Qual é a melhor época para ir pras Maldivas?

Águas cristalinas, areia branquinha e sol o tempo inteiro. Se você já pesquisou sobre as Maldivas na internet com certeza foi isso que você encontrou nos resultados. Mas você já perguntou qual é a melhor época para ir pras Maldivas e o que fazer por lá, além de pegar um sol nas praias? Pois é isso que você vai descobrir agora!

As Ilhas Maldivas (um dos menores países do mundo) são um arquipélago no Oceano Índico localizado próximo da Índia e do Sri Lanka. Por estarem também bem próximas à linha do Equador, o clima por lá é bem estável e quente o ano todo. As estações do ano não são muito bem definidas e, no geral, existem apenas duas grandes variações: um período bastante seco e outro com mais chuvas e ventos.

As “estações” nas Maldivas

Os meses de maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro são os mais chuvosos. Nesse período é comum se deparar com fortes tempestades. Já os meses mais secos (e também mais quentes) são dezembro, janeiro, fevereiro, março e abril. Novembro é um mês de transição entre essas duas “estações”.

melhor-época-para-ir-pras-maldivas

COMPRE SUA PASSAGEM PARA AS MALDIVAS COM O MELHOR PREÇO AQUI

A média mínima de temperatura varia pouco ao longo do ano, indo de 25° a 27°. O mesmo acontece com a média máxima, na casa dos 30°/31°. Já a temperatura da água do mar (isso também é muito importante!) varia de 27° a 29°. Ou seja, a água é morninha o ano inteiro. Outro fator positivo é que mesmo nos meses mais quentes venta bastante nas praias. E isso ajuda a amenizar o calor.

Nos meses mais chuvosos, a quantidade de chuva também muda de acordo com as regiões do arquipélago. Ao norte, onde está a capital Malé, a quantidade anual de precipitação vai dos 1900 aos 2500 milímetros. Já na parte sul chove bem mais: de 3000 a 3800 milímetros.

Afinal, qual é a melhor época para ir pras Maldivas?

Indo direto ao ponto, a melhor época para ir pras Maldivas é o período seco, que, como já foi falado, vai de dezembro até março. No entanto, se você quiser economizar, deixe dezembro de fora do seu planejamento. Devido as celebrações de fim de ano, esse é o mês mais caro no arquipélago. As diárias nos hotéis, por exemplo, chegam a dobrar de preço.

Clique aqui e confira como é viajar para as Maldivas com a Qatar Airways na classe executiva.

melhor-época-para-ir-pras-maldivas

E o que fazer por lá?

Agora você já sabe qual é a melhor época para ir pras Maldivas. Mas afinal, o que tem pra fazer por lá? Tudo bem que o país é conhecido mundialmente por suas praias e bangalôs de luxo. Mas você acha mesmo que um arquipélago com mais de 1000 ilhas tem “apenas ” isso para oferecer? Pois é… a resposta é NÃO! Por isso eu vou falar agora sobre alguns programas imperdíveis que você não pode deixar de fora da sua lista quando estiver por lá.

Comer!!!

Uma das melhores coisas de viajar é pode provar comidas novas e deliciosas. E nas Maldivas isso não poderia ser diferente. Se tem algo que não falta por lá é boa comida. A culinária do arquipélago tende a ser bastante semelhante à do Sri Lanka, mas você também terá uma variedade incrível de comida internacional, de pratos italianos a japoneses. Por lá o peixe é a grande estrela e, inclusive, chega a ser servido literalmente no café da manhã!

Visitar Malé

A capital das Maldivas está longe de ser um destino turístico popular, mas se você estiver em busca de uma experiência verdadeiramente local, faça uma parada rápida por lá. Os lugares mais interessantes para visitar são o mercado local de frutas e vegetais e o mercado de peixe nas proximidades – você poderá apreciar os principais produtos da culinária maldívia nesses dois lugares.

melhor-época-para-ir-pras-maldivas-Male
Malé
Conhecer uma ilha local

Poucas pessoas que se aventuram nas Maldivas visitam as ilhas onde os habitantes locais vivem. E isso é uma pena! Essas ilhas menos turísticas são lugares adoráveis para explorar, com belas praias (geralmente separadas para turistas e moradores locais, que são muçulmanos e não usam maiôs), pequenos cafés, mesquitas, escolas e pessoas amigáveis.

Visitar um banco de areia

Bancos de areia estão espalhados por toda parte nas Maldivas. São lugares verdadeiramente únicos – literalmente, são pequenas ilhas inteiramente feitas da areia mais branca que você possa imaginar, cercada por águas claras e cristalinas e recifes de corais.

São lugares indicados para passar algumas horas. Mais do que isso é quase impossível devido ao sol extremamente forte e a falta de qualquer coisa para se proteger dele, além dos guarda-chuvas disponibilizados nos barcos que fazem o trajeto.

melhor-época-para-ir-pras-maldivas-banco-de-areia
Admirar o nascer/pôr do sol pelo menos uma vez

Nada parece mais romântico do que assistir ao sol nascer ou se pôr. E nas Maldivas esse espetáculo é ainda mais incrível, principalmente no final da tarde. Para resultados perfeitos, o ideal é fazer isso a partir da piscina de um bangalô sobre a água – a maioria dos resorts nas Maldivas os possui! O efeito é fantástico. Outra alternativa é sair de barco e assistir o sol dando lugar para a noite diretamente na água.

Sair pra pescar

Garanto que você nunca nem imaginou isso mas alguns resorts e ilhas locais organizam viagens de pesca diariamente, geralmente na hora do pôr do sol. Você sairá um pouco antes do fim da tarde, admirará as vistas mais incríveis da água e receberá todo o equipamento necessário para pescar. As águas por lá são geralmente cheias de peixes e você provavelmente não terá nenhum problema para pescar pelo menos um.

CONTRATE O SEU SEGURO VIAGEM ATRAVÉS DO NOSSO LINK. AJUDE O NOSSO BLOG A CONTINUAR EXISTINDO!

Mergulhar

Ir nas Maldivas e não mergulhar é o mesmo que ir em Paris e não subir na Torre Eiffel. Se você não tiver uma licença, poderá percorrer apenas 12 metros de profundidade, mas mesmo assim a vida marinha é absolutamente deslumbrante – você poderá ver tubarões, arraias e muitas outras espécies.

melhor-época-para-ir-pras-maldivas-mergulho
Fazer um passeio de parapente

Ver as Maldivas de cima é um programa imperdível e com certeza vai ser uma das suas lembranças mais incríveis da viagem.  Vale a pena desafiar o medo de altura e encarar essa aventura. Geralmente a viagem de barco dura cerca de 15 minutos até o ponto onde você começará a subir pelos ares para apreciar uma das melhores vistas da sua vida.

Praticar surf de remo

As Maldivas são ótimas para a prática do Stand Up Paddle, aquele esporte que a gente fica em pé numa prancha e se locomove com o apoio de um remo. Isso porque a maioria das ilhas por lá são cercadas por águas rasas e calmas que só diminuem e fluem com a maré crescente. Já pensou remar em cima de um dos mares mais cristalinos do mundo e ver vários peixes nadando logo abaixo dos seus pés?  Nas Maldivas isso é possível!

melhor-época-para-ir-pras-maldivas-paddle

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

 

Posts Relacionados