Qual é a melhor época para ir a Bonito?

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um daqueles destinos que podem ser visitados em qualquer época do ano. No entanto, tenha em mente que o forte da cidade são os passeios e programas ligados à natureza e a forma como você irá aproveitar isso vai depender muito do período que você escolher viajar pra lá. Descubra agora qual a melhor época para ir a Bonito!

A primeira coisa que você precisa saber é que o clima da cidade se divide praticamente em dois: o seco e o chuvoso. E cada um deles têm os seus prós e contras do ponto de vista turístico.

melhor-época-para-viajar-a-Bonito

COMPRE SUA PASSAGEM PARA CAMPO GRANDE COM O MELHOR PREÇO AQUI

De dezembro a março

No período chuvoso, que se estende entre os meses de dezembro e março, você terá a chance de ver mais animais da fauna local, já que a vegetação fica mais abundante e consequentemente mais bichos aparecem para se alimentar. Além disso, também vai se deparar com os rios e cachoeiras com um maior nível de água, o que deixa a paisagem local ainda mais incrível. Por outro lado, e também por conta da chuva, muitos dos passeios podem ser prejudicados ou até cancelados.

É também nessa época que as temperaturas ficam altíssimas, podendo até passar os 35°. Então se você não é muito fã de calor pode ser uma boa evitar esse período. Outro ponto negativo é que, também por conta do alto volume de chuvas, a água dos rios ficam mais escuras.

De maio a agosto

Já entre maio e agosto acontece o período de seca na região. Durante esses meses você irá se deparar com as tão conhecidas águas cristalinas e lotadas de peixes dos rios de Bonito. A má notícia é que esse é um período no qual é comum a ocorrência de queimadas, que acabam afugentando os animais da região.

Também não se esqueça que essa é a época de inverno, então você pode esperar temperaturas mais baixas. Mas não se preocupe que não é nada extremo e mesmo no inverno ainda é possível pegar um calorzinho durante o dia. Como essa é uma época de queimadas, muitos animais fogem para outras regiões mais próximas. No entanto, a partir do mês de julho as queimadas ficam mais escassas e o nível da água dos risos apresenta as condições ideias para a prática do mergulho, uma das principais atividades turísticas na cidade.

E qual a melhor época para economizar?

A alta temporada em Bonito corresponde aos dias de férias e feriados no Brasil. Ou seja, geralmente nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho (além dos feriados) você irá encontrar preços mais caros em hotéis, restaurantes e até passeios turísticos organizados por agências.

SABIA QUE É RECOMENDÁVEL TER UM SEGURO MESMO EM VIAGENS NACIONAIS? CONTRATE O SEU ATRAVÉS DO NOSSO LINK. AJUDE O NOSSO BLOG A CONTINUAR EXISTINDO!

Afinal, qual a melhor época para ir a Bonito?

Considerando tanto os fatores climáticos quanto econômicos, a melhor época para ir a Bonito corresponde ao período que vai do final do outono até o início da primavera. Ou seja, de maio até setembro. Tirando julho dessa conta, por ser um mês muito procurado, você ainda tem maio, junho, agosto e setembro para organizar sua viagem.

Agora que você já sabe qual a melhor época para ir a Bonito, chegou a hora de descobrir o que fazer por lá. Separei algumas das melhores atrações da cidade para você já ir sentindo um gostinho de tudo o que te espera. Confira!

O que fazer em Bonito?

Antes de mais nada você precisa saber que em Bonito todos os turistas precisam estar acompanhados de um guia local credenciado para conhecer as atrações naturais da cidade. Ou seja, se você é desses que gosta de fazer tudo por conta própria, pode ser que não curta muito essa novidade.

O padrão na cidade é contratar o serviço de uma das agências especializadas locais que cuidam de todo a organização dos passeios. Os preços são tabelados e o melhor é pesquisar bastante e de preferência com antecedência, já que os passeios são bem concorridos.

Se você pretende ir pra lá em um mês de baixa temporada, pode começar a reservar os passeios com 1 mês de antecedência. No período de férias e feriados esse período se estende para 3 meses. Já para o Carnaval e Réveillon, 6 meses!!!

Já tem um post aqui no Blog sobre as atrações de Bonito (inclusive a famosa Gruta da Lagoa Azul) que você pode ver aqui. Mas só depois de terminar esse texto rs. Então vamos agora às atrações…

Abismo Anhumas

O Abismo Anhumas é um local que exige um investimento significativamente maior que outras atividades e passeios de Bonito. Mas já adianto que será um dinheiro bem gasto! Depois de uma sessão de treinamento na cidade (que é fundamental!) você vai acompanhado por um guia até uma caverna mais afastada do centro da cidade. O que você irá encontrar por lá é indescritível mas pode ter certeza que vai ser uma das coisas mais bonitas que você vai ver na sua vida. E o melhor é que lá dentro você também terá a oportunidade de mergulhar.

melhor-época-para-viajar-a-Bonito-Anhumas
Abismo Anhumas
Rio da Prata

Entrar no Rio da Prata é como mergulhar em um aquário. É só vestir a roupa e máscara de mergulho e deixar a correnteza te levar suavemente. Você não vai acreditar na quantidade de peixes e plantas que aparecerão nessa “viagem”. Existem outros locais na região que também são lindos para a prática do mergulho, mas com certeza o Rio da Prata é o mais especial.

Boca da Onça

A cachoeira da Boca da Onça é a maior do estado de Mato Grosso do Sul e tem esse nome porque curiosamente a junção das pedras com a queda d’água forma uma imagem bem parecida com a cabeça de uma onça no seu topo. E o melhor é que a Boca da Onça é “apenas” o ponto alto de um passeio que inclui trilhas e visitas em outras cachoeiras menores. Para os mais aventureiros também é possível fazer rapel em um penhasco ao lado da queda d’água.

melhor-época-para-viajar-a-Bonito-Boca-da-Onça
Uma das cachoeiras que você irá encontrar durante a trilha para a Boca da Onça.
Aquário Natural

O Aquário Natural não é tão conhecido como o Rio da Prata mas é tão incrível quanto. A atração principal aqui é a mesma: o mergulho. Não há nada mais relaxante do que mergulhar com snorkel em um rio, deixar a correnteza te levar e se ‘infiltrar” entre os milhares de peixes indo e vindo ao seu redor. Por isso se você tiver tempo não pense duas vezes em fazer isso no maior número possível de lugares em Bonito. E o Aquário Natural é sem dúvidas uma das melhores opções.

Balneário Municipal

Este é o balneário mais próximo de Bonito e pode ser alcançado de bicicleta. É o local preferido entre os habitantes locais e é bastante procurado principalmente nos domingos e feriados. Se você quiser ter uma experiência local mais autêntica essa é, sem dúvidas, a sua melhor pedida. Você poderá entrar no rio e flutuar por algumas centenas de metros na companhia de hordas de peixes com escamas douradas.

melhor-época-para-viajar-a-Bonito-Balneário
Balneário Municipal
Estância Mimosa

A Estancia Mimosa é um circuito de 8 cachoeiras deslumbrantes que valem a visita mesmo se você não tiver intenção de nadar – a vista já vale visita! Um delicioso almoço é servido em uma antiga fazenda próxima e os visitantes podem optar por comer antes ou depois do passeio, que inclui também um percurso de barco ao longo de parte do rio. Dessa forma é possível admirar melhor a vegetação e ver vários animais nas árvores. Os guias explicam a história da região e como as cachoeiras se desenvolveram ao longo dos anos.

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

 

Deixe o seu comentário

Posts Relacionados