EMIRATES CANCELA A ROTA DUBAI/RIO

A Emirates informou esta semana que os voos para o Rio de Janeiro seguem suspensos e que a empresa ainda não tem data de retorno das operações para a capital fluminense. Entretanto, a Emirates afirma em comunicado que espera reiniciar as operações para o Galeão quando for comercial e operacionalmente viável.

Aeronave Boeing 777-300ER da frota da Emirates

Lembrando que a empresa segue voando para o Brasil através da sua base em São Paulo. Desde domingo último, dia 2 de agosto, a Emirates voltou a operar a rota Dubai/São Paulo/Dubai, suspensa desde março. Em assim sendo, São Paulo passa a ser a única cidade da América do Sul contemplada por um voo da Emirates.

O CONTEXTO

Já não é novidade mais para nenhum de nós que a pandemia da Covid-19 alastrou-se rapidamente mundo afora tendo como consequência, além da maior crise de saúde vivida desde a gripe espanhola ocorrida entre 1918 e 1920, um grande espiral cíclico de recessão nos quatro pontos do globo. E em momentos de encolhimento da economia um dos setores que tendem a sofrer de imediato os maiores impactos é justamente o setor aéreo.

O cancelamento desta rota é resultado direto da Pandemia do Coronavírus, que fez a Emirates por sua vez, não diferente das demais companhias aéreas, a adotar um enxugamento de malha aérea.

Infelizmente, este cancelamento foi um grande revés, uma vez que a rota triangular (como veremos abaixo) para três cidades sul-americanas, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, estava prevista para voltar a operar no dia 01/09.

A HISTÓRIA DA ROTA

Pois bem, inaugurada em 2012, a rota Dubai/Rio/Dubai foi comemorada pelos cariocas com muito fervor e mostrava a pujança da Emirates no mercado brasileiro. O voo veio para complementar a operação já existente da empresa em São Paulo.

A rota era operada diariamente e quatro vezes por semana o voo seguia para Buenos Aires. Eu inclusive cheguei a fazer este trecho em primeira classe no começo deste ano. Um review completo deste voo será postado aqui neste espaço muito em breve, portanto fiquem ligados! Os demais três dias, a partir de 2019, passaram a atender a rota Rio/Santiago.

Parte do serviço de bordo da primeira classe no voo entre Rio – Galeão e Buenos Aires – Ezeiza

Em alguns meses a rota era operada pelo Boeing 777-200LR, contanto apenas com as classes econômica e executiva (modelo novo) e em demais meses pelo Boeing 777-300ER com três classes: econômica, executiva (modelo antigo) e primeira classe.

DUBAI/SÃO PAULO/DUBAI

A rota segue firme e forte em operação, conforme mencionado no início do post. Confira abaixo as operações dos voos e suas frequências. Até o final de outubro não veremos, infelizmente, transitando no pátio de Guarulhos o Airbus A380, nosso gigante dos céus.

  • A partir de 2 de agosto: 2 frequências semanais operadas como Boeing 777-300ER;
  • A partir de 1º de outubro: 3 frequências semanais operadas com o Boeing 777-300ER;
  • Já desde o dia 25 de outubro: 7 frequências semanais operadas com o Airbus A380.

Lembrando que, com informações da nossa colunista Lisia Minelli, Dubai já está aberta a visitantes, e que a Emirates está oferecendo seguro gratuito contra Covid-19.

CONSIDERAÇÕES

Há burburinhos informais que esta rota possa voltar a ser operada novamente a partir de 2022, mas até lá  muita água vai passar por debaixo desta ponte.

Bem, particularmente, eu lamento bastante o encerramento deste voo. Era um Sweet Spot maravilhoso para nós, milheiros, voar em grande estilo entre o Rio de Janeiro e Buenos Aires ou Santiago. Igualmente, entristece-me também ver pouco a pouco o Rio Galeão, que já teve seus dias de glória, encolhendo-se cada vez mais nas operações internacionais.

Tenho certeza que dias melhores virão. Ah! Nunca se esqueça: tudo passa!

QUEM SOU EU?

Ah! Como vocês devem ter notado sou novo na área. Estou aqui precisamente desde meados de maio. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou se já quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉

Por fim, um grande abraço e até o próximo post!

 

Lucas Cabral

 

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

 

Posts Relacionados