South African Airways: voando de executiva até Joanesburgo

Viajanteee!! Eu fui até a Coréia do Sul e do Norte e pra chegar lá fui na executiva da South African Airways. Os três voos até o destino final tiveram duração total de 46 horas.

O primeiro trecho, que vou contar neste post, foi de São Paulo até Joanesburgo (África do Sul) e teve duração de 8 horas, feito em um Airbus A330-200.

Vai começar a minha viagem com a South African Airways

Lembra que eu fiz pouco tempo atrás um post contando do voo mais longo que eu tinha feito para o Japão? Então, na época do voo foi mesmo. Mas esse voo aqui da South African Airways ganhou disparado como o voo mais longo da minha vida. 46 horas!!!!!

Agora vou contar como foi minha experiência inteira nesse voo São Paulo – Joanesburgo. Vem comigo conferir!

Eu já tinha voado com essa companhia há uns anos na econômica e foi muito bom.

Check-in

Eu já tinha feito o check-in online para facilitar a chegada ao aeroporto, que é sempre uma correria. Se não tiver mala para despachar, melhor ainda, porque aí já pode pular essa parte.

Agora, quem tem mala para despachar, mas usou o web check-in, pode ir direto no guichê de despacho de bagagem e fazer tudo bem rapidinho.

Mas não esquece de conferir a validade do passaporte, se o destino que você via viajar precisa de visto e vacina de febre amarela.

Lounge

A South African não possui lounge próprio no Brasil, mas como ela faz parte da Star Alliance os passageiros de executiva ou membros da aliança podem usar a sala vip da Star Alliance em Guarulhos.

Você pode fazer um tour virtual pelo lounge deles AQUI.

Embarque

Eu tive que ir correndo para o portão de embarque e como sempre, ele era um dos últimos do Terminal 3 que é o maior de Guarulhos.

O embarque foi bem tranquilo e já a bordo somos recebidos com uma taça de champanhe na executiva. Eu adoro isso!

Executiva

A executiva da SAA tem uma configuração de poltronas de 2 – 2 – 2 ou seja, todos os 36 assentos têm acesso ao corredor. Excelente para o conforto e privacidade.

Essa aeronave é ideal para as famílias porque oferece um banheiro com trocador, berços disponíveis mediante pré-reserva, bem como refeições especiais para bebês e crianças (disponíveis mediante solicitação antecipada).

O kit de amenities vem em uma bolsa de couro e dentro tem tudo que é preciso num voo. E apesar dos itens serem os mesmo o kit é bem bonito e diferente por causa da bolsinha, que tinha design inovador. Gostei bastante.

Conforto e entretenimento

Uma coisa que eu acho muito legal em algumas executivas, e na South African é assim, é que eles montam a sua cama com um pillow top que cobre o assento.

Depois ainda tem cobertor macio e um travesseiro do tamanho normal. Tudo isso faz com que a poltrona fique muito mais macia e confortável e dá pra dormir o voo inteiro bem tranquilo.

Os assentos da executiva têm uma largura bem boa, muita privacidade, apoio para os braços retrátil e como dito antes, todos com acesso direto ao corredor. E deitam 180 graus, como uma cama mesmo.

E vale dizer que o assento ainda tem massageador para as costas, entrada USB e tomada.

Os fones de ouvido são antirruído daqueles bem bons.  A tela da TV fica escondida no assento e apesar de ser maior do que da econômica não é muito moderna. O touch não é muito responsivo e o controle é aquele remoto com fio.

Mas para mim, a qualidade do entretenimento é mais importante que o tamanho da tela. E olha, o entretenimento é bom sim. Então está tudo ok mesmo com tela antiguinha.

Refeições

Logo após a decolagem os comissários entregar o menu à la carte e a carta de vinho para acompanhar. Por ser um voo noturno tivemos um jantar e depois café da manhã antes de pousar.

O cardápio deles é bem farto e a carta de vinho oferece uma seleção do país, que muitos não sabem, mas possui uma grande variedade de rótulos e até vinhos premiados.

Antes do jantar os comissários servem um aperitivo e depois vem o prato principal, a sobremesa e uma tábua de queijos. A apresentação é muito bonita e o sabor da refeição estava excelente. Muito bom mesmo!

Uma coisa bem legal é que se você quiser dormir até mais tarde, você pode pedir pelo café da manhã expresso servido 45 minutos antes do pouso.

Atendimento e simpatia

Apesar da companhia não ter aviões muito novos, seu estado de conservação é ótimo e o atendimento é excelente. Eu digo porque já voei com a SAA antes na econômica e já tinha achado muito bom, agora voando de executiva eu reafirmo que é uma excelente companhia.

 

Por fim, você pode conferir como foi meu voo SP-Joanesburgo e Joanesburgo-Hong Kong aqui:

Você também pode conferir minhas aventuras na Coréia do Norte AQUI.

Observação: Em fevereiro de 2020, a SAA cancelou os voos que tinha para o Brasil e diversos outros destinos pelo mundo. A companhia passa por um momento de restruturação .

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

CRITÉRIONOTA
Check-in9,0
Loungenão avaliado
Embarque8,0
Poltrona9,0
Entretenimento de bordo8,0
Refeição9,5
Limpeza9,0
Internetnão avaliado
Amenities9,5
Atendimento de bordo9,5
Atendimento em solo9,5
Serviço no geral9,5
NOTA FINAL9

Posts Relacionados