Como será voltar viajar depois da pandemia?

Quem quer voltar viajar? Que saudades de subir num avião e desbravar esse mundão, não é mesmo?

No momento ninguém está viajando, a não ser em extrema necessidade. Mas um dia vamos voltar a viajar, e eu fico aqui pensando em como serão essas viagens no futuro? Depois de todos os meses em quarentena, fazendo distanciamento social, acredito que muita gente está sonhando com esse momento.

Mas devido a pandemia de coronavírus, muita coisa mudou. Logo, as viagens também sofrerão mudanças. Neste post vamos fazer um exercício de futurologia e imaginar como serão essas viagens quando tudo melhorar.

Eu li muito, mas muito mesmo sobre esse tema de retomada das viagens para poder separar algumas tendências. Vamos conferir?

5 tendências de viagens:

Viagens mais curtas e baratas

Em primeiro lugar, acredito que as viagens mais curtas ganharão a preferência das pessoas. Visitar um parente no interior. Ou fazer um bate volta na praia para lavar a alma no mar. Além disso, o carro será uma boa (ou a melhor) opção de meio de locomoção. Já que transporta menos gente e quase sempre da mesma família.

Destinos próximos das grandes cidades e num raio de até 3 horas de avião serão os mais procurados neste primeiro momento de retomada das viagens. As viagens internacionais serão as últimas a se recuperar. Isso porque também depende da flexibilização dos países e reabertura de fronteiras, de acordo com o controle do coronavírus em seus respectivos destinos.

Ah, as viagens mais baratas também estarão em alta, afinal, muita gente perdeu o emprego ou teve sua renda reduzida por causa da pandemia.

Motivação das viagens

Outro ponto importante nessa retomada é a disposição das pessoas em viajar. Apesar da vontade louca de viajar por aí, muitos pensarão duas vezes por conta da segurança.

Destinos com menos aglomeração, com maior contato com a natureza e que proporcionem atividades ao ar livre terão vantagem. As vivências familiares também ganharão destaque, já que ficamos tanto tempo separados daqueles que amamos por conta do distanciamento social.

Experiências que estimulem a convivência com a família e os amigos serão mais valorizadas. Segmentos com o wellness e bem-estar vão crescer nessa retomada.

Sustentabilidade

Com a pandemia, muitas pessoas estão mudando seu estilo de vida. Ter que ficar isolado em casa fez com que muitos repensassem seu modo de consumo. A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade ganharam um espacinho maior em nossas vidas. Percebemos que podemos viver com menos.

Além disso, percebemos que mais importante do que ter, é ser e viver, e aproveitar o que já temos. Esta tendência deve acontecer também com as viagens. Destinos com uma pegada maior de preservação e práticas mais sustentáveis terão preferência na escolha dos viajantes.

Vale o mesmo para as empresas do setor de turismo, que precisam estar mais engajadas e comprometidas com o tema e com o bem-estar de seus clientes.

Mudanças na aviação e hotelaria

Esses dois setores do turismo sofreram muito com o coronavírus. A maioria dos voos das companhias foram cancelados e muitos hotéis fecharam as portas. Para a retomada do turismo, esses dois setores – assim como todos na verdade – terão que se adaptar a essa nova realidade, com novas regras de higiene e segurança.

Os voos terão menos passageiros, por exemplo. Testes e medição de temperatura serão exigidos dos passageiros e tripulantes. O uso de máscara será necessário assim como o distanciamento social, que deve ser mantido ainda por um tempo. O controle será mais rigoroso nos aeroportos, e também nos portos e rodoviárias.

Os hotéis terão que inovar suas áreas comuns, investir em novas tecnologias, e aumentar os protocolos de limpeza.

Segurança

O seguro viagem hoje é um item muitas vezes esquecido pelos viajantes. Mas com a pandemia ele ganhou relevância e a tendência é que cada vez mais as pessoas viajem com seguro. Os destinos e empresas que estiverem mais preparados para dar assistência, cuidar da saúde e do bem-estar dos viajantes terão preferência.

Muitos destinos e empreendimentos turísticos já estão se adequando aos novos procedimentos sugeridos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelos órgãos de seus países. No Brasil, por exemplo, temos o selo “Turista Protegido” (veja AQUI a matéria).

 

Ainda não sabemos ao certo como serão as viagens no futuro. Na verdade, não sabemos como será o futuro pós pandemia. Mas o que podemos afirmar é que isso tudo um dia vai passar. E que nossas vidas voltarão ao normal e poderemos de novo viajar.

E vocês, o que acham que será diferente no futuro das viagens pós pandemia??

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Posts Relacionados