MILHAS E PONTOS: O QUE FAZER COM ELES DURANTE A PANDEMIA

Fala amigos viajantes e milheiros, tudo bem com vocês? Hoje nós fechamos nossa série sobre como utilizar nossas milhas e pontos durante a pandemia em ações cotidianas do nosso dia-a-dia. Em posts passados conversamos em detalhes sobre a utilidade das nossas milhas. Bora recapitular rapidinho? Simbora!

milhas e pontos
ABASTECENDO SEU VEÍCULO

Bem, mesmo com medidas de isolamento social nós continuamos utilizando nossos carros para serviços essenciais. Sim, continuamos indo a supermercados farmácias e etc., ou para nos deslocarmos até o trabalho, caso não estejamos em regime de home office. Logo, a troca dos seus pontos/milhas por combustível pode significar uma oportunidade excelente para economizar e te dar aquela ajuda na hora de fechar as contas do mês.

Para dar uma conferida em detalhes no nosso post sobre o assunto basta dar um clique aqui.

milhas e pontos
CORRIDAS COM A UBER

Assim como também usamos nossos veículos para nos locomover e conforme pontuado acima. Logo, a troca dos seus pontos/milhas por corridas de Uber pode, além de ser uma alternativa ao seu veículo, significa, igualmente, uma oportunidade excelente para economizar e te dar aquela ajuda na hora de fechar as contas do mês.

Nosso post sobre como trocar suas milhas/pontos por corridas de Uber você confere aqui.

pontos e milhas

Ah! Antes de viajar com a Uber dá uma checada nos protocolos de segurança implementados devido ao novo coronavírus. Assim, você e seu motorista viajam com total segurança! Confira:

  • Máscaras serão obrigatórias para todos que estiverem dirigindo ou utilizando o app da Uber.
  • As autoridades de saúde recomendam lavar as mãos com frequência. É indicado fazer isso antes e depois de viajar.
  • Cubra a boca e o nariz com o antebraço ou com um lenço descartável ao tossir ou espirrar.
  • Sente-se no banco de trás e, se possível, abra as janelas para melhorar a ventilação.
FAZENDO COMPRAS

Todos os principais programas de fidelidade brasileiros tem suas lojas, onde nelas é possível resgatar produtos e etc. com seus pontos. Igualmente, estas lojas são diretamente linkadas com grandes varejistas, tipo Magalu, Netshoes, Centauro, Americanas e etc. Por exemplo, você pode fazer uma compra no Magazine Luiza, via Shopping Smiles e acumular milhas.

Pontos

Trocando em miúdos, você pode comprar praticamente todo tipo de produto usando suas milhas/pontos através das lojas dos programas de fidelidade. Esta é uma excelente oportunidade para você que tem milhas próximas a vencer e está sem planos de viagem.

DOANDO MILHAS

Conforme já conversamos, falando de maneira bem objetiva, milhas e/ou pontos são uma espécie de moeda. O conceito foi criado e desenvolvido ao longo dos anos por bancos, companhias aéreas e hotéis, e oferecidas a seus clientes através dos seus programas de fidelidade, no intuito de, como o próprio nome diz: fidelizá-los.

Mais objetivamente ainda: os programas de fidelidade podem, caso você queira, converter estas moedas em dinheiro e doá-las para diversas instituições de caridade. Esta é uma forma muito nobre de usar suas milhas e/ou seus pontos em uma época tão difícil como a que estamos atravessando.

pontos e milhas

Eu já doei algumas milhas e vejo como um grande gesto de solidariedade.

Para conferir nosso post de doação de milhas clique aqui.

APROVEITANDO PROMOÇÕES BONIFICADAS E SE BENEFICIANDO DELAS

Tenho certeza que vocês já repararam que as empresas têm feito bastante promoção ultimamente. Isto tem o intuito de gerar caixa, já que como vimos logo acima, milhas e pontos são uma espécie de moeda. Logo, é uma boa estratégia não só para elas mas para nós, usuários, também. Dentre elas, a que costuma apresentar promoções com maior frequência e com bônus mais, digamos, agressivos é o Smiles e vimos também bastante agressividade em algumas promoções do Tudo Azul.

Bem, como vocês bem sabem, a melhor maneira de maximizar suas milhas é fazendo uso dessas promoções, seja pra qual uso você queira fazer com suas milhas e/ou pontos.

A título de exemplo, vamos usar uma promoção bastante recorrente de transferência de milhas para o programa Smiles com 70% de bônus. Vamos fazer uma conta bem simples de papel de padaria:

Você possui determinada quantia em algum programa de fidelidade de banco/cartão? Digamos que sejam 20.000 pontos e que você queira com eles fazer alguma doação, 20.000 pontos com 70% de bônus lhe gera um total de 34.000 pontos.

Logo, pulo do gato é você transferir seus pontos do cartão para o programa atrelado a alguma companhia aérea. Neste caso usamos como exemplo o programa Smiles

CONSIDERAÇÕES

Bem, devido a pandemia a demanda por viagens caiu drasticamente. A priori, o turismo interno tende a se fortalecer mais rapidamente, enquanto as viagens internacionais demorarão mais um pouco, sendo um dos motivos o cenário econômico de um câmbio não muito favorável pelos próximos anos. Infelizmente, aeroportos só serão vistos com o mesmo movimento pré-pandemia, de acordo com a IATA, entre os anos de 2023 e 2024.

pontos e milhas

Em síntese, o principal uso das nossas milhas, que são justamente resgatar produtos diretamente relativos a viagens, principalmente passagens aéreas e diárias de hotéis, perde, temporariamente, para nós, grande parte do sentido. Com base nisso é que nós, do Estevam Pelo Mundo, resolvemos trazer para você essas demais opções de uso de pontos e milhas durante o período de pandemia.

Dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) apontaram recentemente que, no primeiro trimestre deste ano, os participantes dos programas de fidelidade ampliaram o resgate de produtos do varejo. Estes números chegaram a 30,9% dos pontos/milhas resgatados. Em assim sendo, foi esta, a primeira vez, no histórico da entidade, que esse indicador ultrapassou os 30%, tendo como consequência direta do menor movimento no mercado aéreo durante a pandemia.

Eu, particularmente, sou um ferrenho advogado contrário ao uso de pontos para comprar batedeira, liquidificador, microondas e afins. Entretanto, no contexto de pandemia em que estamos vivendo, sinta-se liberado para comprar seus eletrodomésticos e etc. com seus pontos. Brincadeirinha tá gente? O uso de pontos deve ser feito de acordo com o objetivo e necessidade de cada usuário, tá ok?

FINALIZANDO…

Para encerrar, esperamos, sinceramente, que vocês tenham gostado dessa nossa série. preparamos-a com a maior dedicação e carinho. Adoraríamos receber feedbacks! Para isso basta jogar seu comentário na caixinha lá no final do post!

Esperamos, igualmente, que se cuidem e fiquem bem neste período um tanto quanto… estranho que estamos atravessando e que tomem suas devidas precauções.

E para encerrar esta série nada melhor do que um grande e fraterno abraço a todos vocês, nossos leitores, que fazem a família Estevam Pelo Mundo.

Ah! E lembrem-se: tudo passa!

QUEM SOU EU?

Ah! Como vocês devem ter notado sou novo na área. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui? Dá uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou se já quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉

Por fim, um grande abraço e até o próximo post!

 

Lucas Cabral

 

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

 

 

Posts Relacionados