas da Victoria Coach Station.

Bath

A cidade é Patrimônio Mundial da Unesco, famosa por suas águas termais e pela bela arquitetura georgiana do século 18. Os romanos gostavam tanto de lá que construíram um complexo de banhos para aproveitar as termas naturais da região. Aliás, o nome da cidade vem desses banhos romanos, famosos em todo o mundo.

Os banhos romanos já não existem mais, mas quem quiser ter uma experiência de relaxamento no estilo romano basta ir ao Thermae Bath Spa. Não deixe de tomar um gole dessa água que dizem ter poderes de cura.

Fundada a mais de 2 mil anos atrás, a cidade encanta os visitantes pelo seu charme, que fica por conta das ruas de paralelepípedos bem como suas construções históricas. Não deixe de visitar Abadia de Bath do século 7 e a Ponte Pulteney, um dos locais mais fotografados da cidade. Vale mencionar que a escritora inglesa, Jane Austen – que escreveu o livro “Orgulho e Preconceito”, viveu por muitos anos neste balneário romano, assim, grande parte de sua obra foi influenciada por seu período de estadia na cidade.

Como chegar:

A cidade fica apenas a 1h30 de Londres de trem, saindo da estação Paddington. No entanto, de ônibus demora pouco mais de 3 horas, saindo da Victoria Coach Station.

 

Enfim, espero que tenham gostado das dicas e que pensem na Inglaterra como destino de sua próxima viagem

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

 

Posts Relacionados