O pior voo da minha vida

Viajanteeee! Olha só, esse review foi do pior voo da minha vida! Mas isso é a minha opinião pessoal como cliente. Pode ser que quem já viajou com essa mesma companhia possa ter tido uma experiência maravilhosa, e tudo bem!

O voo foi de São Paulo a Lisboa, na classe econômica da TAP, em um Airbus A330 (meio velho). Eu já tinha voado em outros A330 da Azul e da Avianca, e eles estavam muito melhores e tinham configuração diferente.

Esta foi minha primeira vez voando com a TAP e eu já tinha ouvido algumas reclamações.

Vem que eu vou te contar como foi o pior voo da minha vida! Vou contar tudo!

Cabine 

Quando cheguei no meu assento, verifiquei que era um assento de emergência. Por isso, tinha um bom espaço para esticar as pernas. A configuração desse avião na classe econômica é 2-4-2.

Econômica da TAP no A330 – assento de emergência

 

Entretenimento deixa a desejar

O avião, por ser velho, eu já imaginava que o entretenimento não seria bom. A tela de entretenimento era minúscula e sem nenhuma graça. Nem touch tinha, era bem analógico e o controle é daqueles que parece um telefone antigo conectado num fio na cadeira, que não volta para o lugar direito. Sei que vários aviões com um interior mais moderno também tem este controle, mas este era real muito arcaico. O entretenimento é mínimo. São poucos canais e você não consegue o filme, alterar idioma, etc.

Ganhamos um fone de ouvido até que bacana, mas como não tinha um bom entretenimento, não foi muito útil.

Serviço de bordo

Assim que entrei no avião, e tirei a foto da poltrona, acima, uma comissária gritou comigo (em tom alto) questionando por qual razão eu estava tirando fotos da poltrona e que não deveria expor as pessoas. Eu, educadamente, falei que era uma foto de minha própria poltrona, expliquei que ajudo pessoas a planejarem sua viagem e por isso estava fazendo aquilo.

A comissária seguiu sendo extremamente grosseira e eu acabei não fazendo mais fotos. Me senti intimidado e até mesmo desmotivado. Acredito que este é um fator que pese muito em uma viagem: hospitalidade. Afinal, uma viagem é um sonho e ele começa dentro do avião. Se já no avião você não é bem tratado, com certeza a sua viagem já não tem a mesma magia, e isso é péssimo.

JANTAR:

Mas eu estava otimista, querendo dar uma chance. Nesse meio tempo, vi que a mesa de refeição estava toda suja. A apresentação do jantar foi bem mais ou menos e a comida veio na tradicional marmitinha de alumínio da econômica. Minha escolha foi peixe com legumes.

A comida é bem justa. Estava gostosa e para acompanhar tinha vinho português. Aliás, um bem gostoso! Mas só é permitido um copo de vinho por passageiro. Não sei se é assim em todos os trechos, mas nesse entre GRU e LIS foi assim.

Já a sobremesa estava muito dura e seca, apesar de gostosa. E tenho que admitir que os talheres de metal estavam limpinhos e em bom estado. O guardanapo também era bem absorvente, grande e macio. Coisas que dão muitos pontos positivos na classe econômica para um voo tão longo.

CAFÉ DA MANHÃ:

No café da manhã a apresentação veio mais bonitinha, apesar de bem simples. Tinha fatias de presunto e queijo, frutas, pães (duros e gelados) e para beber suco e café. A retirada da bandeja demorou de novo, o que impede de conseguir ir ao banheiro, dormir, ou guardar algo na mala.

Milhagem

Se você voa TAP você consegue juntar milhas no programa da companhia, mas também no TudoAzul e no Smiles da Gol. Acho que é uma das poucas vantagens de se voar TAP. Além disso, a TAP é membro da Star Alliance e você também pode acumular milhas em outras 25 companhias aéreas parceiras da aliança.

 

Finalizando, apesar de todos os perrengues, teve coisa boa. Meu assento, apesar de muito antigo, era espaçoso, os talheres de metal, o programa de fidelidade deles permite pontuar em dezenas de outros, etc. Enfim, minha nota é 4,9. Tá bom né?

Não dei 5 porque 5 é média e passa de ano, mas para passar de ano a TAP está precisando fazer uma recuperação pra aprender a atender o cliente melhor. Pra mim, mais que uma aeronave novinha e super tecnológica, o atendimento de qualidade é fundamental, e, infelizmente, não vivi isto com a TAP.

Acredito sim que as vezes os comissários podem não ter estado em um bom dia, mas quando se trabalha com pessoas, você tem sim que fazer um serviço minimamente cortês.

Por fim, o vídeo completo dessa experiência está aqui nesse LINK.

 

Importante lembrar que esta foi MINHA experiência em um voo pontual. Em meu canal do Youtube realizei outros voos com a TAP em outras rotas e aeronaves que você pode conferir.

 

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CRITÉRIONOTA
Check-in8,0
Lounge8,0
Embarque7,0
Poltrona4,0
Entretenimento de bordo2,0
Refeição8,5
Limpeza6,0
Internetnão avaliado
Amenitiesnão avaliado
Atendimento de bordo2,0
Atendimento em solo7,0
Serviço no geral3,0
NOTA FINAL4,9

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