Dicas de viagem ao Peru

Quem nunca sonhou em fazer uma viagem ao Peru e conhecer as ruínas da cidade escondida Inca? Certamente, você já, não é?

Qual-a-melhor-época-para-viajar-ao-Peru-Lima
Lima, capital do Peru

Em 2014, eu estive no Peru e fiquei 10 dias. Uma semana conhecendo o alto país andino e os últimos três trabalhando em Lima.

Com quase 32 milhões de habitantes, o Peru tem crescido economicamente nos últimos anos. Contudo, mesmo com um cenário meio conturbado de corrupção, em 2019 a economia peruana completou 20 anos de crescimento e estabilidade.

Na época em que eu estive no Peru, a sua moeda nacional (Novo Sol) era quase um-pra-um com o Real. Hoje, 1 Novo Sol peruano equivale a R$ 1,56. Ainda é uma cotação boa para os viajantes, ainda mais se compararmos com o Dólar que hoje está acima dos R$ 5.

Início

Minha jornada começou com um voo de São Paulo para Lima, seguido de uma conexão para a antiga capital do Império Inca: Cuzco.

Muitos menosprezam a altitude dos Andes, mas ao sair do avião você sente uma sensação única e estranha, na qual a gravidade parece fazer duas vezes mais efeito. Você não sente que está respirando, por isso aconselho tirar o primeiro dia da viagem para se aclimatar. E não sentir que uma caminhada do avião a saída do aeroporto pareça uma meia maratona.

Falando em aeroporto, entendi em questão de minutos o que alguns amigos haviam comentado sobre “jeitinho peruano”. Pois é, meu caro leitor brasileiro, não somos os únicos que dão um jeitinho pra tudo ou tentam sempre uma negociada na hora de fechar negócio.

Jeitinho peruano

Ao desembarcar, antes mesmos de pegar as malas, mulheres com trajes típicos te oferecem folhas de coca e, claro, chamam você para conhecer seu pacote turístico.

Como já é de praxe, fechar passeios por agências sai sempre mais caro e você corre o risco de fazer os passeios estilo “já viu tá visto”, por isso costumo evitar.

Logo, passamos pouco mais de uma hora negociando preços com 3 agências diferentes. O resultado? Um desconto de quase 100 dólares no mesmo passeio (detalhe que todos são iguais!!)

Saindo do aeroporto, você vai encontrar dezenas de taxistas afoitos. Então, a dica é tomar cuidado para não ser enganado.

Estávamos em 3 pessoas e o taxista falou que faria um precinho camarada de 60 soles pra gente (cerca de 23 dólares). Após alguns minutos de portuñol, conseguimos fechar por 10 soles! 20 dólares a menos…nada mal a super inflação peruana hein!

Portanto, fica aqui uma dica: usar um app de mobilidade, como o Uber, para ter uma base para negociar o preço com os taxistas.

Hospedagem

Ficamos hospedados no Loki Hostel, que eu realmente recomendo. O local é ideal para quem está viajando com amigos e quer um agito.

O hostel fica em um prédio de 450 anos, considerado patrimônio histórico, e além de possuir uma linda área externa com chill out lounges, tem um pub onde todos interagem o dia todo!

O que visitar quando estiver em Lima

Praça das Armas

Este é um dos pontos turísticos mais tradicionais de Lima. É o ponto ideal para tirar muitas fotos lindas com os edifícios históricos da praça. A partir dela, é possível acessar outras atrações como a Catedral e o Palácio do Governo.

Mercado Inca

São várias lojas e galerias ideais para levar aquela lembrança de viagem do destino. A dica é negociar os preços, já que por lá há muitos turistas. Os artesanatos e as roupas típicas são lindos.

Huaca Pucllana

Este sítio arqueológico é a atração mais legal que você vai encontrar no bairro de Miraflores, em Lima. O local foi milhares de anos atrás um centro cerimonial da cultura pré-hispânica. As ruínas e a pirâmide ainda estão no local e podem ser vistas.

Além disso, nessa viagem ainda fui para o Valle Sagrado, que você pode conferir nesses links AQUI e AQUI.

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

 

Por Lucas Estevam

Posts Relacionados