Como é voar na classe executiva da Azul?

Viajanteeeee! Vou contar pra vocês como é voar na classe executiva da Azul, no trajeto que eu fiz de Campinas para Lisboa.

Para isso, primeiro precisei pegar um ônibus de São Paulo (aeroporto de Guarulhos) para Campinas (aeroporto de Viracopos), onde a Azul tem o seu hub no Brasil. Vale dizer que esse ônibus da Azul é muito confortável com Wi-Fi e carregador para celular.

Check-in

A Azul domina a maioria dos voos nesse aeroporto, que acho muito bom de verdade. Talvez o melhor do Brasil, mas falta mais malha aérea. Apesar disso, o aeroporto de Campinas tem capacidade de receber até 10 mil passageiros por ano.

Na hora do check-in dá pra usar os totens de auto atendimento no local. São super bons e tecnológicos. Clientes do programa de fidelidade TudoAzul Diamante, Safira ou passageiros da classe executiva têm atendimento preferencial no check-in da companhia.

Na Azul, o passageiro pode levar na bagagem de mão uma mala de até 10kg e um artigo pessoal, como mochila ou bolsa, toda dentro do padrão de tamanho; e uma bagagem despachada de 23kg. Cada peça extra ou fora do tamanho e peso, devem ser pagas e o valor é bem carinho. A partir de R$ 120 no Brasil e US$ 150 para internacional.

Lounge

O lounge da Azul em Viracopos foi totalmente reformado e ampliado em dezembro de 2018 e ficou muito grande e lindo. No espaço tem sala infantil, comida em bufe self servisse, mesinhas tipo bistrô e diversas áreas para descanso. Além disso, tem salas de banho e até um espaço mais reservado para assistir filmes.

Tem também vários snacks que são servidos a bordo das aeronaves da Azul. Como as balinhas em formato de avião. Para beber tem vinhos, espaço de café com máquina de capuccino, geladeira com refrigerante, sucos e muito mais.

Clientes Diamante do TudoAzul não paga para acessar a sala. Entretanto, clientes Safira pagam US$ 15. Os demais passageiros podem usar a sala vip pagando US$ 30. E vale muito a pena.

Embarque

O embarque foi feito remoto, que é quando precisamos pegar um ônibus porque o avião está parado na pista. As vezes pode acontecer de não ter o finger para embarque e aí é preciso fazer remoto. Mas foi tranquilo.

Aeronave

A aeronave desse voo é um A330-200, feito para longas distâncias. Este não é um dos aviões mais novos da Azul, mas o que é mais importante que a idade é a manutenção. E a Azul em uma manutenção muito boa de suas aeronaves. Dá pra ver isso pelos assentos, por exemplo, que estão super bem conservados e confortáveis.

A configuração desse A300-200 é em espinha de peixe na executiva, onde todos os passageiros conseguem acessar o corredor sem atrapalhar ninguém.

Executiva

Quando chegamos na aeronave somos recebidos com champanhe na executiva. Que maravilha! Além disso, eles nos oferecem o cardápio do voo e precisamos escolher nossos pratos antes de o voo decolar.

No kit de amenities vem tudo que precisamos no voo, como máscara para os olhos, kit para escovar os dentes, meias, bem como uma tag de mala. Tudo dentro de uma bolsinha decorada e de várias cores. Enquanto no banheiro, os produtos de higiene são da L’occitane na executiva.

Conforto e entretenimento

A TV da executiva é bem grande e touchescreen. Quem preferir pode usar o controle remoto também. Assim como a TV, o fone é muito bom, daqueles antirruídos.

Além disso, tem cabide para pendurar um casaco e espaço para guardar objetos. A poltrona tem diversas opções de ajuste e até massagem. O assento deita 180 graus e fica esticado por inteiro como uma cama. Todas os assentos tem carregador USB e tomada individual. Muito importante para carregar nossos aparelhos eletrônicos, celular em especial.

Refeições

Conforme disse, escolhemos nossa refeição antes de levantar voo. Como estou num voo diurno eu escolhi omelete de café da manhã, com frutas e iogurte. A apresentação estava muito bonita. E a comida estava gostosa.

Já para o almoço, minha escolha foi salada de beterraba e muçarela de búfala de entrada e de prato principal fiquei com camarão cozido e filé de peixe branco. E sobremesa, claro. Pudim de coco. Assim como o café da manhã, estava tudo delicioso e bem apresentado.

O menu deles é muito bom nesse trecho até Lisboa, é um cardápio especial. Adorei! Vale lembrar que existem opções sem glúten e sem lactose a bordo. A Azul é a única companhia brasileira que serve café espresso na executiva. Aliás, são poucas as companhias no mundo que servem café expresso, normalmente é café coado ou solúvel. Para quem gosta de café é uma baita diferença.

Atendimento e simpatia

Na minha opinião, independentemente de estar na executiva ou na econômica, o atendimento da Azul é muito bom. Os comissários e toda companhia têm em sua essência o atendimento especial de seus passageiros. Ao propósito, o serviço deles é excepcional.

Com o intuito de agradar os passageiros, entre a executiva e a econômica tem um espaço onde ficam disponíveis água e snacks.

Em conclusão, acho que a Azul é uma das melhores companhias aéreas do mundo!

 

Por fim, vocês podem ver o vídeo completo do voo aqui:

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CRITÉRIONOTA
Check-in9,5
Lounge9,5
Embarque9,5
Poltrona9,5
Entretenimento de bordo9,5
Refeição9,5
Limpeza9,0
Internetnão avaliado
Amenities8,5
Atendimento de bordo9,5
Atendimento em solo9,5
Serviço no geral9,5
NOTA FINAL9,5

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