MILHAS: COMO DOÁ-LAS?

Fala queridos milheiros e viajantes, tudo em cima? Continuando nossa série de uso de milhas/pontos durante a pandemia, hoje vamos abordar um tema muito pouco divulgado, porém bastante nobre: como doar suas milhas. Sim, amigo milheiro, nossas milhas também também podem ter a caridade como objetivo.

Conforme já discutido nos posts anteriores desta série há uma gama enorme de possibilidades, além de viajar, naturalmente, milhas e pontos também podem ser usadas para caridade. Já conversamos sobre como usar suas milhas para abastecer seu veículo, como fazer compras dos mais variados tipos e também como resgatá-las para corridas de Uber.

Hoje vou te ensinar uma forma de fazer o bem ao próximo fazendo uso das suas milhas e pontos. Ficou animado? Rola o post pra baixo que vou explicar em detalhes como fazer isto!

DOANDO SEUS PONTOS/MILHAS

Conforme já pontuamos nos primeiros posts, falando de maneira bem objetiva, milhas e/ou pontos são uma espécie de moeda. O conceito foi criado e desenvolvido ao longo dos anos por bancos, companhias aéreas e hotéis, e oferecidas a seus clientes através dos seus programas de fidelidade, no intuito de, como o próprio nome diz: fidelizá-los.

Mais objetivamente ainda: os programas de fidelidade podem, caso você queira, converter estas moedas em dinheiro e doá-las para diversas instituições de caridade.

COMO DOAR

Todos os principais programas de fidelidade no Brasil dão ao cliente esta opção de uso de milhas. Abaixo vamos elencar programa por programa. Vamos nessa?

LATAM PASS

A partir de 1.000 pontos você consegue fazer doações. O programa tem parceria com inúmeras entidades filantrópicas. Para doar basta acessar o site do Latam Pass clicando aqui.

SMILES

O Smiles tem um projeto bem bacana chamado Milhas do Bem. Confira abaixo o vídeo e para fazer alguma doação acesse a página do projeto.

 

TUDO AZUL

O programa faz campanhas esporádicas de doação de pontos. Infelizmente, diferente do Smiles e do LATAM Pass, não há como doar suas milhas. Esperamos que a Azul reveja sua política o mais breve possível!

LIVELO

O programa é bem prodígio na categoria doação de milhas. Possui parceria com várias entidades filantrópicas, como AACD, Doutores da Alegria, GRAACC, Médicos Sem Fronteiras, Pastoral da Criança e etc.

Para fazer doações de seus pontos Livelo basta acessar o site do programa e escolher para onde deseja enviar sua doação!

SANTANDER ESFERA

O programa do Santander chegou  a realizar este ano uma campanha chamada Pontos para a Vida, que arrecadou doações para ajudar no combate ao novo coronavírus. A campanha já foi encerrada. Infelizmente, assim como no TudoAzul, não há como doar suas milhas. Esperamos que o Santander reveja sua política o mais breve possível!

IUPP (ITAÚ)

O novo programa do Itaú já chegou com força total neste quesito. O programa tem parceria com duas grandes entidades: Doutores da Alegria e Instituto Ayrton Senna. Para realizar sua doação basta acessar a página de doações do site do Iupp.

PROGRAMA PONTOS CAIXA

O Programa Pontos Caixa é um pouco obsoleto. Nele, diretamente, não é possível fazer doações. Entretanto, através da parceria com a Dotz esta possibilidade se torna viável. Basta o cliente transferir seus pontos do Programa Pontos Caixa para a Dotz (proporção 1:1) e com os pontos na Dotz fazer sua doação.

MAXIMIZANDO SUA DOAÇÃO

Tenho certeza que vocês repararam que as empresas têm feito bastante promoção ultimamente. Dentre elas, a que costuma apresentar promoções com maior frequência e com bônus mais, digamos, agressivos é o Smiles e vimos também bastante agressividade em algumas promoções do Tudo Azul. A título de exemplo, vamos usar uma promoção bastante recorrente de transferência de milhas para o programa Smiles com 70% de bônus. Vamos fazer uma conta bem simples de papel de padaria:

Você possui determinada quantia em algum programa de fidelidade de banco/cartão? Digamos que sejam 20.000 pontos e que você queira com eles fazer alguma doação, 20.000 pontos com 70% de bônus lhe gera um total de 34.000 pontos.

Logo, o pulo do gato é você transferir seus pontos do cartão para o programa atrelado a alguma companhia aérea, neste caso usamos como exemplo o Smiles, durante a vigência de uma promoção e, poder assim, maximizar a sua doação. Eu mesmo já doei milhas no programa Milhas do Bem da Smiles.

CONSIDERAÇÕES

Bem, nesta época em que as viagens, nosso principal foco aqui no Estevam Pelo Mundo, foram reduzidas de maneira drástica. Pontos e milhas aéreas são uma ferramenta e tanto para nos ajudar a desbravar novos horizontes e esta série de posts tem como objetivo ajudar o leitor viajante e milheiro a melhor fazer uso de seus pontos em produtos rotineiros, uma vez que, conforme pontuado nos nosso três outros posts desta serie, onde o primeiro foi sobre como usar pontos/milhas para abastecer seu veiculo, o segundo como resgatar suas milhas para corrida de Uber, e o terceiro como utilizar seus pontos para fazer compras do dia-a-dia, neste momento iremos deixar de lado bilhetes aéreos e diárias de hotéis, bem como todo e qualquer outro resgate relativos a viagem.

Eu, como já afirmei mais de uma vez sou, particularmente, um ferrenho advogado contrário ao uso de pontos para comprar batedeiras, liquidificador e afins. Entretanto, dentro ou fora do contexto de pandemia em que estamos vivendo acho a doação de milhas uma opção bastante nobre. Lembrando que o uso de pontos deve ser feito de acordo com o objetivo, julgamento e necessidade de cada usuário, tá ok?

QUEM SOU EU?

Ah! Como vocês devem ter notado sou novo na área. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui? Dá uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou se já quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉

Um grande abraço e até o próximo post!

 

Lucas Cabral

 

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

 

Posts Relacionados